Por favor, Analisem essa viga.


Responder Mensagem

Por favor, Analisem essa viga.

cpersio
postou em Ter, 04 Set 2012, 16:13
Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

    Prezados, boa tarde.
    Não sou engenheiro, estou construindo uma casa e
    tenho uma dúvida em relação a uma viga que foi executada em minha obra, gostaria que opinassem sobre isso se possível.

    (http://imageshack.us/photo/my-images/196/vigap.jpg/)

    Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

    Detalhes da viga:
    Altura: 40cm
    Comprimento: 4,5m
    Ferros:6x10mm + 2x25mm
    Estrivos: a cada 10 cm ferro 6,3mm

    Está em vão livre de 4,5 m, apoiada nos 2 lados sobre pilares com sapatas e brocas de 2,5m.
    Irá sustentar 2 lajes (piso1 e piso2) + parede + eitão do telhado (telhas de concreto).

    Gostaria de saber se a presença dos ferros de 25mm ajudam ou atrapalham o desempenho dessa viga e também se com a carga que ela irá receber posso ficar tranquilo?

    agradeço antecipadamente a atenção de todos.


      Responder com Citação

    Fórum E-Civil
    postou em
    Advertising



    AlexMC86
    postou em Ter, 04 Set 2012, 17:53
    Usuário Nível 1 | Mensagens: 28

      Amigo,

      Não sei o carregamento que vai em cima mas, teria que ser analisado por um profissional para te dar orientação à essa estrutura, no seu caso acredito que essas duas barras de 1 polegas acredito que não condiz com a Area de aço...devemos saber que carregamento vai em cima dessa estrutura....

      Não posso lhe dar mais informações sem analisar o tipo de estrutura, mas acredito que pela area de aço não condiz...ferro de 25mm é muito ferro...

      Numa viga, trabalha-se o concreto (compressão) e o aço (tração) de qualquer forma não vejo maneira dessa barra de 25mm estarem na parte superior da viga em vão livre...

      Procure um profissional na sua região que pelo que entendo ele irá racionalizar e ficará muito mais viável a você que esta estrutura que pretende usa-la...


      espero ter ajudado..

      cpersio
      postou em Qua, 05 Set 2012, 11:01
      Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

        AlexMC86, obrigado pela atenção dispensada a minha dúvida.
        Já ajudou bastante! tenho só mais algumas perguntas:

        a carga sobre essa viga será exatamente conforme a figura abaixo:
        (http://imageshack.us/photo/my-images/853/carga.jpg/)

        Pelo que entendi a viga tem muito ferro? isso é ruim ou posso ficar tranquilo por exceder a quantidade de ferro necessária?

        Sobre os ferros de 25mm, infelizmente a viga já foi feita dessa forma, nem tenho mais como voltar atrás, já gastamos uma fortuna nesses ferros, agora o que ficou foi a dúvida sobre se essa viga pode suportar sem problemas essa carga mencionada.

        Muito obrigado.

        abnermartins
        postou em Qua, 05 Set 2012, 11:50
        Usuário Nível 2 | Mensagens: 70

          Não vou entrar no mérito do dimensionamento em sí,

          Mas só olhando a primeira imagem, essa armadura no geral não tem muito fundamento, apesar da viga estar biengastada, onde de fato há necessidade de armadura negativa próximo aos apoios, mas pela própria disposição da mesma, essa quantidade de aço talvez não esteja coerente. Acredito que está viga está superarmada, e isso é extremamente não recomendado pois em caso de algum colapso na sua estrutura a mesma não dará avisos.

          Não sei quem fez esse dimensionamento e que cargas ele considerou para tal, mas se for engenheiro que fez peça a memória de cálculo do cara e leve para outro avaliar, ou se for mestre de obra q fez caia fora e procure um calculista de concreto armado.

          Atenciosamente.

            Responder com Citação

          Fórum E-Civil
          postou em
          Advertising


          cpersio
          postou em Qua, 05 Set 2012, 13:10
          Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

            abnermartins, obrigado por opinar.

            Vou seguir o conselho dos colegas e procurar um profissional para avaliar essa estrutura que já foi executada. Caso seja necessário algum reforço, com certeza ele irá me orientar corretamente a respeito.

            Acredito que um pilar a 1,5m já me deixaria mais tranquilo, mas se fosse possível não usá-lo seria muito melhor.

            obrigado

            Alex Barreto Cypriano
            postou em Qui, 06 Set 2012, 09:44
            Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

              cpersio
              Fica difícil ajudar sem conhecimento completo. Por exemplo, ficamos sem saber qual é o vão de laje transversal à viga, qual dimensão da abertura, qual a largura da viga, qual o aço utilizado, qual o traço ou o fck utilizado, etc? Mas uma coisa é certa: aquelas duas barras de aço de diâmetro 25 mm e as outras intermediárias, são inúteis. Ademais, numa avaliação prévia, baseado em muitas suposições que podem não se confirmar na realidade, esta viga estaria muito bem com 2 barras de 20mm, ou 3 de 16mm, ou 4 de 12,5mm, em baixo, com simples porta estribos em duas barras de 6,4mm em cima; além de estribos de 6,4mm a cada 15 centímetros...

              cpersio
              postou em Qui, 06 Set 2012, 10:47
              Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

                Alex Barreto Cypriano escreveu:cpersio
                Mas uma coisa é certa: aquelas duas barras de aço de diâmetro 25 mm e as outras intermediárias, são inúteis...


                Alex, muito obrigado por opinar.

                Realmente faltou bastante informação, a largura da viga é de 15cm, o aço é o CA50, o concreto utilizado foi usinado, o mesmo da laje.
                O apoio da laje (treliças) estão no mesmo sentido da viga ou seja, não existe apoio de laje diretamente sobre a viga, a laje foi montada com malhas e tem área de 4,7x6,0m a abertura tem exatamente 4,4m. Os 2 ferros de 25mm estão embutidos junto com a laje.
                Outro detalhe: essa viga tem uma continuação sobre paredes em uma extensão de 3,7m a única diferença é que não inclui os ferros de 25mm na continuação.



                Quando você diz que esses ferros utilizado na viga são inúteis, devo entender que de nada adiantarão para sustentar a viga? ou que estão superdimensionados e eu poderia ter gastado muito menos? ou que eu posso ficar tranquilo porque com essa quantidade de ferro o risco é muito pequeno?

                Muito obrigado.

                  Responder com Citação

                Fórum E-Civil
                postou em
                Advertising


                Alex Barreto Cypriano
                postou em Sex, 07 Set 2012, 17:35
                Usuário Nível 3 | Mensagens: 137

                  cpersio
                  Inútil tentar ajudar quando os termos do problema mudam a cada postagem. Entretanto, às suas três últimas questões: sim para a primeira; sequer foram dimensionados e sim, pra segunda; não pra terceira. Se ela já está feita, não adianta lamentar; deve-se obrigatoriamente trazê-la à segurança. Existe uma verga sobre a abertura, não é?

                  cpersio
                  postou em Sex, 07 Set 2012, 22:25
                  Usuário Nível 1 | Mensagens: 7

                    Alex, obrigado por tentar ajudar.

                    MeketrefiS
                    postou em Seg, 10 Set 2012, 09:27
                    Usuário Nível 3 | Mensagens: 130

                      Os dois vergalhões de 25,0 mm na parte superior não servem para nada bem como os 4 nas laterais e centrais. A viga foi montada nesta posição mesmo??? Com certeza quem fez esta viga não entende a Mecanica da resistencia dos materiais. Ela poderia ser até mais baixa com muito menos aço. Para este tipo e viga o aço de maior bitola ou com maior area deve estar na parte de baixo, pois trabalha a tração. Muito aço faz a viga ser tão rigida que ela pode ruir sem avisar ninguem. Conselho de amigo, se não sabe pergunte para quem conhece, pois eta jogando dinheiro fora e arriscando a integridade fisica de alguem.

                      _________________
                      mhfranhan@uol.com.br
                      (11) 9320.5399


                      Responder Mensagem

                      • Tópicos relacionados

                      Cálculo Estrutural