concreto


Responder Mensagem

concreto

adrianopanichi
postou em Ter, 28 Set 2010, 21:23
Usuário Novato | Mensagens: 1

    O concreto é um material usado na construção de edifício, consistindo de uma substância dura, quimicamente inerte, conhecido como um agregado (feito geralmente dos tipos diferentes de areia e de cascalho), que seja ligado junto pelo cimento e pela água.
    Os assírios e babilônicos utilizavam barro como substancia de ligação ou cimento. Os egípcios usavam gesso e cimento cal. Em 1756, o engenheiro britânico John Smeaton fez o primeiro concreto moderno (cimento hidráulico), adicionando pedras como agregado graúdo grosso e misturando no cimento. Em 1824, o inventor Inglês, Joseph Aspdin inventou Cimento Portland, que se manteve dominante, o cimento utilizado na produção de concreto. Joseph Aspdin criou o primeiro verdadeiro cimento artificial queimando pedra calcária de chão e barro juntos. O processo ardente mudou as propriedades químicas dos materiais. Joseph e Aspdin criaram um cimento mais forte do que o uso do calcário moído simples produziria. A outra parte principal de concreto além do cimento é o agregado. Agregados incluem areia, pedra moída, pedregulho, escória, ruínas, xisto queimado e barro queimado. Agregado bom (multa recorre ao tamanho de agregado) é usado fazendo lajes concretas e superfícies lisas. Agregado grosso é usado para estruturas volumosas ou seções de cimento.
    O concreto que inclui o metal encaixado (geralmente aço) é chamado concreto reforçado ou ferro concreto. O concreto reforçado foi inventado (1849) por Joseph Monier, que recebeu uma patente em 1867. Joseph Monier era um jardineiro parisiense que fez panelas de jardim e banheiras de concreto reforçado com uma malha férrea. O concreto reforçado combina com a força elástica do metal e a força de compressão do concreto para suportar cargas pesadas. Joseph Monier exibiu sua invenção na exposição de Paris de 1867. Além as panelas e banheiras, Joseph Monier promoveu concreto reforçado para uso de estrada de ferro, tubos, chãos, arcos e pontes.


    _________________
    Eng° Adriano Panichi

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising




    Responder Mensagem


    Cálculo Estrutural