Enviada: Qua Mai 21, 2008 8:12 pm Assunto: AcadFrame
AcadFrame
O AcadFrame é uma ferramenta computacional de análise estrutural, desenvolvida no contexto do Projeto AcadSoft para fins de ensino em engenharia, que utiliza o Método dos Elementos Finitos Posicional para análise de pórticos e treliças planas incluindo não linearidade geométrica, efeito de temperatura e combinação de ações externas.
A versão acadêmica, disponibilizada gratuitamente, é de uso irrestrito para fins de ensino e pesquisa, sendo a responsabilidade pelo seu uso e avaliação dos resultados exclusiva do usuário. Por ser acadêmico sua capacidade é limitada para análises contendo até 80 elementos de pórtico e 150 elementos de treliça.
O programa parece ser muito bom, tem muitos recursos, mas não consegui utilizá-lo. Quando eu tento abrir algum exemplo da pasta projetos, aparece um erro "invalid numeric input" e se eu for criar um pórtico aleatoriamente aparece um erro "Access violation at address 004E67F0 in module acadframe.exe...."
Sobre o comentário de “Victor Hugo em 23/05/2008”, o problema deve estar relacionado com as configurações de opções regionais do micro, pois o programa utiliza ponto como símbolo decimal e provavelmente a configuração do micro deve estar como vírgula. Modificações estão previstas no programa para contornar este pequeno problema. Se mesmo com esta mudança o problema persistir, por favor, entre em contato conosco utilizando o canal disponível no site do programa.
Aprovado! Muito útil para o meio acadêmico no aprendizado da área de estruturas. Gostei da forma como os comandos são organizados na barra lateral esquerda, que na minha opini~ao torna o programa muito fácil de usar.
Avalio positivamente. Só acho que faltou o programa trabalhar com unidades nas propriedades da seção, materiais e carregamentos. Sem um referencial visível alguns iniciantes podem se atrapalhar na inserção dos valores.
O programa é muito bem feito, mas infelizmente não consegui utilizá-lo.
Quando crio um pórtico qualquer e mando processar, seja na análise linear ou não-linear, aparece uma mensagem sobre um "erro ao abrir o arquivo Normal.dot" e o programa trava.
Sobre o comentário de "vinicius henrique em 04/07/2008", o problema deve ser com a versão do Windows ou Word. Por favor, entre em contato conosco utilizando o canal disponível no site do programa para maiores informações. Grato.
O programa tem uma organização muito boa, facilidade de uso, etc. Inclusive recomendei-o aos meus alunos. Algumas coisas na minha opinião podiam ser aperfeiçoadas, como a adoção do uso de unidades, melhorar o desempenho gráfico do programa, remover essa dependência do Word que aparentemente ele tem. Marcílio
O programa não está preparado para entrada com unidades. Você deve escolher o sistema que deseja e introduzir todos os valores com dimensões compatíveis. Por exemplo, se quer utilizar força em KN e dimensões em centímetros, o módulo de elasticidade deverá estar em KN/cm2. Neste caso, o carregamento distribuído deverá estar em KN/cm e assim por diante.
Antes de utilizar a versão não linear geométrica, sempre é bom testar o caso na versão linear primeiro, pois caso alguma unidade esteja errada os níveis de deslocamento serão incompatíveis, porém não gerarão mesagem de erro. Cuidado adicional com as condições de apoio também devem ser tomados, mesagem de erro surge em estruturas hipostáticas.