Quanto cobrar?
Novo Tópico  Responder Mensagem

Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais
Autor Mensagem
paulynhab
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2011 4:24 pm    Assunto: Quanto cobrar? Responder com Citação

Boa tarde,
Sou arquiteta e uma cliente no qual eu fiz o projeto de sua casa veio me procurar pois vai fazer um Financiamento da Caixa Econömica Federal, ela gostaria de saber quanto eu cobro p/ fazer esse serviço (preencher todas as planilhas e documentação necessária). Alguém sabe me dizer se existe algum honorário p/ isso? Quanto devo cobrar?? Não tenho nem idéia.. só se que tem muita coisa p/ ser preenchida..
Grata.

E-Civil Ads
Fórum E-Civil
Nereu
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2011 8:51 pm    Assunto: Responder com Citação

paulynhab,

Particularmente nunca prestei esse tipo de serviço e também desconheço valores de honorários específicos para este caso.

Eu, na sua situação, cobraria a hora de trabalho de um arquiteto. Não sei quanto está atualmente, deve ser algo perto de R$ 30,00/h.

Vamos ver a opinião dos colegas.

Depois não esqueça de postar o que você decidiu, pode ser que alguém tenha esta mesma dúvida por aqui.

Att.

Nereu
IsaacdeCristo
Colaborador Nível 3
Colaborador Nível 3

MensagemEnviada: Qui Fev 24, 2011 9:54 pm    Assunto: Quanto cobrar em serviços técnicos para financiamento Responder com Citação

Cara Paulynha,

Você pode cobrar pelo "pacote", ou por hora técnica. Mas é bom lembrar que não se trata apenas de preencher planilhas. Trata-se de fazer o Orçamento completo da obra e depois preencher as planilhas de financiamento (Orçamento Discriminativo, Orçamento Resumo e Cronograma Físico Financeiro). Se for uma obra de até 200m², sugiro o preço entre R$500,00 e R$1000,00. Mas cada caso é um caso e você pode cobrar outros valores. Como hora técnica, os preços cobrados pelas gerenciadoras (em São Paulo) é em torno de R$50,00 ou R$ 60,00 para profisisonal Jr. e R$60,00 a R$100,00 para profissional Senior.

Lembre-se também que se for fazer por hora técnica, além da ART obrigatória, o serviço envolve, no mínimo:
1. Levantar os quantitativos de serviços (materiais e mão-de-obra);
2. Verificar os preços de cada um deles ou fazer o orçamento, cotação, etc;
3. Lançá-los na planilha.

LEMBRETE:
Adquira as 3(três) Planilhas Excel para financiamento de Construção EXIGIDAS pela Caixa Econômica Federal ou outros bancos

Nós AUTOMATIZAMOS as planilhas que são fornecidas apenas em papel nas agências bancárias ou em .PDF pelo site da CEF e eram preenchidas e calculadas todas manualmente. Mais de uma semana de trabalho com cálculos, recálculos e conferências:

Agora totalmente calculadas no Excel e linkadas para as planilhas Resumo e a do Cronograma Físico-Financeiro:

Orçamento Discriminativo
Orçamento Resumo
Cronograma Físico-Financeiro

Facilitamos sua vida! Basta preencher o Orçamento Discriminativo no Excel e automaticamente ficam preenchidos os valores e percentuais do Orçamento Resumo e do Cronograma Físico-Financeiro. No Cronograma você edita apenas os prazos.

Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Qua Mai 01, 2013 3:51 pm, num total de 3 vezes
paulynhab
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 9:48 am    Assunto: Responder com Citação

Caros colegas,

Agradeço pelas respostas.
Pretendo cobrar pelo "pacote", e não por hora técnica, já que não sei quanto tempo vou demorar para fazer esse serviço.
A obra tem em torno de 310m², e como já foi falado, além do preenchimento das planilhas vou ter que fazer um levantamente e orçamento COMPLETO da obra, já que uma parte já está construída e o financimento será feito para o término da obra. Portanto, terei bastante trabalho pela frente..
Além de tudo nunca realizei esse tipo de serviço, e pelo o que analisei as planilhas parece ser algo bem complexo e tenho algumas dúvidas sobre o preenchimento de alguns itens.
Pensei em cobrar algo em torno de R$1500,00 a R$2000,00. O que vocês acham?

Att.
Ana Paula
E-Civil Ads
Fórum E-Civil
CARCAMANO
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 10:52 am    Assunto: Re: Quanto cobrar em serviços técnicos para financiamento Responder com Citação

IsaacdeCristo escreveu:
Cara Paulynha,

Você pode cobrar pelo "pacote", ou por hora técnica. Mas é bom lembrar que não se trata apenas de preencher planilhas. Trata-se de fazer o Orçamento completo da obra e depois preencher as planilhas de financiamento (Orçamento Discriminativo, Orçamento Resumo e Cronograma Físico Financeiro). Se for uma obra de até 200m², sugiro o preço entre R$500,00 e R$1000,00. Mas cada caso é um caso e você pode cobrar outros valores. Como hora técnica, os preços cobrados pelas gerenciadoras (em São Paulo) é em torno de R$50,00 ou R$ 60,00 para profisisonal Jr. e R$60,00 a R$100,00 para profissional Senior.

Lembre-se também que se for fazer por hora técnica, além da ART obrigatória, o serviço envolve, no mínimo:
1. Levantar os quantitativos de serviços (materiais e mão-de-obra);
2. Verificar os preços de cada um deles ou fazer o orçamento, cotação, etc;
3. Lançá-los na planilha.

LEMBRETE:
Estas planilhas também estão no CD que acompanha meu livro "Conhecendo Obras - 2ª Edição". Eu as automatizei e linquei as três no Excel. Estão uma mão na roda, pois preenchendo apenas o discriminativo, as outras duas já ficam preenchidas com detalhamento de percentuais e valores de cada etapa da obra.

Participe do "FÓRUM CONHECENDO OBRAS", lá também há respostas para suas perguntas.

SURPREENDA ENGENHEIROS, ARQUITETOS E MESTRES-DE-OBRAS COM AS DICAS DO LIVRO “CONHECENDO OBRAS"

Eu já fiz isso algumas vezes. E os custos passados pelo confrade Cristo, mais ou menos fecham pelo que cobrei. É mais ou menos por aí.
paulynhab
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 11:02 am    Assunto: Responder com Citação

Mais uma informação..

Conversei com um engenheiro da minha cidade e ele disse que cobra para esse tipo de serviço uma porcentagem emcima do valor a ser financiado:

2% para casa até 200m2
1,5% para casas acima de 200m2

(no caso da minha cliente o valor pretendido é de R$200.000,00)

o que vcs acham desse tipo de cálculo??
CARCAMANO
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 11:11 am    Assunto: Responder com Citação

paulynhab escreveu:
Mais uma informação..

Conversei com um engenheiro da minha cidade e ele disse que cobra para esse tipo de serviço uma porcentagem emcima do valor a ser financiado:

2% para casa até 200m2
1,5% para casas acima de 200m2

(no caso da minha cliente o valor pretendido é de R$200.000,00)

o que vcs acham desse tipo de cálculo??

Acho um pouco alto demais esse valor. Mas é claro, cada estado tem seus parâmetros. Para o RS, a postagem do Cristo é a que melhor se encaixa.
MeketrefiS
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

MensagemEnviada: Sex Fev 25, 2011 7:11 pm    Assunto: Responder com Citação

A ABECE tem uma planilha que ajuda a prever os custos de projeto.
Uma dica tambem é utilizar 1,10% do CUB/m² para projetos arquitetonicos e 1,90% do CUB/m² para projetos estruturais.Ou voce estimar quantidade de horas tecnicas e multiplicar pela dica do Isaac. Faça um comparativo entre os valores ( que não serão tão diferentes) e adote uma media.
Se ajudei me avise......... Aplauso
thiagorfpinheiro
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

MensagemEnviada: Sex Mar 11, 2011 5:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Paulynha,

Acredito que R$1.500,00 é um bom valor. Já R$2.000,00 já acho que fica um pouco caro.

Fiz uma proposta similar a um cliente. É um projeto de 795,20m². Pretendo cobrar cerca de R$3.500,00 pelo orçamento completo.
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum da Engenharia Civil - Índice do Fórum -> Discussões Gerais Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Este assunto também pode estar sendo discutido em algum destes itens relacionados
Tópico Fórum Respostas Última Mensagem
Não há mensagens novas Quanto cobrar, execução da obra? Discussões Gerais 6 Qua Mai 08, 2013 8:35 pm
Por jeffersonag
Não há mensagens novas Projeto de Gás predial: quanto cobrar? Instalações Prediais 2 Sáb Mai 24, 2014 11:05 pm
Por Plpastore
Não há mensagens novas Quanto cobrar por serviços de engenharia Cálculo Estrutural 1 Seg Jan 24, 2011 4:08 pm
Por Eng. André
Não há mensagens novas Quanto devo cobrar um orçamento de um prédio? Discussões Gerais 4 Qui Jul 25, 2013 5:31 pm
Por IsaacdeCristo
Não há mensagens novas Quanto cobrar calculo Estru, projeto e responsabilidade? Discussões Gerais 0 Sex Dez 20, 2013 1:30 pm
Por leyddai
Não há mensagens novas Valor a cobrar de ART. Discussões Gerais 2 Sáb Mai 24, 2014 11:49 pm
Por DIEGO ALONSO

php BB © 2001, 2010 php BB Group