Senai-SP ensina a construir sem destruir

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Notícias
Autor Mensagem
Fabiano
Moderador
Moderador


Registrado em: Domingo, 11 de Janeiro de 2004
Mensagens: 367

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 10:45 am    Assunto: Senai-SP ensina a construir sem destruir Responder com Citação

Senai-SP ensina a construir sem destruir

Estande da escola terá canteiro de obra para orientar, por exemplo, na reciclagem de resíduos da construção

A participação da Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo, voltada para formação de mão-de-obra para a construção civil, traz várias técnicas de construção sustentável para a Feicon. A escola mostra, por exemplo, uma calçada ecológica, sistemas de gestão e reaproveitamento de resíduos de obra e de captação de energia solar. Processos construtivos que contribuem para a preservação ambiental. E também oferece, de hora em hora, palestras com 20 minutos de duração sobre o tema.

O público poderá conferir, no estande de 100 m², soluções, equipamentos e dispositivos voltados à construção sustentável. Entre os temas que serão abordados, destaque para técnicas de reuso da água, uma exigência legal na cidade de São Paulo desde 2005. A calçada ecológica é feita para absorver a água, o que ajuda a evitar enchentes. O estande ainda dá dicas de uso racional de energia elétrica e de aplicação de sistema de captação de energia solar, que também é obrigatório por lei em São Paulo nas edificações novas. E ensina formas de coleta seletiva de lixo e de gestão de resíduos da construção civil.

MOINHO

Os técnicos mostram, por exemplo, como um moinho pode, no próprio canteiro de obras, transformar resíduos (resto de blocos, argamassa, telha, cerâmica etc.) em uma “farofa” que pode ser reutilizada como areia na composição do contrapiso, calçada, rejunte e acabamentos internos.

Para o diretor da escola, Carlos Eduardo Cabanas, a participação do Senai-SP no evento é uma forma de divulgar a visão da entidade sobre o profissional de hoje e a importância da implementação de sistemas que reduzam os impactos ambientais causados pelo setor. “Nosso objetivo é reforçar para o setor a importância da capacitação profissional com atitude ambiental.” E complementa. “O profissional completo precisa ter consciência sobre o meio ambiente e as maneiras de preservar nosso ecossistema”.

No espaço, canteiros de obras servirão de salas de aula para a realização das palestras sobre diferentes áreas da construção civil, como hidráulica, elétrica, revestimentos e serviços de pedreiro, sempre com enfoque na construção sustentável. Além de demonstrações sobre os métodos de capacitação profissional da escola, serão sorteados para os participantes materiais didáticos.

Todas as técnicas apresentadas pelo Senai-SP na Feicon foram desenvolvidas em conformidade com as normas do Selo Verde - certificado formulado por ONGs de diversos países, que define normas para regular o comércio de produtos provenientes das florestas tropicais por meio de acordos internacionais.

fonte: http://txt.estado.com.br/editorias/2008/04/11/eco-1.93.4.20080411.56.1.xml
Voltar ao Topo
Links Patrocinados
Voltar ao Topo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Notícias Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Oficina gratuita ensina a transformar... fórum Cursos & Eventos 0 Seg Out 13, 2008 9:21 am
Por fórum
Não há mensagens novas Gostaria de fazer desenhos em 3d no C... Leonardo Dias Softwares 1 Ter Set 23, 2008 1:13 am
Por ncis
Não há mensagens novas Pessoas sem educação fórum Cálculo Estrutural 9 Qui Mai 22, 2008 11:18 pm
Por jose humberto de araujo
Não há mensagens novas QUERO CONSTRUIR Alex Guedes Discussões Gerais 0 Qua Out 01, 2008 11:05 am
Por Alex Guedes
Não há mensagens novas Preciso construir fórum Softwares 3 Seg Abr 21, 2008 3:59 pm
Por Visitante


 


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB