Reforço de Laje Pré-moldada


Responder Mensagem

Reforço de Laje Pré-moldada

Marco Antonio
postou em Ter, 28 Dez 2004, 13:24
Visitante

    Caros Colegas, preciso fazer uma reforma na minha casa e devo reforçar as lajes pré-moldadas que hoje são de forro para utilizá-las como piso.
    Alguém pode me dar uma dica???
    Desde já agradeço e um Feliz 2005 a todos.

    Idea


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Waldir
    postou em Ter, 28 Dez 2004, 23:31
    Visitante

      Não sei te dizer ao certo como reforçar essa laje, mas certa vez fui chamado para fazer mais 1 pavimento em uma casa, a laje era de coberta e pré-moldada, só que depois da minha avaliação, constatei que a laje estava com algumas fissuras. Então tive que fazer uma cinta, em cima das paredes e colocar uma laje de piso por cima apoiada na cinta.

      Denyse Duarte
      postou em Qua, 29 Dez 2004, 01:23
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

        Acho que você deve analizar bem a estrutura da laje, justamente para ver se não há fissuras, como foi o caso do Waldir. Aconcelho você a chamar um perito, que faça uma vistoria detalhada, assim pode-se evitar constrangimentos maiores no futuro, como gastos densnecessários.

        _________________
        Denyse Duarte

        reforço de laje

        Marco Antonio
        postou em Qui, 30 Dez 2004, 14:36
        Visitante

          Caro colega,

          Existem algumas técnicas simples para se reforçar lajes pré-moldadas ou maciças. Algumas são:

          1) Diminuir o vão da laje, usando-se vigas preferencialmente em estruturas de aço;
          2) Fazer uma nova laje por cima da existente, usando a existente apenas como fôrma. Cuidado para garantir que a nova laje vai ficar apoiada nas vigas ou alvenarias de suporte;

          Estas técnicas, como outras, apresentam custos indesejáveis ao empreendimento. Vale fazer algumas contas para ver também se não é mais barato derrubar a laje existente e fazer uma nova.

          No entanto, é importante fazer uma cálculo estrutural e avaliar a resistência estrutural da sua laje, pois talvez, mesmo trocando uma laje de forro por uma de piso, não haverão diferenças significantes. Verifique flechas e armaduras pela NBR 6118/03.

          Boa sorte e qualquer dúvida entre em contato.

          Danilo Hollanda

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Reforço de laje Pré-Moldada

          Marco Antonio
          postou em Sex, 14 Jan 2005, 12:20
          Visitante

            Caros Waldir, Denise e Danillo,

            Somente agora pude ver as dicas de vcs a respeito do assunto em epígrafe, pois estava viajando de férias. Agradeço a preciosa ajuda.

            No entanto, dada a complicação da obra de reforma, decidí por vender a casa e construir outra em outro lugar.

            Um grande abraço a todos.

            Marco Antonio Salgado

            Luan Rodrigo
            postou em Sáb, 30 Ago 2014, 23:05
            Usuário Novato | Mensagens: 1

              Tenho uma dúvida parecida, porém preciso anexar as fotos da minha obra para explicar melhor a situação. Como faço para anexar imagens?

              Reforço de Laje Pré-moldada

              IsaacdeCristo
              postou em Seg, 01 Set 2014, 14:35
              Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

                Luan Rodrigo escreveu:Tenho uma dúvida parecida, porém preciso anexar as fotos da minha obra para explicar melhor a situação. Como faço para anexar imagens?


                Prezado Luan,

                Como responderam alguns colegas, é necessário levar um estruturalista pra ver de perto a situação atual da laje. Conheço casos em que a laje, mesmo sendo de "forro", tinha condições de ser transformada em "piso" sem maiores modificações, pois tinha sido feita com reforço além do necessário. Mas em muitos casos houve sim necessidade de criação de nova laje ou até mesmo de demolição, pois não há tecnicamente, condições de apenas "engrossar um pouco mais" uma laje de forro, achando que vamos transformá-la em laje de piso. Aliás, comumente, a laje de forro só servirá apenas como "forma" para uma nova laje de piso.

                Boa sorte!

                _________________
                Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
                Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
                Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Grazielle A. R.
                postou em Sex, 22 Jul 2016, 10:35
                Usuário Novato | Mensagens: 1

                  Bom dia.
                  Vou construir uma garagem e sobre ela uma área de lazer, será parede sobre parede.
                  A laje será pré moldada de vigotas e blocos, com pé direito de 2,50 e o vão livre de 5,70, tendo 3 pilares de 15x20 em cada lateral. Posso fazer com uma viga de 20cm de espessura e 30cm de altura? A viga teria 6 barras de ferro de 10mm na horizontal e estribos espaçados de 20 em 20cm feitos com barras de ferro de 5mm.

                  Calculista

                  construtorvirtual
                  postou em Dom, 24 Jul 2016, 18:01
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

                    Recomendo procurar um calculista para dirimir tais dúvidas... Very Happy


                    Responder Mensagem

                    • Tópicos relacionados

                    Cálculo Estrutural