Dúvida vão de vigas entre pilares


Responder Mensagem

Dúvida vão de vigas entre pilares

Oslec
postou em Ter, 24 Jan 2017, 11:54
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Pense num desenho de um quadrado. Esse quadrado seria um garagem de 5x5 metros sobre 4 pilares apenas e, portanto, cada viga com vão de 5 metros.
    Supondo que eu só tenho viga de 5x15 cm e que essa medida seja duvidosa pra colocar telhas de fibrocimento de 6mm num vão de 5m.
    Vendo esse desenho mentalmente, são 2 vigas horizontais e 2 verticais.
    Nas vigas horizontais eu posso colocar 3 ou até mais pilares mas não nas vigas verticais devido ao espaço apertado pra manobrar o carro.
    Então eu pergunto, ficando as vigas horizontais bem apoiadas em quantos pilares forem necessários e se eu colocar várias vigas verticalmente, tipo a cada 1m, ficaria reforçado?
    E se o problemas for da viga envergar com o próprio peso devido ao vão de 5m eu colocar vários caibros, tipo a cada 0,5m, daria certo?
    Obs.: Supondo que essa viga de 5x15 não seja suficiente e eu não tenha como colocar uma mais reforçada.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Dúvida vão de vigas entre pilares

    joao oliveira civil
    postou em Sáb, 28 Jan 2017, 00:06
    Usuário Novato | Mensagens: 1

      Olá, primeiro determine as ações nas vigas e pilares com as respectivas solicitações. Realize o cálculo estrutural de verificação das vigas, pilares e outros elementos estruturais presentes em relação ao momento fletor, cisalhamento, torção (se aplicável) solicitante para verificar se essas dimensões estão adequadas, claro, observando as normas.


      Responder Mensagem

      • Tópicos relacionados

      Cálculo Estrutural