Duvida sobre o calculo de estrutura metálica de Cobertura


Responder Mensagem

Duvida sobre o calculo de estrutura metálica de Cobertura

paimei
postou em Sex, 18 Set 2009, 11:56
Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

    Pessoal, Bom Dia!

    Sou Eng. Civil e estou com uma dúvida sobre o calculo de uma estrutura metálica de uma cobertura de um galpão de 14,00x26,00m, estou querendo usar tesouras metálicas engastada em pilares de concreto armado de 0,20x0,25m para vencer o vão de 14,00m. . Nos pilares estava pensando em uma distância de 4,00 entre si, as telhas serão de fibrocimento, o pé direito será de 4,50m. Este é o meu primeiro projeto e não tenho muita experiência em calculo de estruturas metálicas então não estou muito seguro, vou usar o software de metálica do cypecad e cypecad pra dimensionar as estruturas. Gostaria de uma ajuda de vocês, um pré-dimensionamento, quaisquer referências ou sugestões de alguém que já tenha feito um calculo parecido ou tenha conhecimento nesta área, assim vou poder comparar com os resultando obtidos através do cypecad, como já disse não tenho muita experiência neste tipo de calculo então todas as sugestões são bem-vindas.

    Obrigado.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eng. André
    postou em Seg, 21 Set 2009, 21:54
    Colaborador Nível 1 | Mensagens: 282

      Posso te dar acessoria em projetos com Metálica 3D e CypeCAD, trabalho com os mesmos a mais de 7 anos e já calculei diversos galpões de estrutura mista.
      entre em contato.

      _________________
      Eng. André Pinheiro
      ZANOLLIN Soluções Estruturais
      E-mail: eng.andrepinheiro@gmail.com
      Skype: eng.pinheiro
      Fone: 19 3579 5051
      Cel. : 19 97415 7770

      robmag
      postou em Qua, 23 Set 2009, 23:21
      Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

        Caro Paimei,

        O vão livre de 14,00 pode ser considerado pequeno para estruturas metálicas de cobertura, ainda que as telhas de fibrocimento pesem mais que as telhas metálicas.

        Entretanto, é melhor não "engastar" a tesoura nos pilares de CA, e sim articular suas extremidades, com um apoio fixo de um lado e um apoio móvel do outro, alternando-os entre uma tesoura e outra.

        Assim evitam-se os chamados "estalos" durante as dilatações térmicas.

        O distanciamento de 4,00 m entre tesouras está adequado, dispensando terças de seções avantajadas e obtendo bom contraventamento na estrutura.

        _________________
        Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
        Programador LISP para AutoCAD
        www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
        robertomagnani@uol.com.br

        Cobertura em Estrutura Metálica

        Super Dog
        postou em Sex, 02 Out 2009, 12:41
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Caro Paimei,
          Estou fazendo um projeto com caracteristica parecidas e tentando utilizar o Cype módulos pórticos e metal 3D, algumas diferenças entre meu projeto e o teu são: medidas 12x14 e 4,5 m de altura, direção do pórtico seria no vão de 14 metros sendo duas águas, cada água de sete metros , outra diferensa estão nos pilares , optado por metálico treliçado, sendo o pórtico todo de treliça, ai que vem a complicação com o programa de calculo Cype; Gero os pórticos no módulo Gerador de Pórticos, pótico treliçado, adiciona as cargas, ventos da região, cálculo as vigas madres, da cobertura e laterais se existir, depois exportar para metal 3D, até ai tudo bem, após exportar para metal 3Dmetal começa a complicar,não consegui entrar com os dados para gerar as treliças, empaquei ñ sei como fazer.
          Se você souber ou alguem por favor nos de uma luz.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Tesouras metálicas

          edsonruas
          postou em Dom, 12 Set 2010, 20:13
          Usuário Novato | Mensagens: 1

            Caro Pamei, você tem quem faça as tesouras para você, se não tiver podes entrar em contato que nos fazemos. Finito Indústria e comércio Ltda fones 51 84765739 - 51 35622425, com Edson.


            Responder Mensagem


            Cálculo Estrutural