O Processo seletivo é uma etapa que exerce grande pressão e expectativa para o candidato, principalmente na entrevista pessoal, onde nos deparamos com o selecionador que nem sempre está preparado para exercer a função como competência e habilidade.
Acredito que o papel fundamental do selecionador, principalmente considerando a ansiedade natural do candidato, é criar e manter um clima descontraído permitindo identificar competências técnicas e comportamentais que possibilitem a coleta de informações relevantes para o cargo.
Infelizmente a realidade nos permite afirmar que, em muitas empresas encontramos selecionadores que não têm a menor condição de conduzir um Processo Seletivo, prejudicando assim, tanto a imagem da empresa quando o candidato que, em diversas situações, é prejudicado pela incompetência do selecionador. Não raro encontramos situações onde o selecionador inseguro se sente ameaçado pelo candidato.
O vídeo abaixo demonstra de forma bem humorada, uma entrevista conduzida por alguém que não tem a menor habilidade para tal.
http://www.engenhariacivilbrasil.com/gestao-pessoas/recrutamento-selecao/selecionador-despreparado-entrevista-comica (http://www.engenhariacivilbrasil.com/gestao-pessoas/recrutamento-selecao/selecionador-despreparado-entrevista-comica)
Evidentemente o vídeo é uma forma descontraída de apresentar um “selecionador” despreparado conduzindo um Processo Seletivo, porém, relata a falta de profissionalismo que frequentemente ocorre nas entrevistas.