Reforço de Laje Pré-moldada
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural
Autor Mensagem
Marco Antonio
Visitante

MensagemEnviada: Ter, 28 Dez 2004, 13:24    Assunto: Reforço de Laje Pré-moldada Responder com Citação

Caros Colegas, preciso fazer uma reforma na minha casa e devo reforçar as lajes pré-moldadas que hoje são de forro para utilizá-las como piso.
Alguém pode me dar uma dica???
Desde já agradeço e um Feliz 2005 a todos.

Idea

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Waldir
Visitante

MensagemEnviada: Ter, 28 Dez 2004, 23:31    Assunto: Responder com Citação

Não sei te dizer ao certo como reforçar essa laje, mas certa vez fui chamado para fazer mais 1 pavimento em uma casa, a laje era de coberta e pré-moldada, só que depois da minha avaliação, constatei que a laje estava com algumas fissuras. Então tive que fazer uma cinta, em cima das paredes e colocar uma laje de piso por cima apoiada na cinta.
Denyse Duarte
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qua, 29 Dez 2004, 01:23    Assunto: Responder com Citação

Acho que você deve analizar bem a estrutura da laje, justamente para ver se não há fissuras, como foi o caso do Waldir. Aconcelho você a chamar um perito, que faça uma vistoria detalhada, assim pode-se evitar constrangimentos maiores no futuro, como gastos densnecessários.
Visitante

MensagemEnviada: Qui, 30 Dez 2004, 14:36    Assunto: reforço de laje Responder com Citação

Caro colega,

Existem algumas técnicas simples para se reforçar lajes pré-moldadas ou maciças. Algumas são:

1) Diminuir o vão da laje, usando-se vigas preferencialmente em estruturas de aço;
2) Fazer uma nova laje por cima da existente, usando a existente apenas como fôrma. Cuidado para garantir que a nova laje vai ficar apoiada nas vigas ou alvenarias de suporte;

Estas técnicas, como outras, apresentam custos indesejáveis ao empreendimento. Vale fazer algumas contas para ver também se não é mais barato derrubar a laje existente e fazer uma nova.

No entanto, é importante fazer uma cálculo estrutural e avaliar a resistência estrutural da sua laje, pois talvez, mesmo trocando uma laje de forro por uma de piso, não haverão diferenças significantes. Verifique flechas e armaduras pela NBR 6118/03.

Boa sorte e qualquer dúvida entre em contato.

Danilo Hollanda
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Marco Antonio
Visitante

MensagemEnviada: Sex, 14 Jan 2005, 12:20    Assunto: Reforço de laje Pré-Moldada Responder com Citação

Caros Waldir, Denise e Danillo,

Somente agora pude ver as dicas de vcs a respeito do assunto em epígrafe, pois estava viajando de férias. Agradeço a preciosa ajuda.

No entanto, dada a complicação da obra de reforma, decidí por vender a casa e construir outra em outro lugar.

Um grande abraço a todos.

Marco Antonio Salgado
Luan Rodrigo
Usuário Novato

MensagemEnviada: Sáb, 30 Ago 2014, 23:05    Assunto: Responder com Citação

Tenho uma dúvida parecida, porém preciso anexar as fotos da minha obra para explicar melhor a situação. Como faço para anexar imagens?
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 5
Colaborador Nível 5

MensagemEnviada: Seg, 01 Set 2014, 14:35    Assunto: Reforço de Laje Pré-moldada Responder com Citação

Luan Rodrigo escreveu:
Tenho uma dúvida parecida, porém preciso anexar as fotos da minha obra para explicar melhor a situação. Como faço para anexar imagens?

Prezado Luan,

Como responderam alguns colegas, é necessário levar um estruturalista pra ver de perto a situação atual da laje. Conheço casos em que a laje, mesmo sendo de "forro", tinha condições de ser transformada em "piso" sem maiores modificações, pois tinha sido feita com reforço além do necessário. Mas em muitos casos houve sim necessidade de criação de nova laje ou até mesmo de demolição, pois não há tecnicamente, condições de apenas "engrossar um pouco mais" uma laje de forro, achando que vamos transformá-la em laje de piso. Aliás, comumente, a laje de forro só servirá apenas como "forma" para uma nova laje de piso.

Boa sorte!
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Construção Civil - Índice do Fórum -> Cálculo Estrutural Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Parede sobre laje premoldada comum Cálculo Estrutural 2 Qui, 10 Jan 2008, 23:24
Por Visitante
Não há mensagens novas Peso de um sistema de impermeabilização em laje premoldada Cálculo Estrutural 3 Qua, 15 Set 2010, 11:25
Por marcosrobertobr
Não há mensagens novas Construção parede sobre laje premoldada Discussões Gerais 7 Dom, 28 Jul 2013, 15:36
Por sergio_jr
Não há mensagens novas Viga I ou H para sustentar laje premoldada? Cálculo Estrutural 4 Seg, 14 Fev 2011, 15:06
Por MeketrefiS
Não há mensagens novas Reforço de laje pré-moldada Cálculo Estrutural 1 Qua, 15 Set 2004, 00:23
Por Visitante
Não há mensagens novas reforço estrutural de laje Cálculo Estrutural 1 Ter, 23 Set 2014, 12:23
Por IsaacdeCristo

php BB © 2001, 2010 php BB Group