Engenheiro civil x Arquiteto... Informação


Responder Mensagem

Engenheiro civil x Arquiteto... Informação

Felipe Alves
postou em Dom, 21 Jan 2007, 15:41
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Pessoal,

    Preciso de uma informação muito importante. Vcs que já são profissionais podem me ajudar nisso.

    1. O engenheiro civil pode fazer e assinar projetos arquitetônicos de casas e edifícios ? Tem alguma limitação?
    2. O arquiteto pode elaborar e assinar um projeto estrutural de um edificio? Existe limitação quanto a altura, área, etc?
    3. E quanto a fiscalizar a execução de uma obra, a quem cabe?
    4. Por fim, projetos de instalações elétricas, hidráulicas ambos podem assinar?

    Agradeço pessoal. Vou me matricular no curso esse mês e quero um desses cursos, pois gosto de construção civil.

    Abraço,


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Djalma Pesôa Neto
    postou em Qui, 25 Jan 2007, 17:22
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 20

      1. O engenheiro civil pode fazer e assinar projetos arquitetônicos de casas e edifícios ? Tem alguma limitação?

      O engenheiro civil pode fazer e assinar projetos arquitetônicos de casas e edifícios. Não tem nenhuma restrição quanto a isto.
      É bom lembrar que o arquiteto e urbanista tem reserva para os projetos urbanísticos.

      2. O arquiteto pode elaborar e assinar um projeto estrutural de um edificio? Existe limitação quanto a altura, área, etc?

      Os arquitetos tem realmente limitações quanto a elaboração e responsabilidade de cálculo estrutural.

      3. E quanto a fiscalizar a execução de uma obra, a quem cabe?

      Ela pode ser fiscalizada por um engenheiro civil ou por um arquiteto. Muitas das vezês dependendo do porte da obra tem-se uma equipe de fiscalização.

      4. Por fim, projetos de instalações elétricas, hidráulicas ambos podem assinar?

      Normalmente os projetos específicos são de competência de um engenheiro eletricista e de um engenheiro civil, respectivamente. Deve-se observar as resoluções pertinentes dos CREA´S em cada estado, que são relativas a formação e época de diplomação de cada profissional, e óbviamente a dimensão do projeto específico.
      Por exemplo sou engenheiro civil diplomado no estado do Rio de Janeiro e tenho habilitação para executar projetos de instalação elétrica até 7,5 KVA, já os profissionais equivalentes em Minas Gerais já não tem esta habilitação.

      OK ?

      Qualquer outra dúvida consulte o CREA local ou o site do CONFEA: www.confea.org.br

      Bons estudos !

      Djalma Smile

      _________________
      Engenheiro Civil MSc. Djalma Pinto Pessôa Neto
      Mais de 30 anos de experiência no mercado de Engenharia.

      Felipe Alves
      postou em Qui, 25 Jan 2007, 19:13
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        Obrigado Djalma, me ajudou bastante. Wink


        Responder Mensagem

        • Tópicos relacionados

        Construção civil, discussões gerais