Amigos,
Essa semana tive que comprar uma norma técnica NBR da ABNT, paguei quase R$ 200,00 pela versão impressa, simplesmente porque se não seguisse esta norma, meu projeto não seria aprovado.
Segundo a ABNT, órgão responsável pelas normas NBR, eles são uma associação que não têm fins lucrativos. Então porque cobrar quase R$200,00 por uma norma. Esse valor paga as despesas de correios, despesas de impressão, arte, etc umas 10 vezes.
Que existe um lucro aí, existe! Agora só não sei onde é investido.
Na minha opnião deveria existir um órgão normativo oficial público, sob o controle do governo, assim como é o INMETRO.
Se hoje temos que seguir as normas NBR pra poder trabalhar, assim como devemos seguir as leis do país, porque as normas não poderiam ser de acesso público e livre? Por acaso alguém já pagou para baixar um pdf de alguma lei?
Claro que versões impressas, digitais, devem ser cobradas, pelo fato de gerarem despesas, mas falo em relação a arquivos em PDF, por exemplo.
Não digo aqui que as normas são de uso obrigatório mas todos sabem muito bem que se não forem seguidas podem gerar uma série de problemas, desde a desaprovação de um projeto, até o desabamento da obra. Por isso, pra nós profissionais, se tornam obrigatórias.
Então... Meu pensamento é esse:
A normalização oficial brasileira deveria ser de responsabilidade de um órgão público governamental e não de uma associação privada (como a ABNT), que elaborem normas de domínio público.
Qual a opinião de vocês, colegas de profissão e estudantes?