Argamassa de Assentamento - Formula


Responder Mensagem

Argamassa de Assentamento - Formula

Fulai
postou em Seg, 11 Jun 2012, 13:25
Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

    Pessoal, na minha região estão produzindo argamassa para assentamento com resultado satisfatório. Segue as quantidades:

    15kg AC2

    500g de cimento portland

    250ml de cola branca pva.

    Bater td com água, de preferência com um misturador. Obter consistencia mole. Aplicar diretamente nos tijolos.

    O que vcs acham???


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    guilherme G A R C I A
    postou em Seg, 11 Jun 2012, 22:24
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 14

      Acho desnecessário, afinal ao misturar cimento com pva, você acaba por aumentar, em termos grosseiros, a ACII, que já está na composição e em quantidade superior a 95% do total, ou seja, ou o traço é totalmente novo ou será só mais um artifício sem resultado evidente justificado e para complicar mais a cabeça do operário, que com certeza vai fazer umas duas vezes na receita e depois vai acabar usando só a ACII direto, afinal não muda nada. Quando você fala de consistência mole, entendo que a relação água x materiais secos seja maior. O pva vai atuar como um retardador de pega e assim aumentando o tempo em aberto da argamassa, mesmo porque 250 ml eu julgo muita coisa.

      Não quero desanimar, mas vocês sabem como as coisas são na verdade.

      Bem, espero que minha opinião tenha sido de algum valor, estando sempre aberto para discussões.

      _________________
      Garc & Simonn bureal consulting building
      Projetos e vistorias para recebimento de apartamentos, condomínios e obras civis
      Abraços, Guilherme.
      garcsimonn@gmail.com
      ecco98@yahoo.com

      Argamassa de Assentamento - Formula

      IsaacdeCristo
      postou em Ter, 12 Jun 2012, 08:28
      Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

        Caro(a) Fulai,

        É necessário ter comprovação científica da eficiência, principalmente no que diz respeito à durabilidade ou ao comportamento ao longo do tempo.

        _________________
        Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
        Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
        Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

        Fulai
        postou em Qua, 13 Jun 2012, 20:18
        Usuário Nível 1 | Mensagens: 3

          Concordo com vcs!!

          Entretanto o pessoal por aqui usa como se fosse uma dessas "cola-bloco". Usam de uma forma que encosta a face inferior e lateral do tijolo na mistura e assentam de forma simples e rapida. Dia seguinte está bem fixo. Há um bom rendimento pq há uma concentração de agua que faz com que a mistura fique parecida com uma calda.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem

          • Tópicos relacionados

          Construção civil, discussões gerais