Traço de concreto com 20 Mpa de resistência


Responder Mensagem

vISITANTE

sandrogomes
postou em Qui, 27 Mar 2008, 11:26
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    concordo plena mente caro colega.
    Eu mesmo não sou engenheiro mas te garanto que ja tirei muitos de vcs de varias enrascadas somente com meu conhecimento de causas.
    Não torne seu comentário genérico.
    Abraço e felicidades.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    DSCHAACK
    postou em Seg, 23 Jun 2008, 21:43
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      traço em volume do concreto 20 Mpa que eu sei:
      1 : 2,5 : 3,5 a/c 0,71
      1 saco de cimento
      4 caixas 30 * 40 * 24 de areia média
      2 caixas de 30 * 40 * 26 de brita 1
      2 caixas de 30 * 40 * 26 de brita 2
      31,5 litros de água (considerando 3% de umidade na areia)

      agora, alguém sabe algum com somente brita 1???
      valeu galera

      Emarim
      postou em Qua, 23 Jul 2008, 12:24
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

        A propriedade mais influente na resistencia de um betao(concreto) é a relação A/C. Para que se possa atingir uma resistencia de 20 Mpa basta um A/C=0,60. Também é importante que a curva granulométrica dos agregados seja o mais completa possivel, os agregados nao contenham argilas, nem matéria organica.

        flaviorgarcia
        postou em Dom, 27 Jul 2008, 12:56
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 6

          Para 1 m³ de concreto com fck = 200 kg/cm² segue o traço:

          1.196 Kg de Areia (lavada)
          1.260 Kg de Brita nº 01
          280 kg de cimento CPIII
          476 lt de água filtrada

          para obter o traço em latas, basta saber que 1m³ de concreto corresponde a 48 latas.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Emarim
          postou em Qua, 30 Jul 2008, 12:31
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

            A/C é Agua a dividir por Cimento, tudo em kilos.

            Re: Resistência do concreto

            Clodoaldo
            postou em Qua, 05 Nov 2008, 21:15
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              walber valente gomes escreveu:Olá caros amigos , algém poderia me informar de um traço exato de concreto com 20 Mpa de resistência

              desde já obrigado



              · Concreto:

              Fck 20 MPa

              1:2,5:2,5 A/C 0,55 (cimento;areia;brita 1) em volume

              Misturar os componentes na seguinte ordem:
              Colocar a brita na betoneira, adicionar ½ da água prevista e rodar o balão para limpeza da mesma.Adicionar todo o cimento.Rodar o balão, adicionar areia (úmida) e o restante da água e rodar no mínimo 6 minutos
              TEstado em laboratório e você deveria fazer o mesmo.

              Re: Resistência do concreto

              IsaacdeCristo
              postou em Seg, 08 Jun 2009, 14:39
              Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                Anonymous escreveu:
                walber valente gomes escreveu:Olá caros amigos , algém poderia me informar de um traço exato de concreto com 20 Mpa de resistência

                desde já obrigado

                pois bem, o que eu costumo utilizar e o traço 1:2:4
                1 de cimento;
                5 de areia;
                8 de brita;
                2 de água;


                Caro Walber e demais amigos,

                Só dando uma arrumada neste traço para que pessoas desavisadas não se baseiem por ele, e sem levar em conta maiores comentários(rs...) Até porque nem sei se valeriam a pena.

                1. Este traço citado pelo "visitante" é (1:5:8) e não (1:2:4);

                2. O traço (1:2:4) realmente tem resistência provável de 210Kgf/cm², portanto próxima de 20MPa;

                3. Quanto ao traço "perdidamente" citado pelo visitante (1:5:8), este nem existe em minha tabela, cujo traço de menor resistência é o (1:4:8) e cujo fck provável é 50kgf/cm² ou 5MPa, ou seja este (1:5:8) é com certeza "pra lá de menos" que 50MPa;

                4. Já o traço que disponho e cuja resistência provável se aproxima melhor de 20Mpa ou 200Kgf/cm² é mesmo o (1:2:4); cujo traço em massa corresponde a (1:2,17:3,52); Este consome cerca de 300Kg (6 sacos de 50kg) de cimento/m³, (Sem maiores precisões).

                Mesmo assim, se sua necessidade é rigorosamente a de um concreto com 20MPa, sugiro você comprar o concreto usinado, cujo fornecimento e aplicação serão acompanhados controlados por coleta para provas, etc...


                Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sex, 26 Ago 2011, 16:38, num total de 3 vezes
                _________________
                Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                jo comin
                postou em Qua, 19 Ago 2009, 21:34
                Usuário Novato | Mensagens: 2

                  Oi,

                  Sou estudante de Arquitetura e estou cursando a matériaTecnologia Construtiva, e precisamos fazer um teste em um corpo de prova no final do semestre, e ele precisa ser super resistente, semestre passado teve um recorde de106 mpa, como devo fazer esse corpo de prova? quais seriam os "ingredientes"??? pois se tratando de traço eu ainda não entendo mto bem!!!

                  Desde já agradeço!!!

                  _________________
                  Joana Comin
                  Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
                  jo_cmn@yahoo.com.br

                  Corpos de Prova de concreto armado

                  IsaacdeCristo
                  postou em Qua, 19 Ago 2009, 21:41
                  Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                    jo comin escreveu:Oi,

                    Sou estudante de Arquitetura e estou cursando a matériaTecnologia Construtiva, e precisamos fazer um teste em um corpo de prova no final do semestre, e ele precisa ser super resistente, semestre passado teve um recorde de106 mpa, como devo fazer esse corpo de prova? quais seriam os "ingredientes"??? pois se tratando de traço eu ainda não entendo mto bem!!!

                    Desde já agradeço!!!


                    Cara Joana,

                    Os corpos de prova também são regidos por norma. Se possível poste no fórum Conhecendo Obras para que possamos desenvolver esta discussão.

                    ***
                    Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS" (http://www.conhecendoobras.com.br), lá também há respostas para suas perguntas.
                    _________________
                    -Saiba como lidar com profissionais e operários da construção; Economize na compra de materiais;
                    Modelos de contratos e comentários; Tipos de empreitadas e suas vantagens e desvantagens.
                    -Tudo isso e muito mais no livro "Conhecendo Obras".


                    SURPREENDA ENGENHEIROS, ARQUITETOS E MESTRES-DE-OBRAS COM AS DICAS DO LIVRO “CONHECENDO OBRAS"

                    http://www.conhecendoobras.com.br (http://www.conhecendoobras.com.br)


                    Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sáb, 11 Dez 2010, 14:35, num total de 1 vez
                    _________________
                    Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                    Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                    Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                    Paulo José Barreto
                    postou em Qui, 20 Ago 2009, 11:35
                    Usuário Nível 1 | Mensagens: 42

                      Caros Colegas de fórum
                      Muito embora existam tabelas com valores de Fck que se" aproximem "do que desejamos, não há numa obra ( com raras excessões ) como garantirmos a qualidade e as caractrísticas dos agregados a serem empregados no concreto. Por isso sou favorável a sempre que possivel utilizarmos o concreto usinado, pois numa usina de concreto é sempre mais fácil controlar as características dos agregados (granulometria, umidade, etc..), além de um melhor controle na dosagem é claro.
                      Outra dica: sempre que citarmos algum dado, considero válido que coloquemos de qual fonte ( livro e autor ) o extraimos. Há livros e artigos diversos, uns mais confiáveis outros nem tanto...


                      Responder Mensagem


                      Construção civil, discussões gerais