CONCRETAGEM DE PESCOÇO DE PILAR EM DUAS ETAPAS


Responder Mensagem

CONCRETAGEM DE PESCOÇO DE PILAR EM DUAS ETAPAS

EDUARDO projeto42
postou em Qui, 22 Out 2020, 07:41
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Bom dia colegas!!!

    Pessoal to com a seguinte duvida, usualmente em estruturas de pouca complexidade usa-se as paredes como parte da forma dos pilares (abafa a parede com duas tabuas e ta resolvido a forma). Essa metodologia economiza bastnte, contudo termina-se por concretar o pescoço do pilara (comprimento entre a face superior da laje inferior e a façe inferior da viga superior) em duas etapas. A concretagem do pescoço em duas etapas ocorre devido a estabilidade da parede. Por exemplo, pense uma parede de 2,5 m. A primeira concretagem ocorre a 1,5 m e a segunda a 2,5. Dessa forma a parede mantem-se estavel pois não atinge grandes alturas sem um pilar para lhe fornecer rigidez.

    A minha duvida é se essa concretagem do pescoço do pilar em duas etapas pode causar algum problema ? Sempre que faço tento deixar a superficie do pilar ( a que vai receber o concreto novo) o mais aspera possivel por meio de abrasão com ponteira de ferro e escova de aço. Mesmo ainda assim tenho minhas duvidas sobre a eficiencia dessa metodologia. Infelizmente não achei material tecnico sobre o assunto.

    Caso alguem tenha algum esclarescimento ficarei muito grato !!


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem

    • Tópicos relacionados

    Construção civil, discussões gerais