viga invertida - como armar?
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural
Autor Mensagem
jaqueabi
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qui, 23 Fev 2006, 16:27    Assunto: viga invertida - como armar? Responder com Citação

Fico envergonhada mas esqueci como se arma uma viga invertida, aquela que sustenta uma laje pela parte inferior. Peço dicas. Nao acho nos meus livros... Grata. Jaqueline

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Luiz Candido Kehl
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Sáb, 25 Fev 2006, 10:20    Assunto: Responder com Citação

É a mesma coisa.
O que muda é a disposição da viga que agora é invertida.
Isso só vale para viga issostática (2 apoios).
Se for viga contínua e um dos vãos inverter, aí já fica mais difícil o detalhamento.

Abraços
Aguinaldo
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

MensagemEnviada: Dom, 05 Set 2010, 03:54    Assunto: Responder com Citação

Ola!

A viga invertida tem a mesma resistência que a viga normal ?

Outra coisa, e a forma de madeira como se faz para que o concreto não escora por baixo ?
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 5
Colaborador Nível 5

MensagemEnviada: Dom, 05 Set 2010, 06:35    Assunto: Viga invertida - como armar Responder com Citação

Cara Jackeline,

Não fique envergonhada por perguntar, pois eu vejo honra em sua atitude. Quem deve se envergonhar é quem não pergunta e faz errado. Para a viga invertida você deve ficar atenta ao engastamento da viga com a laje, pois a armadura deve partir da parte inferior da laje, respeitando o cobrimento exigido pela NBR 6118/2003.

Para evitar o escorrimento do concreto, comumente concreta-se antes a laje mantendo-a apoiada nas escoras e depois concreta-se a viga.
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Marcelo Pierre de Lima
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Sáb, 08 Jun 2013, 20:19    Assunto: Viga Invertida Responder com Citação

Bem, esses programas como TQS, Tricalc, Sistrut, etc... devem prever o que direi, no caso de cálculo feito na mão que alguns colegas, obviamente, já sabem: nos momentos positivos, considera-se como viga retangular e, no caso de vigas contínuas tendo momento negativo e tal, considera-se como viga "T".
Robson Sucena
Usuário Novato

MensagemEnviada: Qui, 05 Dez 2013, 20:50    Assunto: viga invertida e laje Responder com Citação

Prezados, estou com uma dúvida em minha obra. A laje de cobertura foi projetada pelo estruturalista com vigas invertidas. Na montagem da laje, há alguns detalhes que colocaram dúvida e receio quanto à segurança. O trilho da laje foi seccionado para receber a armação da viga. Depois foi colocada sobre a ferragem da base da viga uma barra de 80 cm de ferro em substituição à treliça cortada e depois foi amarrada essa barra na mesma ferragem do trilho. Minha dúvida é a seguinte: será que apenas essas barras amarradas suportarão o peso de toda a laje, sendo que os trilhos estão "pendurados" na viga?

Grato.
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Posso usar uma viga I como viga invertida? Cálculo Estrutural 1 Qua, 24 Set 2014, 16:12
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas Viga invertida Cálculo Estrutural 2 Seg, 24 Jan 2011, 17:46
Por robmag
Não há mensagens novas Viga invertida/normal Discussões Gerais 1 Dom, 31 Out 2010, 15:04
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas VIGA INVERTIDA OBRA Discussões Gerais 1 Qua, 20 Nov 2013, 09:07
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas Como Funciona a viga invertida Cálculo Estrutural 8 Qui, 19 Jul 2012, 14:13
Por Bruno
Não há mensagens novas Laje alveolar e viga invertida Cálculo Estrutural 2 Qua, 08 Set 2010, 07:35
Por IsaacdeCristo

php BB © 2001, 2010 php BB Group