- lufimedeiros
- postou em Ter, 06 Out 2009, 12:24
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 21
Concordo em um aspecto, ser possível "substituir" a impermeabilização com a utilização de manta asfáltica por outro sistema mais simples onde se possa ganhar em tempo de execução, sem prejuízo a durabilidade da construção.
Se houver qualquer tipo de telhado e, a laje não for livre, vou pelo caminho da utilização de concreto com aditivo impermeabilizante em proporção ideal.
Dando a opinião sobre o assunto:
É quase que "inumano" a hipótese de se ter um concreto moldado "in loco" sem nenhum tipo de porosidade, tendo feito esta consideração, quando uma laje exposta a ação do tempo ficar molhada, inevitavelmente esta irá absorver parte da água por seus poros, uma vez "dentro" do concreto a água funcionará como a "corrente elétrica" procurando o caminho de menor resistência até onde for possível e, penso em duas coisas que podem ocorrer neste momento para que este ciclo finde. Ou ela evaporará com o tempo ou em contato com a armadura se acometerá de reação química fornecendo Oxigênio para a outra reação com o Aço, a Oxidação da armadura, dando início a uma patologia nesta estrutura.
Não acredito que a saida seja partir para a abolição da impermeabilização como etapa da obra e, sim procurarmos pesquisar em função de obtermos outros métodos tão eficientes quanto os existentes, mas com a vantagem de econômia de tempo e, por consequência financeira e não economizarmos na segurança e qualidade.
Esta é minha humilde opinião, fica o espaço para nossos companheiros darem suas opiniões também.
Abraços,
Luiz Filipe