Concreto leve - Qual densidade utilizar?


Responder Mensagem

Concreto leve - Qual densidade utilizar?

jjames
postou em Qui, 05 Dez 2013, 21:51
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Olá pessoal. Possuo uma casa em terreno acline. A garagem fica na parte térrea do terreno e a laje desta serve como varanda da minha casa. Estava querendo fazer uma melhoria na mesma criando o tal do espaço gourmet tão falado hoje em dia.
    Da laje pra a sala temos um desnível de 26 cm e desejo diminuir esta diferença para uns 13cm (metade). Estava pensando em utilizar placas de eps (isopor) e sobre este uma camada de uns 3 cm de concreto (72kg/m3) e depois o piso escolhido. Porém fiquei pensando no concreto leve que poderia ser mais leve. Neste caso teria que dispensar as placas de eps e preencher os 13 cm com concreto leve o que pode acabar ficando mais pesado do que a combinação placa eps + concreto dependendo da densidade adotada.
    Podem me ajudar informando a densidade mínima para utilizar neste caso?
    Obrigado


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Concreto Leve

    Guilherme Garc
    postou em Qui, 05 Dez 2013, 23:33
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 163

      Caro,

      A opção EPS não é ruim, e sua preocupação seria com a densidade do EPS não do concreto. Se a densidade do EPS for compatível com o carregamento, precisará apenas do contrapiso normal.

      _________________
      Abraços e bons trabalhos.

      Projetos e Consultorias em materiais
      Soluções sustentáveis
      Engenharia Diagnótica

      Guilherme Custódio Garcia Jr
      garc.engineer@gmail.com
      11- 2306 4800
      11- 9 8516 0420

      Re: Concreto Leve

      jjames
      postou em Sex, 06 Dez 2013, 15:23
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

        Guilherme Garc escreveu:Caro,

        A opção EPS não é ruim, e sua preocupação seria com a densidade do EPS não do concreto. Se a densidade do EPS for compatível com o carregamento, precisará apenas do contrapiso normal.


        Guilherme, obrigado pela resposta.

        Entendi que posso colocar um EPS denso e ao invés de uma camada fina de concreto poderia fazer o contra-piso direto. Perfeito, mas qual seria a densidade ideal no exemplo citado (área gourmet)?

        Certo da contribuição, agradeço.
        Jesse

        Concreto Leve

        IsaacdeCristo
        postou em Sex, 06 Dez 2013, 19:39
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Prezado James,

          Não confunda "densidade" (Kg/m³) com "resistência a cargas" (Kgf/cm²). Quando o EPS é utilizado apenas para preenchimento (que é o mais provável e comum), não precisará ter resistência para a carga de obra e de uso do piso, pois esta função caberá ao concreto e ao piso. Enfim, a ideia de utilizá-lo para preenchimento é boa, mas deve ser feita tecnicamente, adotando-se espaçamentos para transmissão de cargas para o concreto existente.

          Boa sorte!

          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          mauromarc
          postou em Sex, 06 Dez 2013, 23:06
          Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

            O EPS (Isopor) está na moda, mas a uns anos atrás era normal o preenchimento de rebaixos em lajes (Principalmente de banheiros) com carvão mineral. Em uma obra que eu estava supervisionando, fizemos o nivelamento com este material (Carvão) e contrapiso de 1:3. Se não me engano, já faz mais de 6 anos e até hoje não deu problema algum.

            Att.

            _________________
            Mauro Marcelo Correa
            Engenheiro Civil
            Cel: (35) 9 9831-9764
            E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br

            Re: Concreto Leve

            jjames
            postou em Sáb, 07 Dez 2013, 08:04
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

              IsaacdeCristo escreveu:Prezado James,

              Não confunda "densidade" (Kg/m³) com "resistência a cargas" (Kgf/cm²). Quando o EPS é utilizado apenas para preenchimento (que é o mais provável e comum), não precisará ter resistência para a carga de obra e de uso do piso, pois esta função caberá ao concreto e ao piso. Enfim, a ideia de utilizá-lo para preenchimento é boa, mas deve ser feita tecnicamente, adotando-se espaçamentos para transmissão de cargas para o concreto existente.

              Boa sorte!


              Isaac, obrigado pela resposta. Você está certo sobre a densidade e resistência.
              Para fazer a transferência de carga estou pensando em deixar espaços entre as placas e preencher com concreto. Dessa forma faço uma ligação entre o concreto sobre o eps e a laje. Pode me ajudar dizendo a distância entre esses espaçamentos?
              Obrigado

              jjames
              postou em Sáb, 07 Dez 2013, 08:15
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                mauromarc escreveu:O EPS (Isopor) está na moda, mas a uns anos atrás era normal o preenchimento de rebaixos em lajes (Principalmente de banheiros) com carvão mineral. Em uma obra que eu estava supervisionando, fizemos o nivelamento com este material (Carvão) e contrapiso de 1:3. Se não me engano, já faz mais de 6 anos e até hoje não deu problema algum.

                Att.


                Sim Mauro, mas o custo do carvão hoje está bem alto o que forçou, ao passar dos anos, a migração para o EPS e outras soluções mais economicas, não?

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                mauromarc
                postou em Sáb, 07 Dez 2013, 13:18
                Usuário Nível 2 | Mensagens: 73

                  Prezado JJames, boa tarde;

                  O preço do carvão mineral (Antracito) subiu mesmo ultimamente, devido a sua utilização como filtros para água.

                  Mas vejamos se você tem razão:


                  Opção 1) Custo de placas de EPS densidade de 25kg/m3 100x100:
                  a) Espessura de 2cm: 11,20 por placa; (Não computado o frete)
                  b) Espessura de 3cm: 18,05 por placa; (Não computado o frete)
                  c) Espessura de 5cm: 29,80 por placa; (Não computado o frete)

                  Para um enchimento de 1m2 com espessura de 10cm, você precisará de 02 placas de 29,80 = 29,80x2=R$59,60/m2. (Preços pesquisados no Mercado livre).

                  Opção 2) Custos do carvão mineral: 1kg = 21litros = R$8,80
                  10kg = 210litros = R$71,10

                  Para um enchimento de 1m2 com espessura de 10cm, você precisará de 1mtx1mtx0,1mt = 0,1m3 .: 21litros / 1000 = 0,021m2 .: 0,1/0,021 = 4,77 vezes ou aproximadamente 5
                  5 x 8,80 = R$44,00/m2. (Preços pesquisados no Mercado livre).

                  Obs: Não estou levando em consideração que se você comprar uma quantidade grande, o preço cai. Veja:
                  a) 10 x 8,80 = R$88,00 (Quando adquirido somente 1kg)
                  b) 10 x 7,11= R$71,10 (Quando adquirido somente 10kg)
                  c) 88 / 71,10 = 1,24= 24% de desconto...

                  Conclusão:

                  Custo com EPS = R$59,60m2. (Preço sem frete)
                  Custo com Carvão mineral = 5 x 7,11 = R$35,55/m2 (Preço sem frete)
                  x = 59,60 / 35,55 = 1,68 .: Diferença de somente 68% mais caro.

                  Bom, na engenharia temos a cultura de que a utilização dos materiais é regional. As vezes utilizamos componentes mais caros em obras devido a sua a disponibilidade e porque o frete tornaria o mais barato não viável.

                  Abraços.

                  Att

                  _________________
                  Mauro Marcelo Correa
                  Engenheiro Civil
                  Cel: (35) 9 9831-9764
                  E-Mail:mauro.mcorrea@yahoo.com.br

                  jjames
                  postou em Dom, 08 Dez 2013, 10:19
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

                    mauromarc escreveu:Prezado JJames, boa tarde;

                    O preço do carvão mineral (Antracito) subiu mesmo ultimamente, devido a sua utilização como filtros para água.

                    Mas vejamos se você tem razão:


                    Opção 1) Custo de placas de EPS densidade de 25kg/m3 100x100:
                    a) Espessura de 2cm: 11,20 por placa; (Não computado o frete)
                    b) Espessura de 3cm: 18,05 por placa; (Não computado o frete)
                    c) Espessura de 5cm: 29,80 por placa; (Não computado o frete)

                    Para um enchimento de 1m2 com espessura de 10cm, você precisará de 02 placas de 29,80 = 29,80x2=R$59,60/m2. (Preços pesquisados no Mercado livre).

                    Opção 2) Custos do carvão mineral: 1kg = 21litros = R$8,80
                    10kg = 210litros = R$71,10

                    Para um enchimento de 1m2 com espessura de 10cm, você precisará de 1mtx1mtx0,1mt = 0,1m3 .: 21litros / 1000 = 0,021m2 .: 0,1/0,021 = 4,77 vezes ou aproximadamente 5
                    5 x 8,80 = R$44,00/m2. (Preços pesquisados no Mercado livre).

                    Obs: Não estou levando em consideração que se você comprar uma quantidade grande, o preço cai. Veja:
                    a) 10 x 8,80 = R$88,00 (Quando adquirido somente 1kg)
                    b) 10 x 7,11= R$71,10 (Quando adquirido somente 10kg)
                    c) 88 / 71,10 = 1,24= 24% de desconto...

                    Conclusão:

                    Custo com EPS = R$59,60m2. (Preço sem frete)
                    Custo com Carvão mineral = 5 x 7,11 = R$35,55/m2 (Preço sem frete)
                    x = 59,60 / 35,55 = 1,68 .: Diferença de somente 68% mais caro.

                    Bom, na engenharia temos a cultura de que a utilização dos materiais é regional. As vezes utilizamos componentes mais caros em obras devido a sua a disponibilidade e porque o frete tornaria o mais barato não viável.

                    Abraços.

                    Att



                    Poxa Mauro... obrigado pela análise.
                    Eu estava cotando o preço do EPS mas não atentei para a densidade do mesmo. Vou ter que verificar isso na segunda-feira.
                    Porém no site do ABRAPEX entre outros é indicada uma densidade de 17 a 20kg/m3 (Tipo 4 de EPS) para terraço com tráfego de pessoas (meu caso). O que acha?

                    Sobre o concreto leve li também que na minha situação precisaria de uma densidade a partir de 1200kg/m3, mas qual seria a melhor ?





                    [img][/img]


                    Responder Mensagem

                    • Tópicos relacionados

                    Construção civil, discussões gerais