Instalação de ralo em laje impermeabilizada


Responder Mensagem
    Responder com Citação

Instalação de ralo em laje impermeabilizada

luiz_borges » Sex, 04 Out 2013, 23:27

Depois de ter vários problemas em uma casa que tem infiltração de água entre o ralo e o concreto, eu quero fazer um trabalho bem feito de impermeabilização na construção da casa nova, no entanto estou com uma dúvida sobre como deve ser feita a instalação dos ralos nos tubos impermeabilizados.

Pelo que entendi eu faço a regularização com o rebaixo para o ralo, aplica a impermeabilização escolhida e depois assento o piso e fixo a grelha do ralo. Conforme o diagrama abaixo:



Estou com dificuldade em entender como é fixada a grelha se a tubulação do ralo está embutida na laje. É só colocada por cima e fixada no lugar com argamassa? O que é o tal "anel de PVC com corte vertical" do esquema?

Pretendo fazer esta etapa eu mesmo, todos os encanadores "profissionais" que falei até agora disseram que a impermeabilização não é necessária (eles dizem que o rejunte já impermeabiliza") e não faziam ideia de como fazer a instalação de um ralo com uma laje impermeabilizada desta forma... Sad

PS: A impermeabilização tem que estender por todo o banheiro ou só na área do box?

PS2: Se a impermeabilização se estende por todo o banheiro, como ela deve ser feita no furo da bacia sanitária? Só virando a impermeabilização para dentro do cano nivelado na regularização? Os parafusos de fixação não iriam furar a impermeabilização?


luiz_borges
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
 
Mensagens: 14
Registrado em: Domingo, 28 de Outubro de 2012

Fórum E-Civil »


Fórum E-Civil
Advertising
Advertising
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Abril de 2003


    Responder com Citação

Instalação de ralo em laje impermeabilizada

IsaacdeCristo » Sáb, 05 Out 2013, 09:35

Prezado Luiz,

A impermeabilização deve ser feita em toda a laje e principalmente na cozinha, banheiros, área de serviços e varandas, que são as áreas consideradas "molhadas". Já a instalação dos ralos e dos vasos sanitários, deve ser feita conforme a ilustração, ou seja, a manta impermeabilizante deve envolver o ralo em continuidade com a superfície plana.

O que dizem os encanadores, é porque "erroneamente", na prática muitos não costumam aplicar esta manda em volta do ralo, porque a instalação é feita em um sistema de encaixe "macho e fêmea", nesta ordem de cima para baixo e no sentido do fluxo do fluido, razão pela qual reduz-se a possibilidade de vazamento. Aliás, se NUNCA houver um entupimento na caixa (lá no solo) há poucas probabilidade de infiltração pela junção ralo/laje.

Já a grelha é instalada diretamente em seu encaixe e pouco diz respeito à questão de vazamento, uma vez que esta é móvel e sempre é retirada para limpeza do ralo.

Os parafusos do vaso sanitário, uma vez fixados na laje e esta estando impermeabilizada corretamente, não há como ter vazamento pelas suas perfurações. Já amanta de impermeabilização da superfície da laje deve ligar-se ao tudo de queda/saída do vaso sanitário, vedando 100% qualquer possibilidade de vazamento.

Boa sorte!

_________________
Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis? "Surpreenda engenheiros, arquitetos e mestres de obras”, leia antes o livro
www.CONHECENDOOBRAS.com.br

IsaacdeCristo
Colaborador Nível 5
Colaborador Nível 5
 
Mensagens: 3088
Registrado em: Quarta-Feira, 3 de Junho de 2009
Localização: Camaçari - Bahia - Brasil

    Responder com Citação

luiz_borges » Sáb, 05 Out 2013, 10:57

Obrigado pelas respostas Isaac, mas acho que não fui claro na minha pergunta.

Suponha a seguinte situação:
O banheiro (na laje piso de um sobrado) possui uma caixa sifonada de 150mm, a impermeabilização é feita em todo o piso sendo "virada" para dentro da caixa sifonada (conforme o desenho esquemático acima). Agora eu vejo dois problemas:

1) Depois de ter sido feito este procedimento, o diâmetro interno da caixa sifonada é menor justamente por causa da impermeabilização, portanto não tem como eu encaixar o porta grelha.

2) Se o ralo foi feito em rebaixo em relação ao piso (conforme o desenho indica e conforme este Passo a Passo*), eu ainda tenho que instalar um prolongamento para vencer este rebaixo e deixar o ralo no nível do piso. Como fazer isso (lembrando que o diâmetro interno do tubo agora está diminuído)?

* Não está funcionando o link do passo a passo, segue: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/24/passo-a-passo-impermeabilizacao-de-banheiro-261364-1.aspx

luiz_borges
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
 
Mensagens: 14
Registrado em: Domingo, 28 de Outubro de 2012

    Responder com Citação

Mobango420 » Qui, 28 Nov 2013, 09:38

imagine você utilizando uma solução que lhe faça tudo isto automaticamente, e muito mais, reduzindo os seus gastos de tempo e dinheiro!!!

_________________
Testking testkingworld.com
Learn Spanish http://www.learnspanishonline.me

Mobango420
Usuário Novato
 
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2013

Fórum E-Civil »


Fórum E-Civil
Advertising
Advertising
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Abril de 2003


Responder Mensagem

  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Última Mensagem

Instalações Prediais

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.