Impressao em escla no AutoCAD 2000 - Alguem pode ajudar?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Softwares
Autor Mensagem
Scream_Right
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 10:40 am    Assunto: Impressao em escla no AutoCAD 2000 - Alguem pode ajudar? Responder com Citação

Blz pesssoal...

Estou relembrando o AutoCAD pois a muito nao mexo com ele, fiz ums projetos aqui e nao estou conseguindo imprimir... será q alguem poderia me ajudar com uma explicação aqui no fórum ou por msn?

É um projeto simples de uma casa pequena, quero imprimi-lo numa impressola LX300+ Matricial em papel Carta. E gostaria de saber a escala em que estou imprimindo... tentei fazer pelo layout, mas nao consegui... ou fica muito pequeno a impressão ou aparece metade apenas...

Valeu! Muito Obrigado!
Links Patrocinados
Scream_Right
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 4:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Já tentei conforme exlicam nos outros tópicos sobre impressao e escala, mas nao dá certo de jeito manera aqui....

Ou a impressao fica muito pequena ou fica pela metade... já mexi pelo layout tentei imprimir direto tb nao tem jeito.

Help!
Fábiooliveira
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2005 5:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa Tarde!!!!

Eu particularmente nunca imprimi em uma matricial, mas,

procure fazer o desenho usando a seguinte unidade: 1.00 é igual a um

metro, ou seja, se você quiser fazer uma linha de quatro metros e

oitenta e cinco centimetros, você irá digitar 4.85, uma linha de seis

metros e cinquenta centimetros..... 6.50, uma linha de oitenta

centimetros..... 0.80, e assim deverá fazer em todo o desenho...

Na hora de plotar, no guia de plotagem tem uma guia "PLOT SCALE",

Esta escrito "Scale" e tem uma caixa logo a frente, nessa caixa você

escolherá a unidade 10:1, essa é a unidade de 1:100

Acredito eu que deverá dar certo, uma vez que o programa reconheceu a

impressora.

Qq coisa deixe um e-mail de contato ou seu msn que podemos trocar

mais idéias......
rofreits
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Ago 08, 2005 1:49 am    Assunto: Responder com Citação

Vamos supor que você fez o desenho em metros, onde 1 unidade do autocad representa 1 m. Há de se saber as dimensões da casa. Vamos supor que, por se tratar de uma casa pequena, sejam 8 m de largura por 12 m de comprimento. Neste exemplo, uma boa escala seria eu representar os 8 m por 16 cm e os 12 m por 24 cm, valores adequados às dimensões do papel carta, que é 27,94 x 21,59 (cm). Temos, então, a escala 1:50, onde 1 cm no papel representam 50 cm no real, ou, 1 m (real) é representado por 2 cm = 20 mm..............1 m = 1 un = 20 mm. Deve-se então, no paperspace, dar um zoom de 20xp (ou 1000/50xp) para enquadrar o desenho. Agora, vamos supor que a casa seja 10 x 15 m. Se aplicarmos a escala 1:50 teremos os 15 m representados por 30 cm, que ultrapassam a maior dimensão do papel carta. Devemos aplicar uma escala menor. A escala padronizada imediatamente inferior à 1:50 é a 1:75. Neste caso, 1 cm papel - 75 cm real........1 m no real será representado por 1,333 cm.......1 m = 1 un = 13,333 mm. Devemos então, dar um zoom de 1000/75xp. O desenho será impresso com as dimensões 13,33 x 20 (cm). Se quiser imprimir em outra escala, basta seguir o mesmo raciocínio, sempre lembrando de dar o zoom de 1000/Esc.xp (1000/50xp, 1000/75xp, etc...). Se fosse 1:60 - zoom de 1000/60xp - desenho impresso na dimensões 16,66 x 25,0 cm.
Agora, se você não estiver interessado em saber em qual escala será impresso o desenho, basta selecionar a opção "Scaled to Fit" no "Page Setup" do Layout correspondente e o desenho ocupará a maior área de plotagem.
Links Patrocinados
Fabiano Cordula Dias
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Ago 25, 2005 1:37 pm    Assunto: ESCALA DE IMPRESAO Responder com Citação

Very Happy
Eu nunca tive problemas para imprimir.
E sempre faço o seguinte:
Inicialmente:
Utilize 1 unidade do desenho para cada 1 metro, ou seja:
utilize a escala para desenhar 1:1. Se seu desenho esta' assim otimo.

1. caso: se você quiser imprimir a partir do "model space", imprimira da
seguinte maneira:
selecione o objeto que deseja imprimir, selecione o papelo que deseja imprimir, e no menu de impressao tem a seçao da escala: marque a opçao "scale to fit paper" e imprima. Observe se o desenho ficou bom.
Em caso afirmativo: mande imprimir novamente, so' que desta vez observe qual os valores que estao no campo da escala ( 1:0.00987 - por exemplo), entao o desenho esta' na escala 1:98,7, ou seja, para o AutoCAD o desenho esta' na escala 1000:98,7.
Entendeu agora: e' so' colocar a escala 1000 unidades para 100, se você quiser imprimir na escala 1:100. você substitui 1 por 1000.
E' so' isso.
Se você quiser imprimir no modo: "paper space" e' um pouco mais complexo.
gabrielnucci
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2005 4:23 pm    Assunto: Padronização, vistas e detalhamento na mesma prancha Responder com Citação

Muita gente despreza o modo paper space, mas com ele é possível montar pranchas com vistas e detalhamentos de escalas diferentes do mesmo projeto, sem q precise copiar e colar o mesmo desenho do lado em escala maior ou em diferente angulo de visão.
Qdo se faz um projeto qualquer no model ele pode estar em qualquer escala, então, vá até o paper e e clique com o botão direito na aba inferior, em seguida page setup, modify e selecione o tamanho da prancha q você quer usar em paper size: A0, A1, A4 , customizada, etc... veja bem q não é necessário especificar a impressora ou plotter.
Em seguida o tamanho da folha do paper space ficará do tamanho da folha q você configurou, isso servirá de base para o escalonamento adequado q você irá deixar seu projeto depois de plotado. você pode copiar o modelo de borda e carimbo de prancha e colá-lo no canto inferior da página do paper, se essa borda q você colocou não se adapta ao tamanho da folha divida o valor da distancia do tamanho da sua borda pelo comprimento referente da prancha (base ou altura) a que ele deve se ajustar, marque esse coeficiente, então selecione toda a borda, digite "sc", clique no canto q coincide com o canto da folha do paper e entre com o coeficiente da divisão (não esquecendo todas as virgulas) e ENTER.
Agora você tem uma moldura no tamanho exato ao q você irá plotar, para fazer outras pranchas só copiar a própria aba do paper space.
Bom agora vamos ao mais importante q é o escalonamento do projeto, ainda no paper space você deve ir em: VIEW - VIEWPORTS - 1 ViewPort, então clique num ponto da folha e em seguida em outro ponto, fazendo um retangulo qualquer (note q um retangulo destes já vem feito qdo você abre o paper) se você clicar duas vezes neste viewport ele se torna uma janela pro model e assim você pode enquadrar com o pan e dar zoom, e é assim q se escalona corretamente.
Abra o viewport clicando duas vezes, se você quer q o projeto q está no model ocupe todo o tamnho do viewport q você fez (pode-se alterá-lo) digite Z <enter> E <enter>, para sair só clicar fora do viewport ou digitar _pspace <enter>, para entrar no model digite _mspace <enter> e selecione o viewport.
Para escalonar digite Z <enter> SC <enter> e aqui está o segredo: valorbase/valorrequerido você deve digitar valores como 1/10xp <enter> 5/1xp <enter> e ir variando essa sequencia até saber o q você quer, é quase impossível determinar qual o numero q você deve digitar pois para cada escala seria necessário saber se você está usando base em milimetros, metros, polegadas como base para as unidades, e qual a escala q você deseja, mas tendo o tamanho real da folha como base é muito fácil ajustar essa escala, e criar viewports diferentes na mesma prancha com detalhamentos em escalas diferentes, ou mesmo perspectivas do mesmo desenho no model.
Qualquer duvida, só adicionar gabrielnucci@hotmail.com no msn. Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Softwares Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Fixo: Download Apostila Ms-Project 2000 aqu... fórum Softwares 25 Qua Nov 12, 2008 12:31 pm
Por mauricionocera
Não há mensagens novas alguem pode me ajudar? dandrade Cálculo Estrutural 0 Qua Ago 13, 2008 10:29 am
Por dandrade
Não há mensagens novas "Engenharia civil" - alguém... fórum Discussões Gerais 0 Seg Nov 12, 2007 10:07 pm
Por Visitante
Não há mensagens novas QUEM PODE ME AJUDAR? fórum Discussões Gerais 0 Qui Nov 08, 2007 11:11 am
Por SANDRO DESTRO LIMA
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder NBR 6118:2003 e 6120 alguem pode me p... fórum Cálculo Estrutural 0 Qui Out 21, 2004 1:31 am
Por Visitante