Economia de 50% assentando tijolos c/ argamassa ACI


Responder Mensagem

Economia de 50% assentando tijolos c/ argamassa ACI

johnnycc
postou em Sex, 17 Ago 2012, 20:20
Usuário Novato | Mensagens: 2

    Senhores,

    Tenho visto alguns empreiteiros na região do litoral do Paraná assentando tijolos apenas com Argamassa ACI em alguns empreendimentos populares.

    Alguém saberia informar que riscos isso oferece? Que patologias poderão surgir na alvenaria?

    Os ganhos em material em mão-de-obra são extraordinários, e ainda não consegui encontrar nada que deponha contra o uso dessa técnica.

    Segundo o manual da Votomassa ACI, por exemplo, esse material não é indicado para áreas externas, mas entendo que as juntas de assentamento são recobertas pelo reboco e pela pintura, e portanto não ficarão expostas, podendo assim tornar o sistema realmente eficiente.

    Algum dos senhores já utilizou esta técnica?

    Um grande abraço e meus agradecimentos de antemão
    João


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    Economia de 50% assentando tijolos c/ argamassa ACI

    IsaacdeCristo
    postou em Sáb, 18 Ago 2012, 10:47
    Colaborador Nível 5 | Mensagens: 3222

      Prezado João,

      Entendo a sua preocupação e busca, mas para fins legais e de garantias da obra e, considerando a idoneitadade da Votoran, eu seguiria à risca as indicações técnicas do fabricante. Outra coisa que pode ser muito mais eficiente em sua busca é manter contato diretamente com o suporte técnico da Votoran, cujo número de contato encontra-se na embalagem do produto.

      Boa sorte!

      _________________
      Brick wallVai construir, reformar ou investir em imóveis?
      Leia o livro "CONHECENDO OBRAS" 3ª Ed
      Autor: ISAAC DE CRISTO - Arquiteto (CAU/BR: 144572-3)

      Re: Economia de 50% assentando tijolos c/ argamassa ACI

      johnnycc
      postou em Dom, 19 Ago 2012, 13:49
      Usuário Novato | Mensagens: 2

        IsaacdeCristo escreveu:Prezado João,

        Entendo a sua preocupação e busca, mas para fins legais e de garantias da obra e, considerando a idoneitadade da Votoran, eu seguiria à risca as indicações técnicas do fabricante. Outra coisa que pode ser muito mais eficiente em sua busca é manter contato diretamente com o suporte técnico da Votoran, cujo número de contato encontra-se na embalagem do produto.

        Boa sorte!


        Prezado Isaac,

        Agradeço a resposta. O contato com a Votorantim, já havia sido realizado e a informação foi idêntica a do manual do produto, não agregando nenhuma informação adicional nem justificando o não uso da argamassa para tal fim.

        Dessa forma, reitero o pedido de ajuda, bem como as perguntas realizadas aos colegas foreiros: alguém que tenha experimentado este sistema, ou já tenha presenciado sua utilização, poderia compartilhar a experiência? A solução funciona, inclusive a médio/longo prazo? Caso negativo, que patologias foram verificadas?

        Obrigado!
        João

        Dani Silva
        postou em Ter, 03 Out 2017, 16:50
        Visitante

          Existem marcas como silaqua e a verde fix e outras que oferecem produtos para esse serviço, embora com um valor maior que o da ACI, o que pode ser observado é sua composição química em ambas embalagem e através da composição da argamassa convencional de assentamento... eu já fiz obra com a verde fix e não obtive problema nenhum, inclusive ela tem uma ótima aderência a elemento estrutural.
          Como a iniciativa de uso a AC I é recente é difícil afirmar algum resultado, mas amigos tem me indicado o método.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising



          Responder Mensagem


          Construção civil, discussões gerais