Largura Ideal para Portas


Responder Mensagem

Largura Ideal para Portas

rgondim
postou em Qui, 21 Mai 2015, 12:13
Usuário Nível 1 | Mensagens: 31

    Meu projeto possui dimensões de 7,3m de largura por 15m de comprimento, com três quartos no 1º pavimento.

    Vejo muitos projetos que usam portas de 80cm x 2,1m para quartos, e outros que utilizam 70cmx2,1m como medida padrão. Para banheiros, vejo com muita frequência o uso de 60cm de largura.
    Recebi a recomendação de uma estudante de arquitetura para incluir portas padronizadas de 80cmx2,10m em quartos e banheiros, pensando na necessidade de acessibilidade em algum momento da vida.

    Gostaria de pedir a sugestão dos(as) nobres colegas sobre o assunto. Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Nereu
    postou em Sex, 22 Mai 2015, 15:11
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

      É isso mesmo, 80cm é a largura mínima de porta onde pode-se passar uma cadeira de rodas. Se você quer realmente construir sua casa visando a acessibilidade futura recomendo que faça tudo pelas recomendações da NBR9050.
      http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/legislacao/pessoa-deficiencia/norma-abnt-NBR-9050 (http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/legislacao/pessoa-deficiencia/norma-abnt-NBR-9050)

      Largura Ideal para Portas

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 28 Mai 2015, 17:54
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro RGondim,

        A verdade é que portas nas medidas que você citou, são um padrão bem popular mesmo. já nas casas mais elaboradas pouco se usa portas de 60x2,10 em banheiros e de 70x2,10 em quartos. Mas em relação ao que disse o estudante de arquitetura e, considerando o tamanho da sua casa, eu só mudaria a medida da porta do banheiro, a qual eu adotaria 70x2,10, já que 80x2,10 seria um pouco exagerada. Não obstante, as considerações referem-se a sanitários de pequeno porte (os mais comuns), pois se se tratar de uma suíte "master", claro que convém colocar porta de no mínimo 80cm de largura, com uso de blindex ou outras soluções a gosto dos proprietários.

        Também se falando em uso futuro e acessibilidade (embora eu não saiba a idade atual dos usuários nem o quão perto ou longe está este futuro), se não for muito próximo, não creio que seja o tempo de já se pensar nisso, uma vez que as construções tem tempo de vida útil. Entrementes, também se falando em acessibilidade, caso seja o caso, um sanitário/banheiro acessível tem muito mais requisitos do que apenas uma porta larga que na verdade deve ser mais larga que 80cm.

        Boa sorte!

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Largura Ideal para Portas

        GpGoodwill
        postou em Qua, 16 Set 2015, 00:02
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Como tenho as portas do meu BJ podres e nao compensa arranjar, gostaria de saber se as portas de outros modelos 70 dao para colocar no meu
          Obrigado e abraco a todos

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais