- Ricardo Mello
- postou em Qua, 15 Dez 2010, 16:10
- Visitante
A indústria da construção civil vem crescendo ao longo dos anos e, com isso, também é crescente o aumento da competitividade.
Entretanto, não foi dada a devida importância ao canteiro de obras, sem a merecida preocupação com prazos, retrabalho e desperdícios.
Atualmente ainda podemos observar elevados índices de desperdício e improvisação dentro dos canteiros de obras.
Para que as empresas se tornem mais competitivas e tenham a sua permanência no mercado garantida, alguns pontos dentro do setor devem ser ajustados, tais como a integração entre projetos, o desenvolvimento da tecnologia de informação dentro do canteiro e a administração de materiais.
A construção civil deve possuir seu gestor específico na área de logística, devendo atuar de forma integrada, direta e objetiva com o engenheiro responsável pelo projeto técnico-estrutural.
Dessa forma, torna o resultado final da obra além de mais rápido, muito mais econômico, evitando assim problemas que poderiam aparecer ao término da construção.
O projeto logístico de um canteiro tem grande influência na movimentação de materiais, no tempo de deslocamento e agrega valor de ganho na produtividade.
Um canteiro de obras mal planejado ou sem infra-estrutura adequada gera problemas tais como a falta de espaços físicos, levando a uma excessiva movimentação de materiais, equipamentos e pessoas, provocando perda de tempo e desnecessárias perdas de suprimentos, mal planejamento de estoques, quebras e deterioração de materiais por armazenagem imprópria e inadequada.
Um bom planejamento de canteiro é fator fundamental para se obter um desempenho de produtividade adequado, cumprimento de prazos, custos reduzidos, além de atingir uma excelência na qualidade da construção.
A "AGM Logística – OBRAS" oferece a implantação, nestes moldes, de um canteiro gerenciado, com um perfeito e adequado planejamento logístico para a melhor eficiência no computo final da construção.
Utilizamos a metodologia aplicada na indústria ao canteiro de obras, implantando conceitos básicos da logística - receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível.