Prezados Colegas,
Existem hoje no mercado uma infinidade de fabricante de nervuras. Tenho observado que a armadura para vigotas comuns de mesmos vãos varia de industria para industria. Existe alguma tabela normatizada com a armadura da vigotas comuns de acordo com o vão? Procurei no google e não achei. Tenho calculado a ferragem pelo processo aproximado de Marcus. Como as nervuras comuns tem um inter-eixo de 0,33m, o que equivale a 3 vigotas por metro. Se área de armadura por metro das nervuras forem superior a calculada, aceito as vigotas. Caso contrário rejeitou-as.
Há um problema nos casos em que as lajes são armadas nas duas direções? Por exemplo: uma laje de 4,0m x 4,30m. As nervuras serão colocadas no sentido do menor vão, 4,0m, mas no caso de lajes maciças de concreto armado seriam em 2 direções, em cruz, porque a relação entre y=ly/lx é menor que 2.
Nessas vigotas comuns não há como colocar nervuras transversais. Existe algum inconveniente? As nervuras são calculadas para resistir todos os esforços, independentemente da relação dos vãos?
Gostaria de orientações dos colegas.
Aguardo resposta.