Prezados Colegas,
Tenho um cômodo de 9,00 m x 3,30m que será ampliado para 9,00m x 4,00m porque há um beco de 9,00m x 0,70m na divisa do terreno (muro de blocos de cimento), sem utilidade. A intenção é ampliar a sala. A laje é nervurada e armada na direção do menor vão 3,30m. Esse muro, após a ampliação, será a parede lateral direita, no sentido longitudinal, 9,00m, da sala.
Projetei uma viga contínua, no sentido longitudinal, para apoiar a laje nervurada, tendo em vista que a parede da sala será demolida, após a execução de toda a estrutura de sustentação, a respectiva cura do concreto, desmoldagem e retirada do escoramento, 28 dias. Como a altura da laje é de apenas h=15 cm, essa viga obrigatoriamente terá de largura 0,70 m e altura 0,15m, além de 4 apoios e 3 vãos iguais de 3,00m.
Os pilares extremos P7 e P10 são limitados por paredes transversais que dão uma boa sustentação e apoio. Já os pilares centrais, P8 e P9 foram calculados a flexão composta porque a carga é excêntrica. Em um primeira tentativa de cálculo projetei-os com largura de 10 cm e comprimento de 40 cm, a fim de ficar embutido na parede, resultando em seção de comprimida AS=15,37 cm2, 13 barras de 1/2" e seção tracionada AS'=15,54 cm2, 13 barras de 1/2". Aumentei o comprimento da seção e a armadura praticamente não sofreu alteração porque a excentricidade é no sentido da largura 10 cm, e=68 cm.
Como é uma sala e o muro é meu, resolvi, aumentar a largura dos pilares para 20 cm, sendo que os 10 cm ficariam sacados para o lado do terreno vizinho. Haja vista que me entendo perfeitamente bem com proprietário da casa vizinha, a estrutura foi autorizada.
Efetuados novos cálculos os pilares centrais ficariam com uma seção de 20cm de largura e 20 cm de comprimento, As=4,84cm2, 4 barras de 1/2" e As'=3,3cm, 3 barras de 1/2".
Como seria o detalhamento da armadura dos pilares centrais, P8 e P9, a fim de que seja considerado um apoio com um bom engastamento e resista aos esforços de torção, uma vez que, por se tratar de uma sala, não poderei utilizar "consolos" ou qualquer outra estrutura de apoio abaixo da viga contínua nesses apoios centrais?
Se algum colega tiver uma solução melhor e mais econômica para apoiar essa viga continua ou de uma estrutura diferente e mais adequada, gentileza me informar que ficarei uma agradecido pela ajuda.