dimensão padrão de vigas


Responder Mensagem

dimensão padrão de vigas

joseguilhermepontes
postou em Sáb, 04 Jun 2011, 16:24
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Qual a dimensão padrão de vigas em concreto armado, e quantidade de ferros 3/8 para vão de 5,9 mts de largura com espaçamento de 2,90 entre vigas/coluna (uma viga/coluna e outra) ?


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Alex Barreto Cypriano
    postou em Dom, 05 Jun 2011, 07:02
    Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

      joseguilhermepontes
      Não existe dimensão padrão de vigas de concreto (ou de aço, ou de madeira, ou etc) pois elas são feitas sob medida, em função de cada situação em que ela se apresente (forma e geometria da viga, cargas incidentes, situação de apoios, resistência do concreto, tipo de aço -não deixo de me surpreender com o descaso quanto ao uso sábio dos tipos de aço na construção civil...). De qualquer forma, as informações que você deu são insuficientes para qualquer estimativa válida, minimamente pensada; o que poderia adiantar é que uma viga deste vão, na insistência do uso de barras de 10 mm, requererá arranjo em camadas, o que dificulta o trabalho dos armadores. Meu conselho: procure um profissional para tal caso.
      Abraço e boa sorte.

      dimensão padrão de vigas

      IsaacdeCristo
      postou em Dom, 05 Jun 2011, 08:15
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro Guilherme,

        Em estrutura, cada obra deve ter um projeto exclusivo e deve ser desenvolvido por um estruturalista. Não há medidas "padrão" universal para vigas, pilares, sapatas, etc.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        joseguilhermepontes
        postou em Dom, 05 Jun 2011, 08:38
        Usuário Novato | Mensagens: 2

          Muito obrigado pela valiosa informação.
          Mas, nós temos os profissionais, eu somente estou querendo casar as informações, que foram muito bem repassadas pelo senhor.
          A dificuldade do pessoal em trabalho eu consegui resolver comprando as vigas e colunas já prontas, que são vendidas prontas, armadas.
          Neste caso nós já armamos 4 colunas em 4 ferro 5/16 com medidas 14 x 7 (total de 28 x 14 com 8 ferros 5/16) amarradas em 2 estribos envolvendo todo o conjunto na emenda e no meiol, também presas com arames internos, tudo isso sobre sapatas 1 x 1 com radies concretados em 60 cm de altura (porque as amarramos entre os pés das colunas laterais, isso porque as nossas colunas são excentricas).

          Agora estamos pensando em encomendar 1 conjunto de 2 armações em vigas prontas, já armadas pelo fornecedor, cada uma com 4 ferros 3/8 em medidas de 27 x 8 cada armação, ou seja, 1 conjunto de 2 armações 27 x 8 (total 54 x 8) com 8 ferros as duas (uma em cima da outra em envolvidas com estribos (amarrando todo o conjunto) a cada 2 metros).

          Essa é a questão.
          Nesse sentido, o senhor poderia contribuir com mais outra informação?

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Alex Barreto Cypriano
          postou em Dom, 05 Jun 2011, 13:59
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

            joseguilhermepontes
            Muito cuidado ao imaginar que um ítem disponibilizado em loja de materiais de construção, cujo objetivo único e justificável é obter o lucro com a venda, possa servir, sem maiores considerações, às necessidades técnicas intrínsecas ao projeto e ereção de estruturas de C.A. Armações prontas, para blocos ou pilares, podem ser úteis e práticas, mas sua utilização, sem a devida concorrência de cálculo e projeto estrutural, é amplamente desaconselhável. Pelo que informou, na sobreposição das armaduras prontas, sua viga terá 4 barras na metade da altura da viga, justamente onde elas não são necessárias (portanto, a economia que justificou a compra da armação pronta foi duramente sacrificada), ao passo que na face superior ou inferior existirão apenas duas barras, insuficientes sob qualquer ponto de vista (sua viga corre sério risco); nem me refiro ao problema das emendas retas por justaposição das armaduras longitudinais (que requerem comprimentos muito maiores que os usados em pilares) ou se a área e geometria dos estribos (estribos não devem ser interrompidos na metade da altura da viga, já que sua função requer a continuidade) é adequada... Para sua segurança, evite colheita de informações e vá diretamente a quem sabe.
            Abraço e boa sorte.


            Responder Mensagem

            • Tópicos relacionados

            Construção civil, discussões gerais