Quanto cobrar?



Responder Mensagem
    Responder com Citação

Quanto cobrar?

paulynhab » Qui, 24 Fev 2011, 16:24

Boa tarde,
Sou arquiteta e uma cliente no qual eu fiz o projeto de sua casa veio me procurar pois vai fazer um Financiamento da Caixa Econömica Federal, ela gostaria de saber quanto eu cobro p/ fazer esse serviço (preencher todas as planilhas e documentação necessária). Alguém sabe me dizer se existe algum honorário p/ isso? Quanto devo cobrar?? Não tenho nem idéia.. só se que tem muita coisa p/ ser preenchida..
Grata.


paulynhab
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
 
Mensagens: 5
Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2011

    Fórum E-Civil »


    Fórum E-Civil
    Advertising
    Advertising
    Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Abril de 2003


      Responder com Citação

    Nereu » Qui, 24 Fev 2011, 20:51

    paulynhab,

    Particularmente nunca prestei esse tipo de serviço e também desconheço valores de honorários específicos para este caso.

    Eu, na sua situação, cobraria a hora de trabalho de um arquiteto. Não sei quanto está atualmente, deve ser algo perto de R$ 30,00/h.

    Vamos ver a opinião dos colegas.

    Depois não esqueça de postar o que você decidiu, pode ser que alguém tenha esta mesma dúvida por aqui.

    Att.

    Nereu

    Nereu
    Usuário Nível 2
    Usuário Nível 2
     
    Mensagens: 68
    Registrado em: Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2008
    Localização: Niterói-RJ

        Responder com Citação

      Quanto cobrar em serviços técnicos para financiamento

      IsaacdeCristo » Qui, 24 Fev 2011, 21:54

      Cara Paulynha,

      Você pode cobrar pelo "pacote", ou por hora técnica. Mas é bom lembrar que não se trata apenas de preencher planilhas. Trata-se de fazer o Orçamento completo da obra e depois preencher as planilhas de financiamento (Orçamento Discriminativo, Orçamento Resumo e Cronograma Físico Financeiro). Se for uma obra de até 200m², sugiro o preço entre R$500,00 e R$1000,00. Mas cada caso é um caso e você pode cobrar outros valores. Como hora técnica, os preços cobrados pelas gerenciadoras (em São Paulo) é em torno de R$50,00 ou R$ 60,00 para profisisonal Jr. e R$60,00 a R$100,00 para profissional Senior.

      Lembre-se também que se for fazer por hora técnica, além da ART obrigatória, o serviço envolve, no mínimo:
      1. Levantar os quantitativos de serviços (materiais e mão-de-obra);
      2. Verificar os preços de cada um deles ou fazer o orçamento, cotação, etc;
      3. Lançá-los na planilha.

      LEMBRETE:
      Adquira as 3(três) Planilhas Excel para financiamento de Construção EXIGIDAS pela Caixa Econômica Federal ou outros bancos

      <object><embed src="http://www.isaacdecristo.com.br/ass_texto.swf" width="330" height="25"></embed></object>

      Nós AUTOMATIZAMOS as planilhas que são fornecidas apenas em papel nas agências bancárias ou em .PDF pelo site da CEF e eram preenchidas e calculadas todas manualmente. Mais de uma semana de trabalho com cálculos, recálculos e conferências:



      Agora totalmente calculadas no Excel e linkadas para as planilhas Resumo e a do Cronograma Físico-Financeiro:

      Orçamento Discriminativo
      Orçamento Resumo
      Cronograma Físico-Financeiro


      Facilitamos sua vida! Basta preencher o Orçamento Discriminativo no Excel e automaticamente ficam preenchidos os valores e percentuais do Orçamento Resumo e do Cronograma Físico-Financeiro. No Cronograma você edita apenas os prazos.

      <object><embed src="http://www.isaacdecristo.com.br/ass_texto.swf" width="330" height="25"></embed></object>


      Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qua, 01 Mai 2013, 15:51, num total de 3 vezes
      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis? Tem dúvidas? Leia antes o livro
      http://www.CONHECENDOOBRAS.com.br

      IsaacdeCristo
      Colaborador Nível 5
      Colaborador Nível 5
       
      Mensagens: 3127
      Registrado em: Quarta-Feira, 3 de Junho de 2009
      Localização: Camaçari - Bahia - Brasil

          Responder com Citação

        paulynhab » Sex, 25 Fev 2011, 09:48

        Caros colegas,

        Agradeço pelas respostas.
        Pretendo cobrar pelo "pacote", e não por hora técnica, já que não sei quanto tempo vou demorar para fazer esse serviço.
        A obra tem em torno de 310m², e como já foi falado, além do preenchimento das planilhas vou ter que fazer um levantamente e orçamento COMPLETO da obra, já que uma parte já está construída e o financimento será feito para o término da obra. Portanto, terei bastante trabalho pela frente..
        Além de tudo nunca realizei esse tipo de serviço, e pelo o que analisei as planilhas parece ser algo bem complexo e tenho algumas dúvidas sobre o preenchimento de alguns itens.
        Pensei em cobrar algo em torno de R$1500,00 a R$2000,00. O que vocês acham?

        Att.
        Ana Paula

        paulynhab
        Usuário Nível 1
        Usuário Nível 1
         
        Mensagens: 5
        Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2011

          Fórum E-Civil »


          Fórum E-Civil
          Advertising
          Advertising
          Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Abril de 2003

            Responder com Citação

          Re: Quanto cobrar em serviços técnicos para financiamento

          CARCAMANO » Sex, 25 Fev 2011, 10:52

          IsaacdeCristo escreveu:Cara Paulynha,

          Você pode cobrar pelo "pacote", ou por hora técnica. Mas é bom lembrar que não se trata apenas de preencher planilhas. Trata-se de fazer o Orçamento completo da obra e depois preencher as planilhas de financiamento (Orçamento Discriminativo, Orçamento Resumo e Cronograma Físico Financeiro). Se for uma obra de até 200m², sugiro o preço entre R$500,00 e R$1000,00. Mas cada caso é um caso e você pode cobrar outros valores. Como hora técnica, os preços cobrados pelas gerenciadoras (em São Paulo) é em torno de R$50,00 ou R$ 60,00 para profisisonal Jr. e R$60,00 a R$100,00 para profissional Senior.

          Lembre-se também que se for fazer por hora técnica, além da ART obrigatória, o serviço envolve, no mínimo:
          1. Levantar os quantitativos de serviços (materiais e mão-de-obra);
          2. Verificar os preços de cada um deles ou fazer o orçamento, cotação, etc;
          3. Lançá-los na planilha.

          LEMBRETE:
          Estas planilhas também estão no CD que acompanha meu livro "Conhecendo Obras - 2ª Edição". Eu as automatizei e linquei as três no Excel. Estão uma mão na roda, pois preenchendo apenas o discriminativo, as outras duas já ficam preenchidas com detalhamento de percentuais e valores de cada etapa da obra.

          ***
          Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS", lá também há respostas para suas perguntas.
          _________________
          -Saiba como lidar com profissionais e operários da construção; Economize na compra de materiais;
          Modelos de contratos e comentários; Tipos de empreitadas e suas vantagens e desvantagens.
          -Tudo isso e muito mais no livro "Conhecendo Obras".


          SURPREENDA ENGENHEIROS, ARQUITETOS E MESTRES-DE-OBRAS COM AS DICAS DO LIVRO “CONHECENDO OBRAS"


          Eu já fiz isso algumas vezes. E os custos passados pelo confrade Cristo, mais ou menos fecham pelo que cobrei. É mais ou menos por aí.

          CARCAMANO
          Usuário Nível 5
          Usuário Nível 5
           
          Mensagens: 231
          Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Mai de 2009
          Localização: 30º sul

              Responder com Citação

            paulynhab » Sex, 25 Fev 2011, 11:02

            Mais uma informação..

            Conversei com um engenheiro da minha cidade e ele disse que cobra para esse tipo de serviço uma porcentagem emcima do valor a ser financiado:

            2% para casa até 200m2
            1,5% para casas acima de 200m2

            (no caso da minha cliente o valor pretendido é de R$200.000,00)

            o que vcs acham desse tipo de cálculo??

            paulynhab
            Usuário Nível 1
            Usuário Nível 1
             
            Mensagens: 5
            Registrado em: Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2011

                Responder com Citação

              CARCAMANO » Sex, 25 Fev 2011, 11:11

              paulynhab escreveu:Mais uma informação..

              Conversei com um engenheiro da minha cidade e ele disse que cobra para esse tipo de serviço uma porcentagem emcima do valor a ser financiado:

              2% para casa até 200m2
              1,5% para casas acima de 200m2

              (no caso da minha cliente o valor pretendido é de R$200.000,00)

              o que vcs acham desse tipo de cálculo??


              Acho um pouco alto demais esse valor. Mas é claro, cada estado tem seus parâmetros. Para o RS, a postagem do Cristo é a que melhor se encaixa.

              CARCAMANO
              Usuário Nível 5
              Usuário Nível 5
               
              Mensagens: 231
              Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Mai de 2009
              Localização: 30º sul

                  Responder com Citação

                MeketrefiS » Sex, 25 Fev 2011, 19:11

                A ABECE tem uma planilha que ajuda a prever os custos de projeto.
                Uma dica tambem é utilizar 1,10% do CUB/m² para projetos arquitetonicos e 1,90% do CUB/m² para projetos estruturais.Ou voce estimar quantidade de horas tecnicas e multiplicar pela dica do Isaac. Faça um comparativo entre os valores ( que não serão tão diferentes) e adote uma media.
                Se ajudei me avise......... Aplauso

                _________________
                mhfranhan@uol.com.br
                (11) 9320.5399

                MeketrefiS
                Usuário Nível 3
                Usuário Nível 3
                 
                Mensagens: 130
                Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Janeiro de 2011

                    Responder com Citação

                  thiagorfpinheiro » Sex, 11 Mar 2011, 17:55

                  Paulynha,

                  Acredito que R$1.500,00 é um bom valor. Já R$2.000,00 já acho que fica um pouco caro.

                  Fiz uma proposta similar a um cliente. É um projeto de 795,20m². Pretendo cobrar cerca de R$3.500,00 pelo orçamento completo.

                  _________________
                  Fórum EngenhariaCompartilhada.com
                  www.engenhariacompartilhada.com
                  Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!

                  thiagorfpinheiro
                  Usuário Nível 2
                  Usuário Nível 2
                   
                  Mensagens: 56
                  Registrado em: Segunda-Feira, 30 de Agosto de 2010
                  Localização: João Pessoa


                    Responder Mensagem

                    • Tópicos relacionados
                      Respostas
                      Última Mensagem

                    Discussões Gerais

                    Enviar Mensagens Novas: Proibído.
                    Responder Tópicos Proibído.
                    Editar Mensagens: Proibído.
                    Excluir Mensagens: Proibído.
                    Votar em Enquetes: Proibído.