Software CAD para linux: o BricsCAD


Responder Mensagem

Software CAD para linux: o BricsCAD

gsgluna
postou em Sex, 19 Ago 2005, 09:02
Usuário Nível 1 | Mensagens: 8

    Gostaria de contribuir com este forum a respeito de um software de CAD para linux: o BricsCAD.
    A empresa onde trabalho está com uma forte política de software livre. Recebi a missão de pesquisar algum software de CAD para linux, pois os novos micros que chegam na empresa não estão vindo com o Ruindow$, e a Autodesk só faz o AutoCAD para o sisteminha do tio Bill Gate$$. Daí, depois de três meses de pesquisa, encerrei minha busca em junho de 2005, quando consegui traçar um panorama atual dos softwares CAD para a plataforma linux, que é o seguinte:

    1 - Ainda não existe nenhum software CAD totalmente open source e free, que ofereça um bom resultado.
    2 - Existe uma opção, que é o QCAD, da Ribbonsoft, http://www.ribbonsoft.com/qcad.html , que, apesar de não ser código aberto, era gratuito (free) até algum tempo atrás. Agora, a sua licença de uso custa aproximadamente R$70,00, o que em comparação com os R$15.000,00 do Autocad, é uma excelente vantagem. Porém, o preço do Qcad condiz com o que ele oferece: o programa é bastante limitado. Não abre arquivos DWG (só DFX); há alterações em layers e fontes nos arquivos criados no AutoCAD e modificados no Qcad; os recursos do Qcad não são muitos, o que pode dificultar os trabalhos. Portanto, na minha opinião, o Qcad é apenas para pequenos projetos, que não exigam muitos recursos.
    3 - Foram encontradas outras opções, que tb não ofereceram tantos resultados, como o Varicad, http://www.varicad.com , que não consegui rodar em linux, e o LinuxCAD, que tb não agradou.

    Por fim, depois de muito esforço, consegui finalmente encontrar uma opção ideal, tanto em preço quanto em recursos:
    Trata-se do BricsCAD, software CAD para linux e windows, desenvolvido pela empresa BricscadNV, já com distribuição no Brasil, através da empresa VisualCAD , http://www.visualcad.com.br . Testando o programa, encontrei as seguintes características:
    a) Total compatibilidade com arquivos DWG - os desenhos criados no Autocad foram abertos no BricsCAD, modificados e depois reabertos no AutoCAD sem NENHUMA alteração das configurações. Realmente, a compatibilidade é impressionante! Apenas algumas fontes não ficaram idênticas, mas isso aconteceu raríssimas vezes, o que foi facilmente contornado;
    b) Recursos iguais ou até melhores que os do AutoCAD - parece heresia (rs...), mas é verdade: o BricsCAD oferece os mesmos recursos do AutoCAD, e talvêz até mais, pois não tive tempo de testar tudo, como a opção de desenho em 3D. Pra se ter uma idéia, quando se clica em um botão, ele se extende em vários outros botões (como se fosse um menu). Até onde testei, recursos como TRIM, EXTEND, COPY, MOVE, etc se mostraram excelentes;
    c) Desempenho - o BricsCAD roda PERFEITAMENTE em windows, sendo uma forte opção para quem usa o sistema de Tio Bill. No linux, apenas um pequeno incoveniente foi constatado: ele necessita de duas bibliotecas do Wine (o emulador que permite rodar aplicações Ruindow$ no linux) o que a princípio me pareceu estranho, pois o BricsCAD é um pacote RPM (quem saca de linux, sabe do que falo...), mas os desenvolvedores estão trabalhando para contornar esta dependência. Algumas pequenas falhas de desempenho foram encontradas, como em alguma operação mais pesada, do tipo selecionar todo o desenho e apagar, ou copiar. O software dá umas travadinhas, mas depois retorna, o que não se monstrou como grande incoveniente;
    d) Suporte personalizado - fiz contatos diretamente com fornecedores da VisualCAD, que me atenderam muito bem, tirando dúvidas e me oferecendo licenças de uso trial, para que eu pudesse testar o software;
    e) Por fim, o principal: o preço - são R$1.400,00 por licença, havendo também pacotes de aquisição (5 licenças custam R$900,00 cada), o que tornou o BricsCAD a MELHOR opção do momento para que usa linux.

    Pra encerrar: temos que ser realistas, pois um software de CAD para linux que seja totalmente livre e gratuito ainda é um sonho... mas acredito equipes de desenvolvedores estão trabalhando em cima disto, como demonstra o site http://www.gnucad.org/. Até lá, acredito que a solução por mim apresentada seja ideal, tanto em custo quanto em vantagens.
    Deixo claro que NÃO trabalho para a BricsCADNV, nem para a VisualCAD, e que este texo é meramente uma opinião pessoal, que resolvi divulgar para ajudar nesta busca por um CAD para linux, encontrada em muitos foruns de discussão. Estou atento às outras opiniões, e aceito críticas construtivas sobre o assunto.

    Espero ter ajudado.
    Eng. gsgluna.


    Editado pela última vez por gsgluna em Qua, 04 Out 2006, 14:35, num total de 2 vezes

      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    treeom mannheim
    postou em Dom, 12 Mar 2006, 23:15
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 15

      Bom amigo gostaria muito de compartilhar conhecimentos do BricsCAD eu tambem fui viciado com o ruindows, trabalho na área do profissionalizande (construção civil) em santo andré trabalhamos com sistema linux (debian) eu tentei instalar o BricsCAD em rpm mais não consegui pois minha biblioteca não esta muito boa achei ele compartilhado em ed2k em .exe e targ.gz ainda não deu tempo para ..... mais tamos tentando.. notei que defende o softer_livre muito bom trabalhamos com mais ou menos, 90 pc com linux sendo 12 com autocad emulado que fica uma m****....deveriamos criar umas video aulas para as postagem assim poderemos contribuir com o crecimento e aprendizagen dos demais

      _________________
      abit fatal1ty 64+3.98 4x1G ddr 400 e uma belicima GT.SISTEMA. DEBIAN + RUINDOWS+SUSE+KURUMIN VIVA OS TAR.GZ.RPM.SH

      ferramenta cad

      luizavelar
      postou em Qua, 29 Abr 2009, 07:30
      Usuário Novato | Mensagens: 1

        bom esse topico do forum é antigo entaum gostaria de saber a opinião de voces quanto a esse programa que foi citado ja que minha empresa esta mudando pra linux e eu preciso demais de uma ferramenta cad..... e queria que voces me ajudassem quanto a essa complicação na hora de instalar o programa


        vlw pessoal

        GSTAR CAR O VERDADEIRO GENÉRICO DO AUTOCAD

        Anne Castro
        postou em Qua, 29 Abr 2009, 17:51
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 4

          Essas "travadinhas" Não podem acontecer!! Já pensou no pico do projeto ter que aguardar o software voltar ou entrar em contato com o suporte!! PAra isso que nós da Cadalist Tecnologia a mais de 15 anos certificados como Auto Desk Training Center no Rio de Janeiro, antes de sair da AutoDesk fizemos uma pesquisa nos 40 consorciados da familia Intellicad o que foi comprovado realmente que é o genérico do AutoCAD e com mais 4 comando facilitadores exclusivos, que nem o próprio AutoCAD tem é o GstarICAD baixe em nosso site: www.cadalist.com.br

          Temos 2 versões: Standard (2D) equivale ao AutoCAD LT e a Professional (2D e 3D) equivale ao AutoCAD Full

          Além de ser 80% mais barato que uma licença do AutoCAD o software é 100% compativel com todas as versões do AutoCAD inclusive a 2009!

          FAÇA UMA AVALIAÇÃO E COMPROVE A DEMOSTRAÇÃO FICA DISPONIVEL NA MÁQUINA DO USUÁRIO DURANTE 30 DIAS!!

          Mais informações abaixo:

          O GStarICAD o "Genérico do AUTOCAD". Em seguida estarei encaminhando o link que ficará disponível na máquina da Juliana Peroba para avaliação e o script de homologação que contém alguns videos explicando como utilizar nossos comandos Facilitadores Exclusivos!

          O GStarICAD é compatível com o AUTOCAD, incluindo interface, menus, comandos, telas e recursos de Plotagens, utilizando a extensão nativa DWG, o que permite abrir, editar e salvar arquivos do AutoCAD R14 até a nova versão 2009 inclusive, além de oferecer 12 meses de suporte técnico gratuito.

          Tudo isso com valor de aquisição 80% menor que o AutoCAD ! Além de oferecer comandos facilitadores, que nem o próprio AUTOCAD tem, podemos citar como exclusivos: Comparador e Revisor Automático de Projetos, Conversor de PLT para DWG, Backup Automático com Controle de Versões e Corte em Tempo - Real

          A Cadalist Tecnologia é Distribuidor autorizado do Software GStarICAD desenvolvido pela empresa GreatStar. Além disso, somos associados da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) que combate a pirataria de software no Brasil.

          O software GstarICAD é distribuído em mais de 30 países, tendo como seus clientes no Brasil, empresas dos mais variados portes e segmentos, tais como: Petrobras, Queiroz Galvão, Camargo Correia, EIT, Galvão Engenharia, Mills do Brasil, Ampla, Gafisa, Akzo Nobel, Grupo Votorantim, Gerdau, Concal, Metrofor (Metro de Fortaleza), FGV-Fundação Getúlio Vargas, Estaleiro EISA, Zopone Engenharia, Figueiredo Ferraz além de companhias mundiais como: Converteam, Sinopec, Intel, Philips, Corning, Shneider Eletric, Sony, Siemens, Ashland entre muitas outras.

          Convido-os a assistir em nosso site www.cadalist.com.br, alguns vídeos que demonstram os recursos exclusivos do GStarICAD conforme citados acima.

          Nossa equipe de suporte, através do email: suportecad@cadalist.com.br, estará a sua disposição para acompanhá-los ao longo de todo o processo de avaliação.





          Desde já, agradecemos à confiança em nosso produto e nos colocamos à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.



          Atenciosamente,



          Anne Castro
          Divisão Comercial
          Cadalist Tecnologia
          (21) 2505-3900
          www.cadalist.com.br
          comercial@cadalist.com.br

          _________________
          CONHEÇA O GENÉRICO DO AUTOCAD!! 100% DWG COM MENU, INTERFACE E COMANDOS IDÊNTICOS! 80% MAIS BARATO! ABRE, SALVA E EDITA DESDE A VERSÃO DO CAD R14 ATÉ A VERSÃO 2009 COM MAIS 4 COMANDOS FACILITADORES! VEJA OS VIDEOS NO NOSSO SITE http://www.cadalist.com.br

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Programas e apps de construção civil