Divisão de Comodo e Sustentação de Laje


Responder Mensagem

Divisão de Comodo e Sustentação de Laje

RamonLima
postou em Qua, 13 Jun 2012, 08:40
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Bom dia CAROS amigos, primeiramente peço desculpa pela minha total ignorancia em quaisquer dos termos usado abaixo...
    Já que o forum é mais ultilizado para pessoa com grande capacidade de conhecimento do ramo da Construção e Arquitetura! No que sou totalmente leigo
    Porem possuo um grande interesse em saber e ter o conhecimento pelo menos do que possa ser feito, antes de mandar alguem dar um AVAL.
    O meu problema consiste no seguinte:

    Comprei um terreno 10x15, com uma casa nele já construida 5x10, até ai tudo bem
    Terreno otimo para plantio, pé de Jaca, Tangerina, Coqueiro, Limão, Maracuja e já com Poço de Manilha

    A casa consiste em ja prontos na telha: ( Sala, Cozinha e Banheiro) E o quarto esta levantado as paredes, bastante apenas telhar ou lajear !
    O 1º problema se encontra nessa parte..A casa é toda de telha, apenas o banheiro é LAJE, o mesmo que sustenta a Caixa D'agua
    O Local é muito frio é clima de serra, as telhas ficam umidas e qualquer chuva, pinga dentro de casa, gostaria de colocar uma laje de isopor e depois fazer uma pequena cobertura de telha fina, apenas pra protejer a laje e evitar infiltração ! Porem não consigo achar as pilastras da casa, creio que não possa ter.
    Caso não encontre nenhum tipo de pilastras, gostaria de saber se existe alguma possibilidade de execução desse projeto. Ja que não havera nenhum tipo de peso, ha não ser a cobertura de telha fina (6mm)em cima da laje !

    02º Problema, tenho um quarto com 16m², e gostaria de dividilo em 2, ja que tenho um filho pequeno , porem só tenho uma saida de ventilação, será que existe algum tipo de artificio que possa ser usado. Segue figura abaixo com desenho da planta.

    Desde já agradeço a ajuda de todos.



      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Qua, 13 Jun 2012, 11:54
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Dá pra fazer uma obra bem simples usando alguma "alvenaria estrutural" e laje-pré em cima...

      Sobre a ventilação pode usar forçada (tipo "ventokit") mas não recomendo muito não.
      Abs!

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      RamonLima
      postou em Qua, 13 Jun 2012, 12:09
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Bruno escreveu:Dá pra fazer uma obra bem simples usando alguma "alvenaria estrutural" e laje-pré em cima...

        Sobre a ventilação pode usar forçada (tipo "ventokit") mas não recomendo muito não.
        Abs!


        Boa tarde Brunão, agradeço a sua resposta ! Porem no caso citado sobre essa alvenaria estrutural, no meu caso ja tenho todas as paredes levantadas, o meu maior problema hoje é a colocação das lajes, já que não tenho pilastras nas paredes, entende ?

        Bruno
        postou em Qua, 13 Jun 2012, 12:14
        Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

          Por isso que coloquei em aspas.
          Dependendo do tipo de bloco que você tiver, fundação etc. você consegue apoiar a laje em cima dos blocos.

          _________________
          Bruno Gonçalves Faria
          Cálculo Estrutural
          bruno.gfaria@gmail.com

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          RamonLima
          postou em Qua, 13 Jun 2012, 12:59
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

            Bruno escreveu:Por isso que coloquei em aspas.
            Dependendo do tipo de bloco que você tiver, fundação etc. você consegue apoiar a laje em cima dos blocos.


            O tijolo construido na casa é o TIJOLO 8 FUROS 09 X 19 X 29 cm
            Porem o dono da casa, não sabe como foi construida
            Impedindo de saber sobre as sapatas e estruturas

            Será que vale mais a pena, ir demolindo parede por parede e construindo de bloco de concreto, porem fazendo novas sapatas para as mesmas ?

            Divisão de Comodo e Sustentação de Laje

            IsaacdeCristo
            postou em Qui, 14 Jun 2012, 09:27
            Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

              Caro Ramon,

              Embora não conheçamos a obra, nem como a mesma foi feita, recomendo chamar um profissional (arquiteto ou engenheiro civil) para vê-la de perto e adotar a melhor solução arquitetônica e estrutural. Muitas vezes neste caso aplica-se uma cinta de amarração e depois a laje.

              Quanto à ventilação e pelo que entendi, seu terreno permite colocar outra janela e se há esta condição, por que não dividir o quarto e colocar uma janela no quarto do bebê?

              Boa sorte!

              _________________
              Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
              Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
              Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

              Paulo R Caravellas da Cal
              postou em Sex, 15 Jun 2012, 21:39
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 27

                Olá ,

                Como alternativa de quebrar as paredes, etc , seria conveniente estudara a alternativa de construir a estrutura "em torno" da casa.

                Construir os pilares, (com respectivas sapatas excentricas), vigas "por fora da casa" , e a laje nova ficaria sobre esta estrutura.

                Outra alternativa é nos "cantos" e "encontros" das paredes, criar uma alvenaria armada e instalar uma laje com "isopor" de 8cm com capa de 2cm.

                Claro que, a primeira sugestão é mais segura e "calculável" .

                Geralmente é anti-economico este tipo de reforma. É necessário estudar cuidadosamente o custo.

                [],CCal

                _________________
                Eng. Caravellas da Cal

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem

                • Tópicos relacionados

                Cálculo Estrutural