Quanto cobrar?


Responder Mensagem

Quanto cobrar?

paulynhab
postou em Qui, 24 Fev 2011, 16:24
Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

    Boa tarde,
    Sou arquiteta e uma cliente no qual eu fiz o projeto de sua casa veio me procurar pois vai fazer um Financiamento da Caixa Econömica Federal, ela gostaria de saber quanto eu cobro p/ fazer esse serviço (preencher todas as planilhas e documentação necessária). Alguém sabe me dizer se existe algum honorário p/ isso? Quanto devo cobrar?? Não tenho nem idéia.. só se que tem muita coisa p/ ser preenchida..
    Grata.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Nereu
    postou em Qui, 24 Fev 2011, 20:51
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 108

      paulynhab,

      Particularmente nunca prestei esse tipo de serviço e também desconheço valores de honorários específicos para este caso.

      Eu, na sua situação, cobraria a hora de trabalho de um arquiteto. Não sei quanto está atualmente, deve ser algo perto de R$ 30,00/h.

      Vamos ver a opinião dos colegas.

      Depois não esqueça de postar o que você decidiu, pode ser que alguém tenha esta mesma dúvida por aqui.

      Att.

      Nereu

      Quanto cobrar em serviços técnicos para financiamento

      IsaacdeCristo
      postou em Qui, 24 Fev 2011, 21:54
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Cara Paulynha,

        Você pode cobrar pelo "pacote", ou por hora técnica. Mas é bom lembrar que não se trata apenas de preencher planilhas. Trata-se de fazer o Orçamento completo da obra e depois preencher as planilhas de financiamento (Orçamento Discriminativo, Orçamento Resumo e Cronograma Físico Financeiro). Se for uma obra de até 200m², sugiro o preço entre R$500,00 e R$1000,00. Mas cada caso é um caso e você pode cobrar outros valores. Como hora técnica, os preços cobrados pelas gerenciadoras (em São Paulo) é em torno de R$50,00 ou R$ 60,00 para profisisonal Jr. e R$60,00 a R$100,00 para profissional Senior.

        Lembre-se também que se for fazer por hora técnica, além da ART obrigatória, o serviço envolve, no mínimo:
        1. Levantar os quantitativos de serviços (materiais e mão-de-obra);
        2. Verificar os preços de cada um deles ou fazer o orçamento, cotação, etc;
        3. Lançá-los na planilha.

        LEMBRETE:
        Adquira as 3(três) Planilhas Excel para financiamento de Construção EXIGIDAS pela Caixa Econômica Federal ou outros bancos

        <object><embed src="http://www.isaacdecristo.com.br/ass_texto.swf" width="330" height="25"></embed></object>

        Nós AUTOMATIZAMOS as planilhas que são fornecidas apenas em papel nas agências bancárias ou em .PDF pelo site da CEF e eram preenchidas e calculadas todas manualmente. Mais de uma semana de trabalho com cálculos, recálculos e conferências:



        Agora totalmente calculadas no Excel e linkadas para as planilhas Resumo e a do Cronograma Físico-Financeiro:

        Orçamento Discriminativo
        Orçamento Resumo
        Cronograma Físico-Financeiro


        Facilitamos sua vida! Basta preencher o Orçamento Discriminativo no Excel e automaticamente ficam preenchidos os valores e percentuais do Orçamento Resumo e do Cronograma Físico-Financeiro. No Cronograma você edita apenas os prazos.

        <object><embed src="http://www.isaacdecristo.com.br/ass_texto.swf" width="330" height="25"></embed></object>


        Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qua, 01 Mai 2013, 15:51, num total de 3 vezes
        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        paulynhab
        postou em Sex, 25 Fev 2011, 09:48
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

          Caros colegas,

          Agradeço pelas respostas.
          Pretendo cobrar pelo "pacote", e não por hora técnica, já que não sei quanto tempo vou demorar para fazer esse serviço.
          A obra tem em torno de 310m², e como já foi falado, além do preenchimento das planilhas vou ter que fazer um levantamente e orçamento COMPLETO da obra, já que uma parte já está construída e o financimento será feito para o término da obra. Portanto, terei bastante trabalho pela frente..
          Além de tudo nunca realizei esse tipo de serviço, e pelo o que analisei as planilhas parece ser algo bem complexo e tenho algumas dúvidas sobre o preenchimento de alguns itens.
          Pensei em cobrar algo em torno de R$1500,00 a R$2000,00. O que vocês acham?

          Att.
          Ana Paula

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: Quanto cobrar em serviços técnicos para financiamento

          CARCAMANO
          postou em Sex, 25 Fev 2011, 10:52
          Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

            IsaacdeCristo escreveu:Cara Paulynha,

            Você pode cobrar pelo "pacote", ou por hora técnica. Mas é bom lembrar que não se trata apenas de preencher planilhas. Trata-se de fazer o Orçamento completo da obra e depois preencher as planilhas de financiamento (Orçamento Discriminativo, Orçamento Resumo e Cronograma Físico Financeiro). Se for uma obra de até 200m², sugiro o preço entre R$500,00 e R$1000,00. Mas cada caso é um caso e você pode cobrar outros valores. Como hora técnica, os preços cobrados pelas gerenciadoras (em São Paulo) é em torno de R$50,00 ou R$ 60,00 para profisisonal Jr. e R$60,00 a R$100,00 para profissional Senior.

            Lembre-se também que se for fazer por hora técnica, além da ART obrigatória, o serviço envolve, no mínimo:
            1. Levantar os quantitativos de serviços (materiais e mão-de-obra);
            2. Verificar os preços de cada um deles ou fazer o orçamento, cotação, etc;
            3. Lançá-los na planilha.

            LEMBRETE:
            Estas planilhas também estão no CD que acompanha meu livro "Conhecendo Obras - 2ª Edição". Eu as automatizei e linquei as três no Excel. Estão uma mão na roda, pois preenchendo apenas o discriminativo, as outras duas já ficam preenchidas com detalhamento de percentuais e valores de cada etapa da obra.

            ***
            Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS" (http://www.conhecendoobras.com.br), lá também há respostas para suas perguntas.
            _________________
            -Saiba como lidar com profissionais e operários da construção; Economize na compra de materiais;
            Modelos de contratos e comentários; Tipos de empreitadas e suas vantagens e desvantagens.
            -Tudo isso e muito mais no livro "Conhecendo Obras".


            SURPREENDA ENGENHEIROS, ARQUITETOS E MESTRES-DE-OBRAS COM AS DICAS DO LIVRO “CONHECENDO OBRAS"


            Eu já fiz isso algumas vezes. E os custos passados pelo confrade Cristo, mais ou menos fecham pelo que cobrei. É mais ou menos por aí.

            paulynhab
            postou em Sex, 25 Fev 2011, 11:02
            Usuário Nível 1 | Mensagens: 5

              Mais uma informação..

              Conversei com um engenheiro da minha cidade e ele disse que cobra para esse tipo de serviço uma porcentagem emcima do valor a ser financiado:

              2% para casa até 200m2
              1,5% para casas acima de 200m2

              (no caso da minha cliente o valor pretendido é de R$200.000,00)

              o que vcs acham desse tipo de cálculo??

              CARCAMANO
              postou em Sex, 25 Fev 2011, 11:11
              Usuário Nível 5 | Mensagens: 231

                paulynhab escreveu:Mais uma informação..

                Conversei com um engenheiro da minha cidade e ele disse que cobra para esse tipo de serviço uma porcentagem emcima do valor a ser financiado:

                2% para casa até 200m2
                1,5% para casas acima de 200m2

                (no caso da minha cliente o valor pretendido é de R$200.000,00)

                o que vcs acham desse tipo de cálculo??


                Acho um pouco alto demais esse valor. Mas é claro, cada estado tem seus parâmetros. Para o RS, a postagem do Cristo é a que melhor se encaixa.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                MeketrefiS
                postou em Sex, 25 Fev 2011, 19:11
                Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                  A ABECE tem uma planilha que ajuda a prever os custos de projeto.
                  Uma dica tambem é utilizar 1,10% do CUB/m² para projetos arquitetonicos e 1,90% do CUB/m² para projetos estruturais.Ou voce estimar quantidade de horas tecnicas e multiplicar pela dica do Isaac. Faça um comparativo entre os valores ( que não serão tão diferentes) e adote uma media.
                  Se ajudei me avise......... Aplauso

                  _________________
                  mhfranhan@uol.com.br
                  (11) 9320.5399

                  thiagorfpinheiro
                  postou em Sex, 11 Mar 2011, 17:55
                  Usuário Nível 2 | Mensagens: 56

                    Paulynha,

                    Acredito que R$1.500,00 é um bom valor. Já R$2.000,00 já acho que fica um pouco caro.

                    Fiz uma proposta similar a um cliente. É um projeto de 795,20m². Pretendo cobrar cerca de R$3.500,00 pelo orçamento completo.

                    _________________
                    Fórum EngenhariaCompartilhada.com
                    www.engenhariacompartilhada.com (http://www.engenhariacompartilhada.com)
                    Conhecimento Adquirido É Conhecimento Compartilhado!


                    Responder Mensagem


                    Construção civil, discussões gerais