CÁLCULO DO CYPECAD


Responder Mensagem

CÁLCULO DO CYPECAD

geraldodaniel
postou em Qui, 07 Dez 2017, 15:51
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Boa tarde a todos,

    tenho a seguinte dúvida com relação às simulações do CYPECAD: Após lançar todas as informações de configurações de uma estrutura em concreto armado, lançar os pilares, vigas e lajes, passa-se ao cálculo da estrutura. Bom, até aí tudo bem! O software então apresenta um relatório dizendo onde apareceram erros e, a partir daí, faz-se uma investigação dos erros e tenta-se corrigi-los. Por exemplo, erros em vigas. Pode-se corrigir aumentando a área de aço, conforme o caso, torna-se recalcular pra ver se tal viga passa. A minha pergunta(s) é(são): Qual é o critério que o software utiliza para parar de calcular? E, se tal erro tem solução (e às vezes simples como aumentar área de aço) porque ele mesmo não efetuou a modificação? Caso alguém puder esclarecer ficarei muito grato.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Re: CÁLCULO DO CYPECAD

    GilbertoRocha
    postou em Qui, 07 Dez 2017, 16:54
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 193

      Aumentar a área de aço não é a solução maior parte das vezes.

      Ao calcular uma viga, você tem várias variáveis, altura, largura, cobrimento, FCK e FYK e armadura são as principais.

      Como é impossível calcular várias variáveis sem gerar várias opções, o cype pede altura, largura e cobrimento, e responde com armadura.

      Nas planilhas que eu fiz e uso para calcular, é a mesma coisa, descreve as mesmas variáveis, e ela responde em armadura.

      Se o software responde que a viga está flexionando demais, é porque falta inércia, e a altura deve ser aumentada, dela, ou do pilar. Tecnicamente, aumentar a armadura aumenta levemente a inércia, mas é um custo muito maior do que aumentar a altura da viga.
      Se ele responde com As/Ac de pilares maior que 2, o pilar deve ser aumentado.

      Se você mudar a armadura e re-calcular, não adianta nada, porque ao clicar em calcular, o software limpa toda a informação de armadura, e re-calcula qual a armadura necessária para a estrutura.

      Se você postar qual o erro fica mais fácil descobrir a solução.


      Responder Mensagem


      Programas e apps de construção civil