viga invertida - como armar?


Responder Mensagem

viga invertida - como armar?

jaqueabi
postou em Qui, 23 Fev 2006, 16:27
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Fico envergonhada mas esqueci como se arma uma viga invertida, aquela que sustenta uma laje pela parte inferior. Peço dicas. Nao acho nos meus livros... Grata. Jaqueline


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Luiz Candido Kehl
    postou em Sáb, 25 Fev 2006, 10:20
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

      É a mesma coisa.
      O que muda é a disposição da viga que agora é invertida.
      Isso só vale para viga issostática (2 apoios).
      Se for viga contínua e um dos vãos inverter, aí já fica mais difícil o detalhamento.

      Abraços

      Aguinaldo
      postou em Dom, 05 Set 2010, 03:54
      Usuário Nível 2 | Mensagens: 71

        Ola!

        A viga invertida tem a mesma resistência que a viga normal ?

        Outra coisa, e a forma de madeira como se faz para que o concreto não escora por baixo ?

        Viga invertida - como armar

        IsaacdeCristo
        postou em Dom, 05 Set 2010, 06:35
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Cara Jackeline,

          Não fique envergonhada por perguntar, pois eu vejo honra em sua atitude. Quem deve se envergonhar é quem não pergunta e faz errado. Para a viga invertida você deve ficar atenta ao engastamento da viga com a laje, pois a armadura deve partir da parte inferior da laje, respeitando o cobrimento exigido pela NBR 6118/2003.

          Para evitar o escorrimento do concreto, comumente concreta-se antes a laje mantendo-a apoiada nas escoras e depois concreta-se a viga.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Viga Invertida

          Marcelo Pierre de Lima
          postou em Sáb, 08 Jun 2013, 20:19
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

            Bem, esses programas como TQS, Tricalc, Sistrut, etc... devem prever o que direi, no caso de cálculo feito na mão que alguns colegas, obviamente, já sabem: nos momentos positivos, considera-se como viga retangular e, no caso de vigas contínuas tendo momento negativo e tal, considera-se como viga "T".

            viga invertida e laje

            Robson Sucena
            postou em Qui, 05 Dez 2013, 20:50
            Usuário Novato | Mensagens: 2

              Prezados, estou com uma dúvida em minha obra. A laje de cobertura foi projetada pelo estruturalista com vigas invertidas. Na montagem da laje, há alguns detalhes que colocaram dúvida e receio quanto à segurança. O trilho da laje foi seccionado para receber a armação da viga. Depois foi colocada sobre a ferragem da base da viga uma barra de 80 cm de ferro em substituição à treliça cortada e depois foi amarrada essa barra na mesma ferragem do trilho. Minha dúvida é a seguinte: será que apenas essas barras amarradas suportarão o peso de toda a laje, sendo que os trilhos estão "pendurados" na viga?

              Grato.

              _________________
              Robson Sucena


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural