quais fatores determinam a espessura de uma laje??


Responder Mensagem

quais fatores determinam a espessura de uma laje??

paulo p
postou em Sáb, 19 Mai 2012, 23:45
Usuário Nível 1 | Mensagens: 11

    olá,
    estou construindo um sobrado, fiquei com muita duvida qdo me deparei com 3 orçamentos diferentes, onde 2 empresas indicaram a laje de 16 cm e a outra de 20 cm. Acabei fazendo com a de 20 cm, mas fico sempre pensando se fiz a escolha correta...
    assim pergunto à vcs do forúm, qdo posso usar uma laje de 16cm, e qdo usar uma de 20 cm para piso num sobrado?????? tem uma espessura minima para laje de piso?? se aumentar o numero de ferros nas vigas das mesmas, posso diminuir a sua espessura?
    (...sei que cada obra tem seu projeto, mas gostaria de uma resposta de acordo com a teoria, como ensina as universidades...)
    ...............obrigado desde ja

    paulo.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Bruno
    postou em Dom, 20 Mai 2012, 11:20
    Usuário Nível 4 | Mensagens: 168

      O tamanho da laje depende do vão dela, da distância entre as vigas..aumentar a armação delas não iria te ajudar muito.
      Abs,

      _________________
      Bruno Gonçalves Faria
      Cálculo Estrutural
      bruno.gfaria@gmail.com

      edmarferreirajr
      postou em Dom, 20 Mai 2012, 14:24
      Usuário Nível 3 | Mensagens: 107

        Caro Paulo,

        Quero tomar o seu exemplo (peço que não se ofenda com isso) para mostrar aos interessados a falta que faz um projeto elaborado por um técnico habilitado. Não raro, a economia que se faz na não contratação de um projeto e responsabilidade técnica (média de 15% sobre o custo total) se converte em prejuízos bem mais elevados no final. O cliente que contrata um técnico não precisa ter dúvidas como essa.
        Abraço,

        _________________
        Edmar
        arquiteto e urbanista

        “Procura sempre a perfeição. Nunca te deixes abater. Eleva-te sempre às circunstâncias.”
        Herculano Pires

        Quais fatores determinam a espessura de uma laje?

        IsaacdeCristo
        postou em Dom, 20 Mai 2012, 17:22
        Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

          Caro Paulo,

          Mais uma vez, não podemos opinar com segurança por não conhecermos os projetos, mas a laje de espessura 20cm para vão de 6,00m e paredes sobre a mesma é sem dúvida mais coerente. Há vários fatores que influenciam na determinação da espessura: as cargas às quais a laje estará submetida; os vãos, o tipo de laje, a armadura disponível, as normas, etc.

          Boa sorte!


          Editado pela última vez por IsaacdeCristo em Sáb, 02 Jun 2012, 13:44, num total de 1 vez
          _________________
          Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
          Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
          Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          Re: quais fatores determinam a espessura de uma laje??

          futurista
          postou em Sex, 01 Jun 2012, 18:48
          Usuário Nível 3 | Mensagens: 134

            paulo p escreveu:olá,
            estou construindo um sobrado, fiquei com muita duvida qdo me deparei com 3 orçamentos diferentes, onde 2 empresas indicaram a laje de 16 cm e a outra de 20 cm. Acabei fazendo com a de 20 cm, mas fico sempre pensando se fiz a escolha correta...
            assim pergunto à vcs do forúm, qdo posso usar uma laje de 16cm, e qdo usar uma de 20 cm para piso num sobrado?????? tem uma espessura minima para laje de piso?? se aumentar o numero de ferros nas vigas das mesmas, posso diminuir a sua espessura?
            (...sei que cada obra tem seu projeto, mas gostaria de uma resposta de acordo com a teoria, como ensina as universidades...)
            ...............obrigado desde ja

            paulo.

            Relaxe, você fez a escolha certa. Laje mais grossa custa mais caro sim, mas dá mais qualidade e menos problemas na sua obra.

            _________________
            Criciúma/SC.

            robmag
            postou em Ter, 05 Jun 2012, 13:34
            Colaborador Nível 1 | Mensagens: 275

              Prezado Paulo, boa tarde

              As lajes de piso são dimensionadas de acôrdo
              com seus vãos, e as cargas e/ou sobrecargas
              acidentais que nelas atuam.

              Se estivermos tratando de lajes pré-moldadas,
              consulte em nosso site, na seção "Dicas", qual
              a espessura e/ou tipo mais adequado.

              Abraço.

              _________________
              Cálculo estrutural CA/Fundações/Metálicas
              Programador LISP para AutoCAD
              www.robertomagnani.com.br (http://www.robertomagnani.com.br)
              robertomagnani@uol.com.br

              não foi essa a pergunta amigo.

              Indignado
              postou em Ter, 18 Jul 2017, 19:56
              Visitante

                edmarferreirajr escreveu:Caro Paulo,

                Quero tomar o seu exemplo (peço que não se ofenda com isso) para mostrar aos interessados a falta que faz um projeto elaborado por um técnico habilitado. Não raro, a economia que se faz na não contratação de um projeto e responsabilidade técnica (média de 15% sobre o custo total) se converte em prejuízos bem mais elevados no final. O cliente que contrata um técnico não precisa ter dúvidas como essa.
                Abraço,

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising



                Responder Mensagem


                Cálculo Estrutural