Entendendo a NBR 6118
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural
Autor Mensagem
flesch
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Sex, 27 Jul 2012, 19:18    Assunto: Entendendo a NBR 6118 Responder com Citação

Galera, eu me formei em engenharia há 1 ano, e, durante este tempo, trabalhando como project manager, resolvi voltar agora a estudar concreto armado, para começar a fazer projetos estruturais.

Porém a NBR 6118 é extremamente anti prática, deve ser a norma mais horrível da história, quase impossível de entender por um humilde QI 130, sem a ajuda de livros.

Alguém que saiba projetar estruturas de concreto, e entende a norma, como ela é estruturada, poderia dar uma luz em relação a ela?

Por exemplo, eu vejo nos livros o cálculo de laje utilizando tabelas que são em função das faces engastadas ou livres, calculando d>=l/eps1*eps2,
mas não encontro isto na norma.

Alguma luz?

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
edmarferreirajr
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

MensagemEnviada: Sáb, 28 Jul 2012, 15:36    Assunto: Responder com Citação

Caro Flesch,

Concreto Armado Eu te Amo, do professor Manoel Henrique Campos Botelho. Muitíssimo didático e elucidativo. Procure uma edição atualizada que já contenha as tabelas compatíveis com os Fck's atuais da 6118
Abraço,

“Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
Herculano Pires
Alex Barreto Cypriano
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

MensagemEnviada: Dom, 29 Jul 2012, 09:57    Assunto: Responder com Citação

flesch
Moço, salvo engano, não entendi: se você trabalha como gerente de projeto (e sendo, suponho, um jovem, deve ser alguém de extraordinário talento para ter alcançado tal posição após tão pouco tempo de formado), julgo que não precisaria dimensionar estruturas ou conhecer detalhes de normas, pois tal é mister do calculista e projetista de estruturas (aquele mesmo que concorrerá ao empreendimento com um trabalho específico sob seu gerenciamento). De toda forma, tal não impediria o seu estudo do concreto armado: na introdução do mesmo livro que Edmar citou (volume 2, reimpressão de 2005), o autor MHCB recomenda a consulta à "Prática recomendada pelo IBRACON para estruturas de edifícios nível 1 - Comitê Técnico CT 301" editada em 2000. Nunca consultei, mas a referência parece útil.
Boa sorte.
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 5
Colaborador Nível 5

MensagemEnviada: Dom, 29 Jul 2012, 10:25    Assunto: Entendendo a NBR 6118 Responder com Citação

Caro Flesch,

Antes preferi não responder para não parecer "intriga" mas lendo a resposta do Cypriano, sou obrigado a concordar com ele, ainda mais considerando a escassez de profissionais qualificados em que anda o mercado da Construção Civil.
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Marcelo Pierre de Lima
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Sáb, 08 Jun 2013, 19:46    Assunto: Revisão de 2003 - Cisalhamento Responder com Citação

Sou novo por aqui e aproveitando esse tópico, farei uma observação sobre o cisalhamento.

Na revisão que houve na NBR6118, percebi que as fórmulas de determinar a área de aço para cisalhamento mudaram em relação a antiga NB-1/1978. Pois bem, na NBR6118/2003, eu percebi 2 modelos de cálculo: Modelo I e Modelo II. Eu, particularmente, não entendi o porquê de a norma adotar 2 modelos para calcular a solicitação por cisalhamento. Alguém poderia me explicar isso? Obrigado a quem puder responder.
Guilherme Garc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

MensagemEnviada: Seg, 10 Jun 2013, 09:58    Assunto: Calculo Estrutural Responder com Citação

Caro Fresch,

Envie-me um e-mail (garcsimonn@gmail.com), que eu mando para você um material comentado passo a passo de cada peça estrutural e vejo se tenho os ábacos de Montoya.

Marcelo, posso enviar a você também. Não posso te responder de memória, mas tenho quase certeza que no material que tenho isso é citado com certa propriedade.

Abraços,

Projetos e Consultorias em materiais
Soluções sustentáveis
Estudos de Viabilidade

Guilherme Custódio Garcia Jr
garcsimonn@gmail.com
11- 9 9407 8585
11- 9 8516 0420
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas CypeCAD 2012.m, NBR 6118:2003 vs. NBR 6118:2007 Softwares 1 Ter, 07 Out 2014, 19:16
Por jammarinho
Não há mensagens novas MultCalc NBR 6118 V6 Windows 7 Softwares 0 Ter, 28 Jul 2009, 10:26
Por marciosilvestre
Não há mensagens novas MultCalc NBR 6118 V6 Windows 7 Cálculo Estrutural 0 Ter, 28 Jul 2009, 10:28
Por marciosilvestre
Não há mensagens novas CYPE - Norma 6118:2007 Cálculo Estrutural 1 Ter, 27 Nov 2012, 15:13
Por JFerr
Não há mensagens novas NBR 6118:2007 Analise Estrutural Cálculo Estrutural 8 Qui, 25 Jul 2013, 12:42
Por Alex Barreto Cypriano
Este Tópico está Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder NBR 6118:2003 e 6120 alguem pode me passar ??? Cálculo Estrutural 0 Qui, 21 Out 2004, 01:31
Por Visitante

php BB © 2001, 2010 php BB Group