COMO EMITIR ART?


Responder Mensagem

COMO EMITIR ART?

LAJES-LEME
postou em Seg, 10 Ago 2009, 15:52
Usuário Novato | Mensagens: 1

    Ola a todos, sou novo aqui no site e ja venho com uma duvida...

    Sou proprietário de uma empresa de lajes Pré Moldadas e um cliente me pediu que eu emitisse ART.

    Quem deve emitir a ART é o engenheiro da minha empresa?
    Existe taxa à ser paga? Quem paga, o engenheiro ou a minha empresa?

    Grato à que puder sanar minha duvida


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eugênio Vicente Ferreira
    postou em Seg, 10 Ago 2009, 19:57
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Prezado (a),

      Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é o documento emitido por um profissional ou empresa registrada no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), quando emitido este documento indica que o profissional/empresa é responsável técnico(a) do serviço que está sendo executado.

      Esta situação é boa para o seu cliente que vai ficar tranquilo em virtude da responsabilidade assumida pelo profissional ou a empresa, por outro lado a pessoa ou entidade que emitiu a ART, deixa registrada no conselho os serviços executados no decorrer da vida profissional, é o que chamamos de acervo técnico.

      Assim sendo, o ideal é que sua empresa seja regularizada porque esta situação trará credibilidade junto aos seus clientes e analogamente, quanto maior for a quantidade de ART emitida maior será a indicação de que sua empresa tem experiência neste tipo de serviço. Caso a emissão seja por parte do engenheiro que o senhor contratou, então ele fica sendo responsável pela laje que o senhor construiu e o crédito desta construção vai para o acervo técnico dele.

      Numa situação como esta faço um comentário a parte.

      Se suas lajes são construídas mediante projeto e supervisão periódica do engenheiro, tudo bem. Porque o projetista estrutural sabe o que calcular, como calcular e a norma a seguir.

      Para obter mais informações, sugiro que o senhor procure a unidade do CREA que atende a cidade onde está instalada a Laje - Leme.

      Atenciosamente.

      _________________
      Eng. Eugênio
      Email: evf.engenharia@web2go.com.br
      Projetos Estruturais em concreto, aço e
      madeira.


      Responder Mensagem

      Construção civil, discussões gerais