Colunas em viga I concretadas, seria uma boa solução?


Responder Mensagem

Colunas em viga I concretadas, seria uma boa solução?

sandrorodriguesrocha
postou em Sáb, 12 Abr 2014, 00:00
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3


    É o seguinte gente! possuo uma área de 12*30 metros onde pretendo fazer o fechamento total da área com pé direito de 6 metros. O solo está sendo aterrado com escória e rachão de pedras e sendo feito os vigamentos pelos lados do muro, no fundo e no meio do terreno com sapatas de 60 CM de diâmetro por 70 de fundo amarradas com vigas de 15 por 40.
    Penso em utilizar colunas de aço tipo I de 8 polegadas e meu pedreiro sugeriu concretarmos essas colunas com formas de tubos de 300 a 400 milímetros que seriam desmontáveis.
    Minha dúvida é se isso seria uma solução para aumentar a resistência das colunas, pois gostaria de poder prever uma ponte rolante de 5 Toneladas sobre essas colunas e bater uma laje com vigas de aço em cima dessa área, muito obrigado. [/b]


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Sáb, 12 Abr 2014, 09:48
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      Aconselho-te a procurar auxílio profissional: independente das colunas, as sapatas devem transmitir adequadamente a carga viva e morta (presentes ou futuras) ao solo, o que acho que não vai se dar pelas dimensões que você especificou, salvo não serem sapatas ou o solo tiver enorme resistência... Embutir coluna de aço em concreto é coisa antiga, aumenta a resistência mecânica (sob determinadas circunstâncias) e à corrosão e fogo (sempre). Mas, às vezes, representa apenas mais sobrecarga e ônus inútil.

      sandrorodriguesrocha
      postou em Sáb, 12 Abr 2014, 19:13
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Alex Barreto Cypriano escreveu:Aconselho-te a procurar auxílio profissional: independente das colunas, as sapatas devem transmitir adequadamente a carga viva e morta (presentes ou futuras) ao solo, o que acho que não vai se dar pelas dimensões que você especificou, salvo não serem sapatas ou o solo tiver enorme resistência... Embutir coluna de aço em concreto é coisa antiga, aumenta a resistência mecânica (sob determinadas circunstâncias) e à corrosão e fogo (sempre). Mas, às vezes, representa apenas mais sobrecarga e ônus inútil.



        Boa noite e obrigado pela colaboração caro Alex, o solo esta sendo aterrado com escória de usina siderúrgica e rachão de rochas de usina de reciclagem. Mas suas considerações parecem estar certas mesmo, pois este aterro de rochas deveria ter pelo menos 50 centímetros, como disse uma arquiteta que veio olhar o terreno.
        Quando estiverem prontas as sapatas, vigas e executadas as caixas de fossa, águas pluviais e demais, pretendo fazer um RADIER sobre o aterro rochoso. Legal Very Happy


        Responder Mensagem


        Cálculo Estrutural