Preocupação quanto ao peso máximo em cima de uma laje


Responder Mensagem

Preocupação quanto ao peso máximo em cima de uma laje

jdsilva7
postou em Sex, 14 Out 2016, 00:00
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa noite. Por favor alguém me responda o quanto antes.
    Está sendo feita uma reforma na minha casa. A minha preocupação é: tem uma garagem no andar de baixo mais ou menos com 10m de comprimento e uns 4m de largura. Em cima da garagem estão construindo uma estrutura que também estará tendo laje para proteção contra ventos, etc. Minha dúvida: a laje da garagem aguentará esta estrutura em cima?
    Por favor, me ajudem. Muito obrigado!!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    iagocastro_
    postou em Qua, 19 Out 2016, 09:03
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Bom dia,

      Não sei se eu entendi direito sua pergunta, mas vou tentar responder como entendi. A laje do primeiro andar tem 10x4m e abriga, em seu vão livre, uma garagem. Acima desta laje está sendo construída uma segunda estrutura, de mesmas dimensões, que também terá uma laje (cobertura).

      Partindo dessa situação, deve-se levar em consideração se a estrutura superior estará apoiada sobre os pilares que sustentam a inferior ou se estará apoiada na laje inferior. No primeiro caso, deve-se calcular a carga extra no pilar para verificar se ele aguenta tal carregamento.

      No segundo caso, você deve calcular a sobrecarga que será acusada pela laje superior na laje inferior, da mesma forma que se calcula paredes que são levantadas no interior da laje e não sobre vigas. Com este valor, calcula-se a altura útil e área de ferro necessária para suportar essa carga extra, atentando ao fato da laje ser armada em uma ou duas direções. A partir daí você deve analisar se a laje atual possui uma altura útil suficiente para aguentar a carga extra.

      Espero ter ajudado de alguma forma.


      Responder Mensagem


      Construção civil, discussões gerais