Importância do Engenheiro estrutural


Responder Mensagem

Importância do Engenheiro estrutural

cobhc
postou em Seg, 08 Mar 2010, 09:54
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Olá colegas..
    sou acadêmico do curso de engenharia civil 5º período, e por estar leigo ainda no dia a dia do engenheiro civil, resolvi pedir a ajuda de quem entende e já atua na área..
    no caso, tenho a seguinte dúvida:
    Se o engenheiro civil apenas formado na graduação está apto a desenvolver o cálculo estrutural, porque existem os especialistas? seria por existirem projetos mais ''complexos'', ou por ele ter mais ''coragem'' de assinar um projeto maior..

    outra dúvida seria em relação as fundações de prédios, projetos um poucos maiores no geral:
    É feito um projeto somente das fundações?
    Para as fundações também é necessário um especialista?
    e aonde é encontrada especializações destas duas área: fundações e calc. estrutural..

    agradeço a compreensão, obrigado..


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Eugênio Vicente Ferreira
    postou em Seg, 15 Mar 2010, 00:23
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

      Vou tentar elucidar sua dúvida comentando a princípio sobre a graduação de outro profissional, o médico. No curso de medicina ele estuda o corpo humano quanto a sua anatomia, sistema nervoso, órgãos, fisiologia e assim por diante....

      Quando formado este profissional sabe tudo porém não é especialista em nada, portanto, ele vai trabalhar como clínico geral e usar seu conhecimento para identificar doenças em seus pacientes e sabendo de ante mão que em alguns casos terá de encaminhá-los para um especialista.

      Na engenharia prevalece o mesmo conceito, ou seja, quando você terminar o curso terá que escolher o caminho a percorrer para não ser simplesmente mais um engenheiro sem colocação no selvagem mercado de trabalho.

      Fazendo alusão a outra profissão, um centro avante quando recebe uma bola estando ele na marca da cal e de frente para o gol, mas dá um bico e chuta a bola para lateral, isto é um mero caso de acidente de trabalho e quando muito, vai receber alguns elogios dos torcedores mais afoitos. Mas o cálculo estrutural errado pode ocasionar danos materias e o que é pior, pode ceifar vidas.

      A especialização para cálculo de estruturas depende do quanto você que aprender e em que área vai atuar, concreto armado, premoldado, protendido, estruturas metálicas, estruturas de madeira ou fundações.

      Você pode se especializar e atuar em todas as opções listadas, mas pode acreditar, isto leva tempo e requer muita dedicação pela nobre profissão.

      Atenciosamente.

      _________________
      Eng. Eugênio
      Email: evf.engenharia@web2go.com.br
      Projetos Estruturais em concreto, aço e
      madeira.


      Responder Mensagem


      Cálculo Estrutural