Por favor, Analisem essa viga.


Responder Mensagem

Bruno
postou em Seg, 10 Set 2012, 09:54
Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

    Não necessariamente quem fez o projeto não entende nada, mas talvez tenha feito um mal uso de algum software, engastando a viga dos dois lados, lançando as cargas de maneira exagerada, configurando os parâmetros sem muita experiência (barras de 1" numa obra desse porte, que isso?! costelas de 3/8" numa viga de 40cm de altura pra quê?) e não sabendo analisar os resultados.

    Pode parecer absurdo mas ando vendo muito disso ultimamente. Esse ano já perdi as contas de quantos projetos pediram p/ eu "refazer".


    _________________
    Bruno Gonçalves Faria
    Cálculo Estrutural
    bruno.gfaria@gmail.com

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Por favor, Analisem essa viga

    IsaacdeCristo
    postou em Seg, 10 Set 2012, 09:55
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Persio,

      Embora a viga ou a obra já esteja pronta, vou fazer as considerações seguintes, para que outros leitores possam tomar as atitudes necessárias para não passarem pelos problemas e dúvidas pelos quais você está passando. A falta de uma solução adequada para o problema apresentado pode até parecer má vontade, mas é até anti-ético tentarmos resolver este problema sem o devido conhecimento do projeto da obra, do solo, e até mesmo dos pilares, que deveriam ser projetados em conjunto com as vigas, lajes e fundação ou da estrutura como um todo. Mas é mesmo IMPERATIVO que se procure um profissional qualificado para fazer os cálculos das estruturas, antes de começar a obra. Assim serão evitados gastos desnecessários e ainda se terá a tranquilidade de saber que foi feita a obra dentro dos procedimentos requeridos.

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Ricardo A Ferreira
      postou em Ter, 23 Out 2012, 15:29
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 23

        Bom Pela imagem da maquete do prédinho tenho:
        uma Viga amarelinha de 15cm (bw) largura da viga, 40cm (h) altura da viga. Essa viga de Concreto Armado pesa 150 KGF/m
        e parede em cima dela se sua altura for 2.70 (h) Pesa 526,50 KGF/m, Se a(LAJE) for Pre-moldada e as Vigotas (treliça) estiverem sido arcoradas em cima desta VIGA amarelinha e sua amiga, Viga dos fundos.
        E a contrução tiver um comprimento lateral (IGUAL à sua largura) 4,50 metros, A laje está despejando em cima desta viga um peso de: 1.120,50 KGF/m Nota Isso é válido se o destino de uso for da obra for Residencial). se for

        outro consultar Norma Técnica de carregamentos. NBR 6120.

        BOM a carga total distribuída em cima desta viga incluíndo o seu peso próprio. é de: 150 KGF/m + 526,50 KGF/m + 1.120,50 KGF/m = 1.797,00KGF/m
        Os Pilar serão Obrigados a aguentar um repuxo. (Ra) reação de apoio. de: { 1.797,00 x 4.50 / 2 = 4.043,25KGF}
        No meio desta viga ela terá de suportar um Momento fletor de: { 1.797,00 x 4.50 x 2.25 / 4 = 4.548,65KGF/m}
        (Ra) reação de apoio:4.043,25KGF
        (M) Momento fletor :4.548,65KGF/m
        Veja: altura da viga= (L/12) h= 37,5cm
        Está viga está com folga na altura. ela está muito boa além do nescessário (no que diz respeito a altura.)
        SEÇÃO DA VIGA: (15X40)
        CONCRETO:fck= 250 KGF/CM²
        AÇO CA:50-A
        Área de aço para a parte de cima da viga igual a zero. armadura mínima. (ASC) 0,00cm² "Parte comprimida".
        Área de aço para a parte de baixo da viga igual a (AST) 4,32cm² "Parte tracionada"
        AST= 4 Ø 1/2 (4,91cm²) Aço necessário no fundo da viga.
        Eu usaria AST = 2 Ø 1/2 comprimento de ancoragem 4.45cm (dobrar com 15 cm) nas duas pontas) isso embaixo da viga
        2 Ø 1/2 comprimento de ancoragem 2.25cm (na segunda camada) isso embaixo da viga
        ASC= 2 Ø 5/16 comprimento de ancoragem 4.45cm (isso em cima da viga , Área comprimida.)
        Do geito que está lá, Não cai! (Não cai se os PILARES forem capazes de suportar esses esforços de cálculo.
        O que vai acontecer? O concreto Armado ele é obdiente. (Ele faz o que lhe mandam!)
        essa viga ela então vai trabalhar como se fosse mais ou menos Vigas em balanço. (uma em cada pilar) Se toda carga for transmitida à pate de baixo dela e ela não der conta. os 2 ferros de 25mm na parte de cima assumem. Irão fazer o papel de vigas em balanço. enviando estes esforços aos pilares.
        A tração Passa a ser negativa.


        Editado pela última vez por Ricardo A Ferreira em Ter, 23 Out 2012, 15:50, num total de 2 vezes

        Re: Por favor, Analisem essa viga.

        Ricardo A Ferreira
        postou em Ter, 23 Out 2012, 15:43
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 23

          Prezado, essa viga ela só sutentará a LAJE e as PAREDES que sobre ela repousam.
          A segunda LAJE é problema da VIGA de cima, e não dela!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          cpersio
          postou em Seg, 26 Nov 2012, 11:00
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

            Ricardo A Ferreira escreveu:
            Está viga está com folga na altura. ela está muito boa além do nescessário (no que diz respeito a altura.)

            Do geito que está lá, Não cai! (Não cai se os PILARES forem capazes de suportar esses esforços de cálculo.
            O que vai acontecer? O concreto Armado ele é obdiente. (Ele faz o que lhe mandam!)
            essa viga ela então vai trabalhar como se fosse mais ou menos Vigas em balanço. (uma em cada pilar) Se toda carga for transmitida à pate de baixo dela e ela não der conta. os 2 ferros de 25mm na parte de cima assumem. Irão fazer o papel de vigas em balanço. enviando estes esforços aos pilares.
            A tração Passa a ser negativa.



            Ricardo A Ferreira, fico muito feliz pela atenção que deu ao problema, era isso que eu realmente precisa "saber" sobre a viga, minha única preocupação era justamente saber se ela suportaria a carga.

            Já sabia de antemão que a àrea de aço estava superestimada e que poderia tê-la feito com menos aço, mas como a mesma já estava executada, essas questões citadas por outros colegas, já não serviriam muito.

            Faltou apenas eu informar que o sentido das treliças, é paralelo a essa viga, ou seja, elas estão apoiadas sobre as mesmas paredes/pilares que essa viga também se apoia, pois esse é o menor vão (4,5) o outro vão tem 5 metros.

            Graças as suas considerações, posso concluir que (minha casa não vai cair).

            abs

            Obrigado pela atenção.

            tripolar
            postou em Sex, 06 Mar 2015, 10:43
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              Amigo, também estou nesta mesma etapa de minha obra e minha casa vai ter estes mesmos dois pisos sob elas, porem com vão livre de 5 metros. Não sou engenheiro civil, porem determinei minhas vigas com 23 largura x 40 altura, 3 ferros 3/8 em cima, 3 ferros 3/8 em baixo e 1 ferros 3/8 de cada lado com estribos 5/16 a cada 20cm, vão livre de 5 metros e com a laje apoiada sobre as vigas.
              Acho que os colegas do grupos estão querendo lhe dizer é que tem muito ferro para pouca estrutura e concreto, logo, ou a pessoa dimensionou algo muito forte ou tem algum segundo objetivo.
              OBS: Ainda não comprei minhas vigas, então se alguém tiver alguma opinião eu aceito.


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Cálculo Estrutural