| Autor |
Mensagem |
claudioc Visitante
|
Enviada: Sex Mar 14, 2008 12:05 pm Assunto: Estou fazendo de forma correta? |
|
|
Estou Fazendo a coisa certa?
Bom dia meu nome é Claudio Roberto e estou pedindo uma grande ajuda a você,
tenho um terreno que mede 13x7 onde já retirei um barranco
onde o mesmo impedia o terrreno de ficar plano, o mesmo no momento se encontra todo planado o solo é firme
e quero fazer em todo o terreno um salão para depois em cima construir um sobrado. Vamos ao salão este mede
13x7 sendo que estou usando colunas de 25x10 de 4 ferros 3/8 com sapatas de 70x70de largura e 30 de alt,
com 8 ferros 3/8,mais baldramers de 25x20 com ferro 3/8, tendo seus estribos com espaçamento de
15 em 15 cm, e estas vigas e sapatas estão com uma distancia de 2m uma da outra, sendo que cada coluna
a um profundindade de 2 metros para a existencia de uma broca, nestes 91 m2 estou distribuindo 22 sapatas,
25 colunas e baldrames por toda a extenção do salão. Sendo que nestes 13 m de comprimento terão 6 vigas
de 40 alt / 20 larg com 7 ferrros sendo 4 superiores 3/8 e 3 inferiores de 1/2(meia) com 2 cavaletes duplos 3/8
e 1 normal pois dentro da mesma irei colocar um trilho de trem e com uma cinta de 25 alt x 10 larg em toda a
extenção no salão, pois não quero usar colunas no meio do salão, o mesmo irá ter um vão livre de 6m50cm, irei
fazer uma lage treliça, mas não se se uso isopor um ceramica, e em cima da mesmo irei deixar um espaço
de 3 metros no fundo para quintal com lavanderia com um corredor de 1 metro na lateral e nestes 10 m
restantes no 1º andar irá ter uma cozinha, lavado, sala e escada, na parte superior terá um quarto com suite
e closet, hall, banheiro e 2 quartos, estou querendo usar o tijolo popularmente conhecido como Baianão sendo
que pelo o que li ele é mais leve. Agradeço a atenção dispensada e aguardo resposta.
Claudio Roberto da Costa <claudioc@ime.usp.br> |
|
|
 |
Links Patrocinados
|
|
|
 |
JEFÃO Visitante
|
Enviada: Qui Abr 10, 2008 3:07 pm Assunto: VAI CAIR |
|
|
FALA SÉRIO!!!
CONTRATA UM ENGENHEIRO
ESSE "TROÇO"AÍ VAI CAIR...
TUDO FORA DA NORMA |
|
|
 |
claudioc Visitante
|
Enviada: Qua Abr 16, 2008 4:20 pm Assunto: Re: VAI CAIR |
|
|
Boa tarde Jefão gostaria muito já que você é tão inteligente o porque que esta tudo errado e vai cair?
quote="JEFÃO"] FALA SÉRIO!!!
CONTRATA UM ENGENHEIRO
ESSE "TROÇO"AÍ VAI CAIR...
TUDO FORA DA NORMA[/quote]  |
|
|
 |
Renato Gomes Visitante
|
Enviada: Qui Abr 17, 2008 1:54 pm Assunto: |
|
|
Caro Claudio Roberto,
O melhor a se fazer é contratar um engenheiro com experiência em projetos de estrutra, além de ser mais seguro isso custa muito pouco em relação ao total que você irá gastar em sua obra.
Abraço. |
|
|
 |
JOÃO CARLOS ARRUDA Visitante
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 10:58 am Assunto: ENGENHARIA ESTRUTURAL É COISA SÉRIA |
|
|
Meu caro amigo, gostei deste novo método para calcular estruturas, a chutometria aliado à achometria. E eu, muito burro que perdi vários anos de minha vida estudando para me formar, gastando dinheiro com pós-graduações para me tornar calculista... Vá em frente, sua estrutura está ótima, só tenho uma dica a acrescentar. Se for católico e morar em são paulo, experimente ir uma vez por semana em aparecida do norte e rezar um rosário. Talvez te ajude a estrutura não despencar em sua cabeça. Ou se achar mais prático procure um calculista. Vai resolver seu problema talvez por um custo mais barato...
Abraço
João carlos arruda |
|
|
 |
Fabio Torres Novato

Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 36 Localização: São Paulo/SP
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 1:39 pm Assunto: |
|
|
Claudio,
Você é estudante de engenharia correto? Suponho pois seu e-mail é o IME. É sempre bom se identificar neste fórum, pois sempre chega um ou outro leigo, construindo ilegalmente por conta própria, sem acompanhamento profissional e os profissionais, com toda razão, ficam um tanto hostis quando se trata de exercício ilegal da profissão.
Quanto à sua questão, acredito que seja muito difícil de se responder sem um projeto arquitetônico em mãos, pois exigiria um cálculo estrutural completo para se chegar a conclusão se as armaduras, dimensões das peças e fundações estão corretas ou não. Também, claro precisaria saber a resistência do solo. A questão de solo firme é muito subjetiva.
Abraço. |
|
|
 |
EU Visitante
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 6:34 pm Assunto: ???? |
|
|
Que bosta de forum é este que ao invés de ajudar todo mundo fica respondendo chama um profissional???
O cara ta fazendo uma pergunta com dados bem claros, quem souber se vai dar certo ou não responde quem não souber que fique na sua. |
|
|
 |
Fabio Torres Novato

Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2008 Mensagens: 36 Localização: São Paulo/SP
|
Enviada: Sex Abr 18, 2008 7:01 pm Assunto: Re: ???? |
|
|
| EU escreveu: | Que bosta de forum é este que ao invés de ajudar todo mundo fica respondendo chama um profissional???
O cara ta fazendo uma pergunta com dados bem claros, quem souber se vai dar certo ou não responde quem não souber que fique na sua. |
Simplesmente porque aqui não é "CONSULTÓRIO DE ENGENHARIA". Quem quiser construir ilegalmente, que construa e depois aguente as consequências. Se não precisa de engenheiro para construir não precisa vir aqui tirar dúvidas com os engenheiros.
Abraço. |
|
|
 |
Rafael_epc Participante

|
Enviada: Sex Mai 09, 2008 1:15 pm Assunto: Dimensionamento de estrutura |
|
|
Caro cláudio
Sou engenheiro civil graduado pelo CEFET-PR.
Vou começar a dar algumas informações importantes, antes de lhe fornecer dados mais precisos para o projeto em questão.
Em primeiro lugar, é necessário um profissional para análise e verificações do futuro empreendimento.
Em segundo lugar, será necessário realizar o levantamento topográfico, a fim de analisar o terreno em questão, para evitar futuros problemas (tais como recalques).
Em terceiro lugar, você deve ter o projeto arquitetônico para então iniciar o cálculo estrutural.
Posso afirmar tranquilamente que a estrutura que você projetou está superdimensionada. Está superdimensinada por causa do número de sapatas. Em se tratando de 22 sapatas, isto encarece o empreendimento, uma vez que você gastaria um grande número de materiais e de mão-de-obra envolvida (como a compra de chapas de madeira para preparo das sapatas; o corte das chapas; etc).
Outra informação que posso lhe trazer é que pelo grande número de sapatas num terreno de área relativamente pequena mostra que há a insegurança na estabilidade global da estrutura. Outra informação a ser levantada é que pode haver uma diminuição do número de sapatas e um aumento nos diâmetros das armaduras (ao invés de se utilizar uma armadura de 3/8'', pode ser utilizadas armaduras de 1/2'' na base).
Para iniciar o cálculo das ferragens da estrutura, é necessário levantar todas as cargas envolvidas, desde o telhado até a base. Em seguida, será necessário levantar um coeficiente de segurança, para se adquirir uma folga no dimensionamento. Daí a necessidade de um profissional para atender o seu projeto.
Eu continuo a insistir: Chame um profissional para atender as tuas necessidades.
Um grande abraço!
Rafael |
|
|
 |
Rafael_epc Participante

|
Enviada: Sex Mai 09, 2008 1:18 pm Assunto: |
|
|
Caro cláudio
Esqueci de lhe passar uma informação importante:
caso precise de um auxílio melhor, escreva no meu email:
rafael_epc@hotmail.com
Posso lhe trazer informações preciosas para tomada de decisões para o empreendimento, buscando qualidade e menor custo na construção.
Att.
Rafael |
|
|
 |
Richard Participante

|
Enviada: Sex Mai 09, 2008 5:59 pm Assunto: Re: Dimensionamento de estrutura |
|
|
Levantamento topográfico para evitar recalques????
Numero de sapatas indica superdimensionamento????
compra de chapas de madeira ????
Numero de sapatas indica instabilidade global da estrutura.????
Diminuir número de sapatas com o aumento nos diâmetros das armaduras????
Coeficiente de segurança, para se adquirir uma folga no dimensionamento???? |
|
|
 |
josuedoisd Novato

|
Enviada: Qua Jul 09, 2008 11:54 am Assunto: |
|
|
Concordo qdo respondem indicando profissional , mas falta um pouco de humildade a vcs , como percebeu muito bem o Fabio Torres, deve ser um estudante, caro Claudio parece que o Rafael entendeu que aqui é forum, e esta disposto a colaboar com vcs, ignore os outros pois estao usando o forum pra tentar vender projetos, e defender o tal Corporativismo.... que Deus ajude eles , e não te desampare" |
|
|
 |
|
|
 |
|
|