Resistência da laje maciça


Responder Mensagem

Resistência da laje maciça

romeu0928
postou em Ter, 30 Set 2014, 10:59
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Colegas, bom dia. Estou com um projeto de construção de um aquário sobre uma laje maciça em um apartamento. Meu apartamento é no primeiro andar. Aqui a construção foi feita em blocos de quatro andares cada. A construtora é confiável (de referência) e as informações que tenho são essas:

    Laje maciça mais contra piso e piso = 12cm a 13cm
    Peso por m² de 250kg

    Há um coeficiente de segurança que não me informaram, o qual, aplicado ao peso inicial por m², aumenta a resistência para mais de 300kg/m² (fonte: internet). Essa carga é distribuída, ou seja, por toda a laje. Resistência de toda a laje. O quarto em que será instalado o aquário tem 9m², 9x 250= 2250kg. O peso seguro que poderia colocar sobre a laje total do quarto é esse, sem aplicar o coeficiente de segurança.

    Há uma diferença entre carga distribuída e carga concentrada. A resistência em questão é carga distribuída e não concentrada, a qual eu não tenho conhecimento da resistência.

    O aquário terá 170cm comprimento, 47cm de largura e 45cm de altura, que fará com que o peso se aproxime de 420kg (inclusive o vidro) sobre a laje. Soma-se a esse valor o filtro que ficará embaixo com água e a mesa de apoio de mdf e metalon. O total aqui será então de 550kg aproximadamente sobre uma área de 170cm x 47cm= 0,80m²

    Portanto teremos 550kg em uma área de 0,80m², o que equivaleria a 687kg\m². O aquário ficará encostado na parede, em que a resistência teoricamente é maior.

    Há dúvida paira na resistência da laje e no conceito de construção. Pois alguns informam que a parede faz pesar toda a estrutura e não ajudará a apoiar o aquário em questão. Outros dizem que a parede também serve de apoio da laje, visto que a mesma está apoiada na parede do andar debaixo.

    Segue abaixo uma imagem simples e ilustrativa do local para melhor entendimento.

    https://imageshack.com/i/knzw4dE3j
    [/img]


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Resistência da laje maciça

    IsaacdeCristo
    postou em Qua, 01 Out 2014, 18:57
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado Romeu,

      O que você expressou tem sentido, mas quanto à carga próxima à parede... embora a região da laje próxima à parede seja mais resistente, ela tem um limite que se confunde com a carga linear da viga e esta deve ser e com certeza é bem determinada. Submetê-la a uma carga concentrada requer atenção diferenciada no cálculo estrutural. Posicionar esta carga bem próxima a um pilar seria menos temerário.



      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      romeu0928
      postou em Qui, 02 Out 2014, 17:27
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

        Percebe-se que aproximadamente a metade do peso do aquário estará apoiado à viga, o que traria mais segurança. O que eu quero dizer é que o aquário não está totalmente sobre uma laje sem qualquer apoio. O problema está com a outra metade que não tem viga e nem coluna, apenas parede. Então, aproximadamente 300kg (250kg a 300kg) ficarão sobre a laje sem apoio de colunas e vigas.


        Editado pela última vez por romeu0928 em Qui, 02 Out 2014, 17:37, num total de 1 vez

        Re: Resistência da laje maciça

        romeu0928
        postou em Qui, 02 Out 2014, 17:35
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          IsaacdeCristo escreveu:Prezado Romeu,

          O que você expressou tem sentido, mas quanto à carga próxima à parede... embora a região da laje próxima à parede seja mais resistente, ela tem um limite que se confunde com a carga linear da viga e esta deve ser e com certeza é bem determinada. Submetê-la a uma carga concentrada requer atenção diferenciada no cálculo estrutural. Posicionar esta carga bem próxima a um pilar seria menos temerário.



          Boa sorte!


          Isaac, o engenheiro não dá o parecer, pois não quer se comprometer. Todavia sabemos que a resistência de uma laje piso e maciça é feita para suportar cargas maiores e com uma boa margem de segurança. Se caso o aquário causar problemas na estrutura, o que poderíamos deparar serão as rachaduras com o tempo? Pois dizer que o aquário irá desabar seria um exagero. O que acha?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais