Dúvida para os cadistas - Preço desenhos em cad


Responder Mensagem

Dúvida para os cadistas - Preço desenhos em cad

Renataxavier
postou em Ter, 11 Set 2012, 10:00
Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

    Gente, tenho feito vários desenhos em cad para clientes, porém estou com dúvida se estou cobrando certo.
    Fiz um desenho de um terreno de 900m², com 8 chalés (todo iguais) com planta baixa, fachadas, cortes, cobertura e locação. Deu 2 pranchas A0 em escala 1/100, se fosse cobrar por R$1,5/m² sairia por R$1350,00. Óbvio que não cobrei isso. Nesses casos como cobrar?


    _________________
    Renata Xavier
    Técnica em Edificações / Eng. Civil
    Projetos e orçamentos de Construção Civil
    Tel.: (84) 991055163
    renata_jx@hotmail.com

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Ter, 11 Set 2012, 17:09
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      Renata, nesses casos eu tenho uma regra: para obras pequenas ou não usuais eu não cobro por m2, e sim analiso para cada serviço.

      Se for ver o valor do m2 de um sobrado é bem maior do que um edifício com pavimentos tipo, que se repetem, não dão trabalho e contribuem bastante para a área total construída. Tem gente que trabalha com 2 (ou mais) tabelas, daí você que sabe.

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      MeketrefiS
      postou em Qua, 12 Set 2012, 08:57
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

        Ola Renata!
        Este é um dilema muito discutido, pois se cobra muito o cliente corre, se cobra pouco o cliente não acredita na qualidade do trabalho. Eu tenho duas tabelas uma com o custo por m² que é progressiva, ou seja: quanto maior a area menor o custo por metro quadrado. A outra é por tempo de execução, pela experiencia consigo determinar quanto tempo gastaria para fazer o trabalho, acrescento o tempo para vistas no local e etc. Aí voce analisa quanto seria um salario digno e justo para voce, divide por 25 dias e terá uma media muito boa.
        A ABECE recomenda o seguinte: 1,10% do CUB para Projetos Arquitetonicos completos e 1,90% para Projeto Estrutural, se o trabalho for só de desenho, sem calculo e já com o Arquitetonico definido, uns 0,40% do CUB ja esta de bom tamanho. Faça a conta pelos metodos e tire uma media. Não esqueça nunca que se voce esta vendendo uma IDEIA ou uma Soluçao, é um direito Autoral, aí o não tem preço, tem negociação...
        Abraço!!

        _________________
        mhfranhan@uol.com.br
        (11) 9320.5399

        Dúvida para os cadistas - Preço desenhos em cad

        IsaacdeCristo
        postou em Qua, 12 Set 2012, 16:37
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Cara Renata,

          Nesse caso o melhor é apelar para a "hora técnica". Assim você cobrará o justo pelo tempo dispendido para o trabalho feito.

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Renataxavier
          postou em Qui, 13 Set 2012, 08:46
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 13

            Pessoal, a para fazer somente o memorial descritivo de uma obra? Existe alguma tabela para saber como cobrar?

            Obrigada a todos!

            _________________
            Renata Xavier
            Técnica em Edificações / Eng. Civil
            Projetos e orçamentos de Construção Civil
            Tel.: (84) 991055163
            renata_jx@hotmail.com

            Alex Barreto Cypriano
            postou em Qui, 13 Set 2012, 09:28
            Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

              Renata
              Memorial descritivo é uma peça inseparável, obrigatória por vezes, de um projeto básico ou legal de arquitetura. Ele não se confunde com memoriais executivos e muito menos com peças orçamentárias. De toda maneira, supunha, ele deveria ter sido preparado por quem arquitetou a edificação, causando-me estranheza a sua feitura aparentemente terceirizada, e seu custo estaria incluso no serviço arquitetural ou de projeto. Salvo engano, parece demonstrar bem o grau da fragmentação da atividade de projeto...


              Responder Mensagem

              • Tópicos relacionados

              Construção civil, discussões gerais