Enviada: Sex Fev 09, 2007 8:48 pm Assunto: Concreto auto adensável [Vídeo]
Vídeo de uma concretagem de uma laje com lançamento de concreto auto adensável. Clique em PLAY pra começar.
O concreto auto-adensável se caracteriza por sua capacidade de mover-se, por ação de seu próprio peso, no interior das fôrmas, não havendo a necessidade de adensamento do mesmo.
Este tipo de concreto garante o preenchimento de todos os espaços vazios uniformemente, graças a sua natureza fluida, que é obtida a partir de uma dosagem adequada dos materiais, a sua resistência à segregação, alta deformabilidade e capacidade de preenchimento de áreas restritas ao redor das armaduras.
Deixem seus comentários!
Editado pela última vez por Lucas em Sex Mai 18, 2007 10:25 pm, num total de 1 vez
Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Junho de 2003 Mensagens: 100 Localização: BH/MG
Enviada: Sáb Fev 24, 2007 11:14 pm Assunto:
Sabemos que em termos de resistencia, praticamente não muda nada. O grande diferencial é a trabalhabilidade mesmo.
Normalmente usam-se aditivos plastificantes, superplastificantes, modificadores de viscosidade, aceleradores/retardadores de pega, podendo haver adição de fibras metálicas ou outro tipo como o nylon, por exemplo.
Alguns aditivos típicos podem ser encontrados aqui
A durabilidade é maior se comparado a um concreto convencional, já que a porosidade do concreto auto adensável é baixíssima.
Existe também o concreto auto adensável de alta resistência, obitido com a adição de filer carbonático e silica ativa.
Enviada: Qui Mar 15, 2007 4:53 pm Assunto:
Nando escreveu:
E sobre o concreto autonivelante... alguém tem alguma informação?
Nando é o mesmo concreto (auto-adensável ou autonivelante). Se a forma que estiver recebendo o concreto estiver nivelada como deve ser, o concreto ficará também nivelado pela ação da gravidade por ter uma trabalhabilidade enorme devido a ação dos superplastificantes usados no traço desses concretos, daí o termo que você usou "autonivelante", mas o correto técnicamente falando se adotou o nome auto-adensável.
Enviada: Qui Abr 26, 2007 10:48 pm Assunto: Concreto auto-adensável
Muito interessante, infelizmente aqui em Recife vai demorar para chegar essa tecnologia.
Apenas uma dúvida, o fato deste concreto ser mais fluído, o mesmo pode apresentar problemas de segregação durante o lançamento em pilares? Em concretos convencionais a norma aconselha uma altura máxima de 2 metros.
Enviada: Qui Abr 26, 2007 11:40 pm Assunto: Re: Concreto auto-adensável
Anonymous escreveu:
Muito interessante, infelizmente aqui em Recife vai demorar para chegar essa tecnologia.
Apenas uma dúvida, o fato deste concreto ser mais fluído, o mesmo pode apresentar problemas de segregação durante o lançamento em pilares? Em concretos convencionais a norma aconselha uma altura máxima de 2 metros.
Meu colega você só pode estar de brincadeira! Estou aqui na Paraíba e nas minhas obras só usamos o concreto auto-adensável. Principalmente nas lajes e peças de difícil concretagem.
Esse tipo de concreto, apesar de ser mais fluido que o concreto convencional, ele tem menos problemas de segregação graças aos aditivos superplastificantes.
Mas, é sempre bom lança-lo a menos de 2 metros. Não vamos abusar, né...
Enviada: Dom Jun 24, 2007 1:41 pm Assunto: Concreto Auto Adensável
Olá,
Meu nome é Bernardo Porto, trabalho na Realmix Concreto Ltda., uma das empresas pioneiras em concreto auto-adensável no Brasil.
Segue abaixo links de artigos técnicos sobre serviço de concretagem e concreto auto-adensável. Segue também alguns links de videos de concreto aunto adensável em Goiânia. Mais informações ou contato pode ser feita no nosso site realmixconcreto . com . br.
Enviada: Dom Jun 24, 2007 11:15 pm Assunto: Re: Concreto Auto Adensável
Bernardo Porto escreveu:
Olá,
Meu nome é Bernardo Porto, trabalho na Realmix Concreto Ltda., uma das empresas pioneiras em concreto auto-adensável no Brasil.
Segue abaixo links de artigos técnicos sobre serviço de concretagem e concreto auto-adensável. Segue também alguns links de videos de concreto aunto adensável em Goiânia. Mais informações ou contato pode ser feita no nosso site realmixconcreto . com . br.
Olá Bernardo,
Parece que você esqueceu de por os links no post. Tenho interesse.
Enviada: Dom Jul 08, 2007 1:20 am Assunto: Re: Concreto Auto Adensável
Olá Bernardo,
Parece que você esqueceu de por os links no post. Tenho interesse.[/quote]
Teodoro, não consegui postar os videos. Entre no site do Youtube e coloque como palavra chave Concreto Auto Adensável. No site da empresa REALMIX [ w w w . realmixconcreto . c o m . b r ] você pode encontrar mais informações sobre o "Concreto Auto Adensável" em nossos informativos técnicos na seção Download.
Enviada: Sex Ago 03, 2007 10:41 am Assunto: Concreto auto-adensável
estudante-- escreveu:
Problema do concreto auto-adensável é que é muito mais caro que o concreto normal! Por isso só é usado quando não tem outra saída.
É muito relativo a questão de ser mais caro. Se levarmos em conta que há diminuição da mão-de-obra, custo de energia utilizada pelo vibradores, manutenção de motores, conforto auditivo na obra e evitando as inúmeras queixas de vizinhos com o barulho. Acho altamente satisfatória a utilização dessa tecnologia.
Enviada: Dom Mar 09, 2008 5:32 pm Assunto: Aproveitando o tópico ...
Sds senhores,
estou iniciando a minha monografia sobre concreto auto-adensável, penso em ir pelo caminho da capilaridade no CAA, gostaria de saber se os senhores tem algum conhecimento pratico ou mesmo teorico sobre o assunto, ou conhecem algum site que venha a contribuir com essa minha pesquisa.