EngenhariaXarquitetura

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
eng.net
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2005 1:16 pm    Assunto: EngenhariaXarquitetura Responder com Citação

Gostaria de tirar uma duvida sobre o campo de trabalho entre esses dois profissionais!

ART
projetos
execucao de obras
Links Patrocinados
sothiago
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Jun 10, 2005 3:31 pm    Assunto: Responder com Citação

O arquiteto dá forma e conceito às coisas, visando aliar o máximo de estética, conforto térmico, acústico e uma boa integração dos espaços. Exemplo: ambiente com 500lux, temperatura interna 23°C e ruído em 40db.

O engenheiro basicamente é o cara que calcula tudo o que o arquiteto especificou e depois coloca isto de pé.

A definição é um pouco grosseira mas serve para dar uma idéia.
PaiDaMOrte
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 5:30 am    Assunto: Responder com Citação

Fugindo um pouco á seriedade da pergunta.

Eu penso que um arquitecto é um sonhador , e o engenheiro é o abençoado que lhe torna os sonhos realidade.

Acho que é um pouco generalista , mas o conceito penso que se enquadra.
Lucas
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sex Jun 17, 2005 10:54 pm    Assunto: Responder com Citação

PaiDaMOrte escreveu:

Eu penso que um arquitecto é um sonhador , e o engenheiro é o abençoado que lhe torna os sonhos realidade.

Penso o mesmo. Very Happy
Links Patrocinados
eng.net
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 8:20 pm    Assunto: duvida Responder com Citação

Mas tanto o engenheiro como o arquiteto, assinam os mesmos projetos e ART?
PaiDaMOrte
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jun 22, 2005 7:55 am    Assunto: Responder com Citação

Pelo menos em portugal para um projecto ser levado avante só necessita da assinatura do engenheiro.

Ai no Brasil não sei como se procede.

Os arq. aqui estão numa uta à anos para que seja precisa assinatura deles , mas a coisa ta complicada.
jmarreiros
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 8:48 pm    Assunto: Responder com Citação

PaiDaMOrte escreveu:

Sou arquiteta e discordo um pouco da sua afirmativa. Penso que arquitetura e Engenharia são duas áreas afins e complementares. O Arquiteto pode ser ótimo, mas se o engenheiro não for um bom profissional, jamais vai conseguir atingir todos os objetivos do projeto. Da mesma forma, se o arquiteto não for bom, não há engenheiro que faça com que a obra atinja uma boa qualidade.
Acho que boa parte da culpa pela má qualidade das construções atualmente no país se deve a falta de sincronia entre arquitetura e engenharia.
Não sou contra a categoria dos engenheiros. Muito pelo contrário, torço para ter a oportunidade de trabalhar com profissionais competentes, que se esforcem em executar uma obra atingindo todos os objetivos do meu projeto e que eu também venha a aprender a respeito da execução da obra com esse profissional.
Então, acho que ambos sonham e lutam para tornar esse sonho realidade.
Ambos são essenciais para a cultura do país. Afinal, não são ao construções as obras que mais perduram no tempo?
Jéssica Marreiros
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1