Instalação de ralo em laje impermeabilizada
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Instalações Prediais
Autor Mensagem
luiz_borges
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Sex, 04 Out 2013, 23:27    Assunto: Instalação de ralo em laje impermeabilizada Responder com Citação

Depois de ter vários problemas em uma casa que tem infiltração de água entre o ralo e o concreto, eu quero fazer um trabalho bem feito de impermeabilização na construção da casa nova, no entanto estou com uma dúvida sobre como deve ser feita a instalação dos ralos nos tubos impermeabilizados.

Pelo que entendi eu faço a regularização com o rebaixo para o ralo, aplica a impermeabilização escolhida e depois assento o piso e fixo a grelha do ralo. Conforme o diagrama abaixo:

Estou com dificuldade em entender como é fixada a grelha se a tubulação do ralo está embutida na laje. É só colocada por cima e fixada no lugar com argamassa? O que é o tal "anel de PVC com corte vertical" do esquema?

Pretendo fazer esta etapa eu mesmo, todos os encanadores "profissionais" que falei até agora disseram que a impermeabilização não é necessária (eles dizem que o rejunte já impermeabiliza") e não faziam ideia de como fazer a instalação de um ralo com uma laje impermeabilizada desta forma... Sad

PS: A impermeabilização tem que estender por todo o banheiro ou só na área do box?

PS2: Se a impermeabilização se estende por todo o banheiro, como ela deve ser feita no furo da bacia sanitária? Só virando a impermeabilização para dentro do cano nivelado na regularização? Os parafusos de fixação não iriam furar a impermeabilização?

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 5
Colaborador Nível 5

MensagemEnviada: Sáb, 05 Out 2013, 09:35    Assunto: Instalação de ralo em laje impermeabilizada Responder com Citação

Prezado Luiz,

A impermeabilização deve ser feita em toda a laje e principalmente na cozinha, banheiros, área de serviços e varandas, que são as áreas consideradas "molhadas". Já a instalação dos ralos e dos vasos sanitários, deve ser feita conforme a ilustração, ou seja, a manta impermeabilizante deve envolver o ralo em continuidade com a superfície plana.

O que dizem os encanadores, é porque "erroneamente", na prática muitos não costumam aplicar esta manda em volta do ralo, porque a instalação é feita em um sistema de encaixe "macho e fêmea", nesta ordem de cima para baixo e no sentido do fluxo do fluido, razão pela qual reduz-se a possibilidade de vazamento. Aliás, se NUNCA houver um entupimento na caixa (lá no solo) há poucas probabilidade de infiltração pela junção ralo/laje.

Já a grelha é instalada diretamente em seu encaixe e pouco diz respeito à questão de vazamento, uma vez que esta é móvel e sempre é retirada para limpeza do ralo.

Os parafusos do vaso sanitário, uma vez fixados na laje e esta estando impermeabilizada corretamente, não há como ter vazamento pelas suas perfurações. Já amanta de impermeabilização da superfície da laje deve ligar-se ao tudo de queda/saída do vaso sanitário, vedando 100% qualquer possibilidade de vazamento.

Boa sorte!
luiz_borges
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Sáb, 05 Out 2013, 10:57    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas respostas Isaac, mas acho que não fui claro na minha pergunta.

Suponha a seguinte situação:
O banheiro (na laje piso de um sobrado) possui uma caixa sifonada de 150mm, a impermeabilização é feita em todo o piso sendo "virada" para dentro da caixa sifonada (conforme o desenho esquemático acima). Agora eu vejo dois problemas:

1) Depois de ter sido feito este procedimento, o diâmetro interno da caixa sifonada é menor justamente por causa da impermeabilização, portanto não tem como eu encaixar o porta grelha.

2) Se o ralo foi feito em rebaixo em relação ao piso (conforme o desenho indica e conforme este Passo a Passo*), eu ainda tenho que instalar um prolongamento para vencer este rebaixo e deixar o ralo no nível do piso. Como fazer isso (lembrando que o diâmetro interno do tubo agora está diminuído)?

* Não está funcionando o link do passo a passo, segue: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/24/passo-a-passo-impermeabilizacao-de-banheiro-261364-1.aspx
Mobango420
Usuário Novato

MensagemEnviada: Qui, 28 Nov 2013, 09:38    Assunto: Responder com Citação

imagine você utilizando uma solução que lhe faça tudo isto automaticamente, e muito mais, reduzindo os seus gastos de tempo e dinheiro!!!
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Instalações Prediais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Instalação de sistema de aquecimento em laje de forro Cálculo Estrutural 4 Ter, 14 Ago 2012, 12:22
Por mmonticelli
Não há mensagens novas Cozinha sem ralo Instalações Prediais 1 Qua, 13 Mai 2009, 11:33
Por ander-rodrigo
Não há mensagens novas Ralo Linear Inox uma solução inovadora com Design Anúncios, Profissionais & Serviços 0 Dom, 26 Jun 2011, 16:11
Por Robinson Rodrigues
Não há mensagens novas Instalação Softwares 0 Seg, 28 Abr 2008, 10:45
Por alissonbona
Não há mensagens novas Instalação do notefólio no pc Softwares 0 Sáb, 19 Abr 2008, 18:29
Por Rui Costa
Não há mensagens novas Instalação do ORSE Softwares 1 Ter, 12 Ago 2008, 11:11
Por Guaracy

php BB © 2001, 2010 php BB Group