projeto de telhado

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural
Autor Mensagem
dpiketi
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Mai 29, 2008 12:46 am    Assunto: projeto de telhado Responder com Citação

e ai galera. to fazendo um projeto pra aula de desenho e mesmo nao tendo obrigaçao (ainda) de fazer o calculo do estrutural certinho, to procurando aprender o maximo possivel.
o meu problema é no dimensionamento de um telhado. a ideia eh fazer um bem simples, do tipo chalé, com telhas francesas, e inclinaçao de 35%. a area da laje a em torno de 170 m² ( 17 x 10 ) .
eu nao sei qual espessura das vigas e pilares de madeira ( pendural, frechal, cumieira, terças etc) nem da distancias entre as tesouras, tb nao sei a espessura do caibro nem a distancia das madeiras de caibro. enfim, eu nao sei nada.. ehehhe.
será que alguem pode me dar uma ideia?

desde ja, grato pelo suporte.
Links Patrocinados

Rafael_epc
Participante
Participante

MensagemEnviada: Qui Mai 29, 2008 10:17 am    Assunto: Responder com Citação

Caro amigo

Para dimensionar uma estrutura de madeira, você deve, em primeiro momento, definir a estrutura fundamental.

Em outras palavras, como será o modelo estrutural (conjunto de vigas, lajes e pilares).

O dimensionamento real de uma estrutura de madeira deverá obedecer a norma vigente de Estruturas de Madeira, a NBR 7190/1997. Nela estarão todos os parâmetros de como dimensionar as estruturas de madeira.

Se for um galpão de concreto armado, você terá de utilizar a NBR 6118/2003.

Então, se você está fazendo o curso de Engenharia Civil, você terá que retomar todos os conceitos de mecânica e de resistência dos materiais.

Se você desejar, posso enviar uma simulação via AutoCAD 2006, para você ter uma idéia de como a estrutura vai se portar.

Outra coisa: Em se tratando de telhado (treliças), a primeira coisa a se avaliar é o peso que a estrutura vai receber. As demais informações de cargas podem ser fornecidas pelos fabricantes das telhas. Em outra instância, as estruturas de madeira exigem detalhamentos das estruturas (ou seja, desenhos que indiquem a quantidade de parafusos ou pregos, distâncias, cruzamento de barras, cortes, etc).

Meu e-mail:

rafael_ctba_br@yahoo.com

Atenciosamente

Rafael
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Autor Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas telhado fórum Discussões Gerais 0 Sáb Abr 26, 2008 11:19 am
Por Visitante
Não há mensagens novas Telhado fórum Softwares 3 Sex Abr 11, 2008 10:49 am
Por Visitante
Não há mensagens novas Casa com Telhado fórum Discussões Gerais 4 Sex Jul 13, 2007 1:23 pm
Por Visitante
Não há mensagens novas Telhado no Better Homes and Gardens fórum Softwares 0 Sex Mar 14, 2008 2:08 pm
Por Visitante
Não há mensagens novas Carga do Telhado na estrutura Christian F. L. Morais Discussões Gerais 1 Sex Ago 22, 2008 5:31 pm
Por obrito