| Autor |
Mensagem |
Pilagt Visitante
|
Enviada: Qua Mai 07, 2008 8:52 am Assunto: Dimensionamento de Viga T para o domínio 4 |
|
|
Sou aluna de Engenharia Civil e preciso fazer a demonstração do cálculo do dimensionamento de uma viga T para o domínio 4.
Alguém pode me ajudar?
Grata. |
|
|
 |
Links Patrocinados
|
|
|
 |
Rafael_epc Novato

|
Enviada: Sáb Mai 10, 2008 2:25 pm Assunto: |
|
|
Posso lhe passar uma apostila interessante para você pesquisar.
Procure no site da Universidade Federal do Paraná. Pelo google é mais fácil. Procure por "Concreto Armado da UFPR". É uma apostila do professor Marino.
Ela discorre sobre o concreto armado utilizando fatores "alfas" e "betas".
Se tiver problemas, posso lhe enviar a apostila por e-mail.
Só me escrever:
rafael_epc@hotmail.com
No momento não estou me lembrando do domínio 4. Só me recordo que os domínios servem para analisar as tensões que são exercidas sobre o aço. De todos os domínios, há um que é subarmado e outro é superarmado. Mas nessa apostila traz informações preciosas do estudo do concreto armado.
Atenciosamente
Rafael |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Sáb Mai 10, 2008 9:10 pm Assunto: |
|
|
Os domínios servem para analisar(???) as tensões que são exercidas sobre o aço???
De todos os domínios, há um (???) que é subarmado e outro (???) é superarmado |
|
|
 |
Rafael_epc Novato

|
Enviada: Seg Mai 12, 2008 8:42 am Assunto: |
|
|
Caro Richard
Os domínios são métodos de análise de tração e compressão das estruturas de concreto. Elas são a relação tensão x deformação.
Todo tipo de material apresenta uma curva TENSÃO x DEFORMAÇÃO, gerando um elemento chamado MÓDULO DE RESISTÊNCIA ELÁSTICA (também conhecido como MÓDULO DE YOUNG).
Para o concreto armado, existem 4 tipos de domínios, conforme NBR 6118/03.
DOMÍNIO 1 - Tração não uniforme, sem compressão
DOMÍNIO 2 - Flexão simples ou composta sem ruptura do concreto
DOMÍNIO 3 - Flexão simples (seção subarmada) ou composta com ruptura à compressão do concreto e com escoamento do aço
DOMÍNIO 4 - Flexão simples (seção superarmada) ou composta com ruptura à compressão do concreto e aço tracionado sem escoamento.
Para efeito de dimensionamento, todo engenheiro estrutural dimensiona as estruturas no Domínio 2, onde a tensão de escoamento na seção (viga) é a mesma que a tensão de escoamento do aço (armadura).
Ainda no Domínio 2, a tensão de escoamento do aço CA-50 é 43,48 MPa, a deformação específica de compressão do concreto varia de 0,0035 a zero; e a deformação específica de tração do concreto é de, no máximo 0,01.
Para retirar as dúvidas, sugiro leitura da NBR 6118/03, item 17.2.2
Atenciosamente
Rafael |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Seg Mai 12, 2008 10:18 am Assunto: |
|
|
Os domínios são métodos (???) de análise de tração e compressão das estruturas de concreto
Todo tipo de material apresenta uma curva TENSÃO x DEFORMAÇÃO, gerando(???) um elemento chamado MÓDULO DE RESISTÊNCIA ELÁSTICA
Para o concreto armado, existem(???) 4 tipos de domínios, conforme NBR 6118/03.
todo engenheiro estrutural (???) dimensiona as estruturas no Domínio 2(???)
no Domínio 2(???), a tensão de escoamento do aço CA-50 é 43,48 MPa (???) |
|
|
 |
Rafael_epc Novato

|
Enviada: Seg Mai 12, 2008 10:28 am Assunto: |
|
|
Caro Richard
A análise de estruturas se baseia nesses conceitos que você mesmo levantou: Módulo de resistência elástica, curvas tensão x deformação.
Esses elementos são estudados na Resistência dos Materiais (ou Mecânica dos Sólidos).
Portanto, se você ler a NBR 6118/03, item 17.2.2, você vai encontrar os argumentos.
Se tiver dúvidas, escreva-me pelo email:
rafael_epc@hotmail.com
rafael_ctba_br@yahoo.com
att
Rafael |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Seg Mai 12, 2008 10:35 am Assunto: |
|
|
Esses elementos(???) são estudados na Resistência dos Materiais (ou Mecânica dos Sólidos). |
|
|
 |
Rafael_epc Novato

|
Enviada: Seg Mai 12, 2008 10:49 am Assunto: |
|
|
A Resistência dos Materiais é um ramo da Mecânica dos Sólidos.
Sugiro você estudar o livro do BEER - "Resistência dos Materiais". Nesse livro, há um capítulo que só trata de vigas. A partir desse estudo, você vai compreender todo o princípio de como se calcula os esforços em uma barra e, conseqüentemente, como se projeta uma estrutura de concreto, aço e madeira. |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Seg Mai 12, 2008 11:52 am Assunto: |
|
|
A Resistência dos Materiais é um ramo(???) da Mecânica dos Sólidos. |
|
|
 |