Ola,
Sou engenheiro civil formado recentemente, já visito o fórum a um bom tempo onde consigo tirar muitas duvidas, porém me deparei com um problema no qual peço a opinião de vocês:
Fui contratado para construir mais 2 pavimentos em um sobrado com 38 anos de existência onde o mesmo não possui pilares e vigas e a fundação é constituída por 2 fileiras de canaleta de concreto grauteadas sem aço e a cobertura não possui laje, ou seja executarei mais 2 lajes e a cobertura por preferencia do cliente não possuirá laje, dia 20 deste mês será executado o ensaio de SPT para iniciarmos o calculo da fundação, antes do ensaio estou pensando quais tipos de fundação poderei imprimir na edificação, pensei em usar sapatas ou blocos de fundação com estacas dependendo da resistência que encontrarei no solo, porém é de praxe nos dois sistemas de fundação a execução de vigas baldrame para evitar possíveis recalques.
A duvida em questão é se existe algum tipo de fundação onde não é necessário o baldrame ou se necessário como executa-lo sem afetar a edificação já existente.
Desde já Agradeço a colaboração de todos.