O contexto em que está inserido o processo de projetos vem se modificando. Uma edificação hoje congrega uma diversidade enorme de sistemas, tecnologias e intevenientes. A complexidade torna-se presente e traz consigo o desafio da integração.
Novos desafios exigem novas abordagens, ou seja, lidar adequadamente com esta complexidade exige transformações no processo de projeto.
Alguns pontos chave para lidar com a complexidade são: colaboração e informação.
É necessário:
· Estabelecer um processo de projeto colaborativo;
· Dar suporte aos processos decisórios por meio da disponibilização de informação ampla, atualizada, confiável e organizada e da utilização de ferramentas para simulação e previsão;
Para lidar com tal complexidade e volume de informações é importante se poder contar com os recursos hoje disponibilizados pela Tecnologia da Informação. Recursos estes, que fornecem o suporte necessário para a colaboração, para o gerenciamento da informação e para a simulação e previsão.
A Tecnologia da Informação abre ao arquiteto um novo espaço para o desenvolvimento de projeto, uma nova dimensão. E é necessário que tome posse deste espaço, aproveite os recursos disponibilizados, que permitem ao arquiteto uma nova abordagem no processo de projeto e formas totalmente inovadoras e integradas de lidar com a informação.
Entre os recursos tecnológicos recomendados ao desenvolvimento da colaboração e integração estão:
· Banco de dados;
· Rede de computadores;
· Gerenciamento Eletrônico de Arquivos (GED);
· Conexão com a Internet em alta velocidade;
· Software para gestão de projetos;
· Softwares de projeto paramétricos.
É possível e necessário substituir o processo de projeto tradicional, fragmentado por um processo integrado que trará benefícios substanciais à qualidade do projeto e da edificação final.