- budzinski
- postou em Qui, 22 Nov 2012, 15:14
- Usuário Nível 1 | Mensagens: 16
Prezado Geraldo,
Sobre a sua pergunta: "Minha preocupação é a seguinte, esta laje pode cair, é possível cair uma laje feita com ferros e concretos, maciça, considerado que ela já tem uns 10 anos,"
A resposta é SIM, pode cair, lembrando que uma laje é constituída de concreto e aço, cujo peso específico é de 2500 Kg/m3.
Portanto vamos fazer uma continha básica: você citou que a laje tem 4x5 ou seja 20m2, como trata-se de uma laje piso, a NBR exige espessura mínima de 7cm, mas pode ter mais 8,9,10,11(cm) não sei....Vamos considerar inicialmente que seja 7cm de altura, então você tem no seu quarto 20m2 x h=0,07 = Volume de concreto armado de 1,4m3 x 2500 Kg/m3 = 3500Kg.
Geraldo, você tem uma placa de 3500Kg mais o carregamento sobre ela, que é a sobrecarga de utilização....que pode chegar a 200 à 250 kg por m2.... algo em torno de 4000 a 5000 Kg de sobrecarga....
Portanto, isso não é brincadeira não, imagine 3500Kg peso próprio + 4000Kg de Sobrecarga, isso tudo suspenso.....
DICA: Procure urgente o PROFISSIONAL HABILITADO (engenheiro ou arquiteto com especialização em engenharia de estruturas) que calculou e projetou sua laje, ele lhe dará as orientaçõs pertinentes de como agir.
Se na época, você não contratou um PROFISSIONAL HABILITADO (engenheiro ou arquiteto com especialização em engenharia de estruturas) para projetar, calcular e executar sua laje...
Meu amigo, você é mais um de muitos que foram engandos. Você caiu na conta do vigário. Geralmente aplicado por: pedreiros, mestres, empreiteiros, vendedores de laje etc...
Definindo Conto do Vigário:
"Precisa de engenheiro não dotor... Eu faço isso a mais de 20 anos, nunca tive problema... Afinal engenheiro pra que, eles só vão assinar mesmo e cobrar uma fortuna !!! "
Prezado Geraldo, para finalizar, ninguém em sã consciência irá lhe dar uma solução on-line, sem visitar o local. Por favor, contrate um PROFISSIONAL HABILITADO.
Atenciosamente,
Eng. Vicente Budzinski