PROCESSO DE CURA DO CONCRETO


Responder Mensagem

PROCESSO DE CURA DO CONCRETO

JOSEMYR
postou em Dom, 09 Set 2007, 12:29
Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

    Na época em que fazia curso técnico, me diziam que o concreto após 30 minutos de ter sido feito e não ter sido usado, ele já não servia mais para uso. Dar para se entender que: com esse curto período de tempo o concreto, de certa forma, já está um pouco ou muito endurecido. Folheando uma apostila do Instituto Universal Brasileiro ( curso de mestre-de-obra) em que fala do processo de cura do concreto. Ela cita nas suas explicações: " As reações químicas aqui citadas se processam lentamente, veja bem: início do endurecimento do concreto acontece somente depois de 4 horas da concretagem, continuando até o 28 dia."
    Agora me questiono e questiono vocês sobre quanto tempo o concreto depois de ter sido feito, pode ficar sem o devido lançamento nas formas, sem que isto comprometa sua eficácia. Exclamation Question


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Henardt
    postou em Ter, 11 Set 2007, 23:09
    Usuário Nível 2 | Mensagens: 65

      De acordo com que lembro de ter escutado o professor em aula, em média deve-se lançar antes de 2h para ñ perder sua trabalhabilidade entre outras. A não ser que coloque retardadores no mesmo.

      Agora pergunto, por qual motivo ou circunstância vocÊ vai demorar tanto pra utilizar o concreto?

      JOSEMYR
      postou em Sex, 21 Set 2007, 00:06
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 10

        Caro Henardt queria somente discordar da opinião do autor que falou em endurecimento do concreto a partir de 4h de ter sido feito. Tomei um susto com tal afirmação. Não fiz estudos em laboratório para verificar isso. Para quem é menos experiente pode querer deixar o mesmo fora das fôrmas e simplesmente sair para almoçar. Sendo lançado na volta e com uma pequena ,mas significativa quantidade de água adicionada, já que como você inteligentimente frisou - a trabalhabilidade é afetada com tal ato, a ponto de deixar a mistura difícil de ser lançada e necessitando ser amolecida. Nos meus trabalhos, não permito que ele fique nem 30 minutos parado sem lançamento nas formas. Mas valeu pelo enteresse e curiosidade em querer saber se eu teria a aldácia de deixar concreto tanto tempo sem lançamento. Ainda não enlouqueci, embora pareça.
        Abraço.

        Henardt
        postou em Dom, 23 Set 2007, 00:47
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 65

          Realmente, os pequenos detalhes que muitas vezes leigos ñ levam em consideração, ou ouviram falar na esquina que fica bom, fazem em suas obras e daí já viu... esses detalhes levam a perfeição ou as vezes a ruina das obras... Um ex. foi a época que as marquises resolveram cair e viraram noticiário, basta tirar os escoramentos erradamente já muda todo seu comportamento e outra série de fatores que as levaram a ruina.

          Quanto mais pirado melhor fica, nos loucos que surgem as melhore idéias.

          Abraço, e ande pela sombra, Henardt Weber Klein.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais