Dúvida sobre execução de alvenaria.

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
guil_27
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Jun 09, 2008 2:27 pm    Assunto: Dúvida sobre execução de alvenaria. Responder com Citação

Boa tarde,
trabalho numa obra que está executando alvenaria, porém elas tem panos muito longos. Com isso estamos com uma dúvida, para a construtora não tem erro na execução, mas para mim ela deveria ter pilaretes a cada 4 metros. Gostaria de saber se alguém tem alguma norma que ratifique esse procedimento.
Links Patrocinados
jomaley
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Jun 19, 2008 8:04 am    Assunto: Re: Dúvida sobre execução de alvenaria. Responder com Citação

guil_27 escreveu:
Boa tarde,
trabalho numa obra que está executando alvenaria, porém elas tem panos muito longos. Com isso estamos com uma dúvida, para a construtora não tem erro na execução, mas para mim ela deveria ter pilaretes a cada 4 metros. Gostaria de saber se alguém tem alguma norma que ratifique esse procedimento.

NOrma não conheço, mas o que já vi na prática é realmente o uso de pilaretes de 4 (ou 3) em 4 (ou 3) metros, mas isso para o caso de muros, se você tem travamento por vigas não vejo necessidade É claro que na hora do revestimento você tem que utilizar juntas para dilatação.
marcoenge
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Jun 19, 2008 6:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Prezado companheiro

Efetivamente não conheço nenhuma NBR q obrigue os pilaretes.
Entretanto, um macete recomenda a execução de um pilarete de "travamento", no máximo "maximorum", a cada 3h, onde h é a altura da parede de alvenaria. O ideal é 2h. Mas acho q 3h já vai acalmar a fúria dos deuses trincadores. Estou de acordo com o colega aí q respondeu tb...no revestimento, não esqueça as juntas.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1