Duvida simples sobre concreto Graduação

Responder Mensagem
    Responder com Citação

Duvida simples sobre concreto Graduação

battousaigemeos » Sáb, 03 Mar 2018, 11:57

Olá pessoal, sou novo no fórum, como também na graduação do curso de engenharia Civil.

Não sei se o fórum também tem como finalidade responder meus tipos de dúvida, se não, me perdoem.

Bem, eu estava pensando sobre o concreto e seus agregados. Vi que o que permeia a resistência de um concreto basicamente é a relação água cimento. E que os agregados basicamente servem para dar volume e diminuir os custos, visto que o cimento é relativamente caro.

Mas vi que o concreto sempre tem como agregados basicamente areia e brita. Por que eles são utilizados, especificamente a areia e a brita? Por que não outro qualquer agregado? Essa areia e brita tem alguma função no concreto além de dar corpo e diminuir custos?

Outra pergunta, Se faço uma viga baldrame, um pilar, qualquer coisa que se faz de concreto, só de cimento e água apenas, ela estaria cumprindo sua função?

Espero que tenham entendido minha duvida de iniciante...
Obrigado! Very Happy

battousaigemeos
Usuário Novato

Fórum E-Civil »

Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising

Responder com Citação

Re: Duvida simples sobre concreto Graduação

GilbertoRocha » Sáb, 03 Mar 2018, 13:45

Sim, um dos principais fatores na resistência do concreto é agua/cimento.
    Utiliza-se principalmente areia e brita porque absorvem pouca água, tem resistência considerável e baixo custo, mas isso não significa que não se pode utilizar outros materiais. Existem casos onde pode-se utilizar:
    Argila/Silte("terra") - chamamos de solo-cimento, a resistência é bem menor, mas é um material econômico, o professor Berberian fez milhares de casas suportadas em estacas de solo-cimento.

Argila expandida(aquecida em forno especial), substitui agregado graúdo - Utilizada em concreto de baixo peso, permitindo estruturas de concreto mais leve.

Borracha(geralmente resíduo de borracha que ia ser jogado fora), substitui parte do agregado graúdo - Versão econômica e de baixa resistência da argila expandida, ainda tem a vantagem de dar um destino ao resíduo de borracha.

Tecnicamente, você poderia fazer uma mistura de apenas água e cimento, não seria concreto, e sim pasta, as vezes é utilizado essa mistura para fechar trincas ou em contenções por coesão, PORÉM, quanto mais cimento, mais água, e consequentemente, o processo de cura deve ser cuidado, visto que, caso contrário, essa pasta irá trincar durante a cura, em geral, é recomendado que concreto tenha entre 300 e 500kg de cimento por m3.

www.youtube.com/watch?v=VQ1nU74DqNk

Editado pela última vez por GilbertoRocha em Sáb, 03 Mar 2018, 19:16, num total de 2 vezes

GilbertoRocha
    Moderador
    Moderador

Responder com Citação

Visitante » Sáb, 03 Mar 2018, 17:07

Obrigado amigo!
      Legal Legal Very Happy

Visitante

Responder Mensagem

• Tópicos relacionados
          Respostas
          Última Mensagem