Como se determina o cronograma físico-financeiro


Responder Mensagem

Como se determina o cronograma físico-financeiro

IsaacdeCristo
postou em Qua, 06 Mai 2015, 01:50
Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

    Um amigo me perguntou, pelo Facebook, como se faz o cronograma físico-financeiro de uma obra: "Tenho dúvidas quando se elabora o cronograma financeiro que q caixa pede pra financiamento. Como determinar aquelas porcentagens de cada etapa da construção?".

    RESPOSTA
    "Não tem como responder ou ensinar isso através de uma resposta de chat. A parte financeira do cronograma é feita pelo valor que cada etapa representa do orçamento geral da obra. Já a parte cronológica é determinada a partir do conhecimento que o profissional (planejador) tem sobre cada serviço e o tempo de executá-lo.

    Mas há orçamento detalhado a ponto de se saber o tempo de duração ou carga horária de cada serviço. Por exemplo, falando-se de modo bem simples, se para fazer uma alvenaria, um pedreiro assenta 250 blocos em 1 dia, e se toda a alvenaria consumirá 10 mil blocos, o tempo de execução será 40 dias (10000/250).

    Mas o planejador poderá decidir, mediante determinadas circunstâncias, se o serviço será feito apenas por um pedreiro ou se por dois (20 dias), 3 (13 dias), etc...

    Assim, se vai determinando o cronograma, inclusive considerando-se serviços que podem ser executados simultaneamente e os que dependem da execução de outros.
    "

    Os amigos podem ajudar perguntando, melhorando ou complementando esta resposta.

    Grato a todos!


    _________________
    Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
    Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
    Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    ARQUIMEDES E CONTROLE DE OBRA

    plinioyoko
    postou em Sex, 30 Out 2015, 18:46
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 36

      Vou começar no dia 15 de Novembro um curso Básico de Arquimedes e Controle de Obra 2014 onde sera disponibilizado todas as Bases de Dados do Arquimedes no decorrer do curso
      se for do seu interesse siga os links abaixo e si inscreva no canal o curso é grátis e será disponibilizado no youtube.https://plus.google.com/u/0/+PlinioRodriguesplus/posts (https://plus.google.com/u/0/+PlinioRodriguesplus/posts)
      http://projetecdf.blogspot.com/2014/03/como-atualizar-os-precos-da-base-de.html (http://projetecdf.blogspot.com/2014/03/como-atualizar-os-precos-da-base-de.html)

      _________________
      Construção esse é o caminho do progresso.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Construção civil, discussões gerais