Dúvidas sobre laje (solução para grandes vãos)


Responder Mensagem

Dúvidas sobre laje (solução para grandes vãos)

tatasl00
postou em Sex, 01 Mai 2015, 21:01
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá amigos,

    gostaria nao sou da área de Engenharia Civil mas gostaria de saber o seguinte:

    desejo construir uma casa com laje. Seria no caso o térreo e mais dois andares, como um pequeno prédio.
    Pergunta: Até quantos metros quadrados dá para construir algo com laje? Se por exemplo os vaos sao de 4x4m resultando em 16m2 e se no mesmo caso eu optasse por fazer vaos de 5x5m ou 6x6m ...10x10m, existiria a possibilidade de ter um grande ambiente sem possuir paredes posicionadas ao meio? Em um dos grandes ambientes que cito (tipo um grande salao), seria suficiente se no meio da sala uma viga de concreto fosse construída com radies de fora a fora (T forma)? Como seria a melhor forma de construir 36m2, 49m2, 64m2...100m2 sem paredes entre os quatro vaos? É possível?

    ***Nao tem nada a ver com o tema, mas essas janelas que sao utilizadas aqui na Alemanha, alguém sabe sao vendidas no Brasil? Nao desejo saber em relacao à quantidade de linhas de vidro (anti-ruído), mas ao sistema de abertura e fechamento?

    Totalmente agradecido em quem me responder!!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Fabio Torres
    postou em Dom, 03 Mai 2015, 18:22
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 116

      Sempre digo que o dinheiro é o limite. É possível fazer muitas coisas na engenharia. No caso das lajes, enquanto o vão a ser vencido cresce linearmente, o custo desse vão cresce exponencialmente.
      Com um vão de até 8 metros é possível construir com lajes treliçadas pre-moldadas. Para vãos maiores convém a utilização de laje nervurada ou até mesmo lajes alveolares protendidas, sem que seja necessário o uso de pilares ou vigas intermediárias.

      Em relação as janelas, poste uma foto pra sabermos exatamente o modelo.

      Abraço

      Dúvidas sobre laje (solução para grandes vãos)

      IsaacdeCristo
      postou em Ter, 05 Mai 2015, 19:52
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Tatas100,

        É possível fazer vãos maiores, ou acima de 4.00 metros, mas a armadura deve ser reforçada, pois as ferragens constantes nas vigotas não são suficientes. Deve-se considerar também que o escoramento deve ser reforçado. Não esqueçamos que a laje pre-fabricada ou treliçada é apenas um artifício onde o bloco ou isopor entra apenas como forma, eliminando-se os gastos com madeira e carpinteiro e reduzindo-se o tempo de execução. Também devemos levar em conta que os cálculos da armadura devem ser feito por um estruturalista.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        tatasl00
        postou em Sáb, 09 Mai 2015, 01:13
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Olá,

          agradeco pelas respostas. Em relacao às janelas tenho esses links:

          fensterversand com

          As janelas na Alemanha (por que ainda nao vi no Brasil) tem esse sistema formado por duas formas de abrir: a maneira tradicional e uma outra que é entreaberta, que pode ser visto nesse outro link na foto de cima. Reparar que a janela está entre aberta. Eu encontrei em um site de um alemao no Brasil, mas escrevi para eles há cinco dias e até o momento nao derao nenhuma forma de contato. Ah nao tenho permissao ainda para postar links aqui. Lamento.

          schueco com

          Encontrei esse outro site no Brasil, mas ainda nao foi enviada resposta sobre valores e medidas e fabricante:

          www dexxa com br/produtos.php?pagina=nav/janelas

          No mais só aguardar mesmo, coisa lerda de sempre no Brasil.

          E voltando ainda sobre a construcao de laje, como evitar o perigo de infiltracoes? Me recordo que onde eu morava quando crianca fora construída laje em metade da casa e depois de uns 05 anos veio uma infiltracao. Onde está o problema, no cimento (que nao foi colocadi suficiente) ou sei lá onde?

          Se eu fizer um projeto desses nem sei como escolher um engenheiro responsável, pois em minha cidade NOMES temos muitos mas saber quem tem capacidade suficiente nem da boca de conhecidos.

          *Mais uma coisa, queria fazer um pequeno porao, tipo uns 30m2. Na Alemanha tem o perigo de criar lodo e chegar a provocar sérios danos às paredes. Isso eu sei que é devido à temperatura e ventilacao. Mas em se tratando de Brasil, como é o comportamento desse tipo de construcao?

          Muito obrigado!!!

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais